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Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour

Rethinking the social in Physical Education based on the contributions of the Actor-Network Theory and Bruno Latour

Repensar lo social en Educación Física a partir de los aportes de la Teoría Actor-Red y Bruno Latour

RESUMO

O presente artigo analisou possíveis contribuições da Teoria Ator-Rede (TAR) e da obra de Bruno Latour para se pensar o social na Educação Física. Como metodologia, foi feito um estudo teórico, de característica exploratória, de parte da obra latouriana e da TAR, bem como de textos que tratam do social na Educação Física, para uma reflexão sobre possíveis contribuições da TAR em direção a uma guinada do olhar analítico sobre o social na Educação Física. A partir de nossa análise, constatamos que a TAR e a obra latouriana podem trazer uma análise dinâmica e menos determinista sobre as associações que compõe a Educação Física, reconhecendo os diversos participantes heterogêneos (humanos e não-humanos) que compõe as redes de associações constituintes desta área.

Palavras-chave:
Teoria Ator-Rede; Educação Física; Sociologia; Bruno Latour

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