Acessibilidade / Reportar erro

Resposta do maracujazeiro-amarelo à salinidade da água sob diferentes formas de plantio1 1 1 Projeto financiado pelo CNPq.

Response of yellow passion fruit to salinity water irrigation under differents planting type

Resumo

Com a finalidade de avaliar os efeitos da salinidade da água de irrigação com valores de 0,5, 1,5 e 2,5 dS m-1 e diferentes formas de plantio, sobre o crescimento e a produção do maracujazeiro-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa Deg.), desenvolveu-se este experimento, no período de maio de 2001 a março de 2002, no município de Remígio, Paraíba. As formas de plantio foram: a) convencional; b) em covas, com as faces laterais protegidas com filme de polietileno e c) em bolsas de polietileno, com 40 cm de diâmetro e 60 cm de altura. O diâmetro caulinar e a produção das plantas foram mais inibidos pelos sistemas de cultivo que pelo aumento de salinidade da água. O tipo de plantio que mais prejudicou as plantas e salinizou o solo foi em bolsas de polietileno. A umidade e a condutividade elétrica aumentaram em função da redução das perdas hídricas do solo, na ordem: cultivo em bolsas de polietileno > em covas com as faces protegidas lateralmente > no sistema de cultivo convencional.

Palavras-chave:
Passiflora edulis; irrigação; água salina; sistema de cultivo

Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com