|
Baker (1995)
|
Ideação suicida |
146 |
58/56a
|
EUA |
7th - 12th grades
|
Não foram encontradas diferenças significativas no sofrimento. |
| Bartell & Reynolds (1986) |
Autoestima |
145 |
110/35 |
EUA |
4th - 5th grades
|
Não foram encontradas diferenças significativas nas características afetivas. |
|
Bénony et al. (2007)
|
Autoestima |
46 |
23/23 |
França |
≈ 11,3 anos |
SD têm menor autoestima acadêmica e geral, além de maiores escores de depressão. |
| Blumen & Lanao (2006) |
Fatores de proteção/risco |
55 |
27/28 |
Peru |
9 - 12 anos |
SD têm mais dificuldade em lidar com estresse, mas demonstram maior destreza em situações cotidianas. |
| Bracken & Brown (2006) |
Ajustamento emocional |
90 |
45/45 |
EUA |
5 - 18 anos |
SD exibem ajuste comportamental melhor. |
| Brody & Benbow (1986) |
Autoestima |
411 |
300/111b
|
EUA |
≈ 13,7 anos |
SD percebem-se como menos populares, porém têm maior locus de controle interno. |
|
Eklund et al. (2015)
|
Ajustamento emocional |
1206 |
168/1038 |
EUA |
5 - 12 anos |
Pais e professores avaliaram que meninos do GC têm maior risco emocional e comportamental. |
|
Eren et al. (2018)
|
Ajustamento emocional |
105 |
49/56 |
Turquia |
9 - 18 anos |
SD descreveram-se como mais desatentas, animadas e com funcionalidade social mais baixa. Meninos SD têm mais sintomas depressivos do que meninas SD. |
|
Field et al. (1998)
|
Autoestima |
224 |
62/162 |
EUA |
≈ 14,5 anos |
SD são mais íntimos dos amigos e podem ser socialmente precoces. SD sentem-se iguais ou melhores em relação a habilidades acadêmicas e sociais. Professores avaliaram SD como menos felizes. |
|
Fouladchang et al. (2010)
|
Estresse |
670 |
284/386 |
Irã |
≈ 16,1 anos |
SD apresentaram menor nível de satisfação com a vida e ansiedade, porém maior nível de estresse. |
|
González-Cabrera et al. (2022)
|
Estresse |
1398 |
448/950 |
Espanha |
9 - 15 anos |
SD são mais propensos a serem vítimas, assim como vítimas SD têm mais estresse do que vítimas do GC. |
|
Guignard-Perret et al. (2020)
|
Estresse |
58 |
33/25 |
França |
5 - 15 anos |
SD têm mais sono REM e menos sono no estágio 1, porém mais queixas de insônia e sono. |
|
Johnston (1996)
|
Fatores de proteção/risco |
178 |
92/86 |
Canadá |
4th - 6th grades
|
Não houve diferença significativa quanto ao afeto negativo ou estilo explicativo. |
|
Merrell et al. (1996)
|
Comportamentos internalizantes |
130 |
65/65 |
EUA |
3th - 6th grades
|
SD relataram menos sintomas de internalização. |
| Metha & McWhirter (1997) |
Ideação suicida |
72 |
34/38 |
EUA |
7th - 8th grades
|
SD relataram experimentar menos eventos de mudança de vida. |
|
Mueller (2009)
|
Fatores de proteção/risco |
1524 |
762/762 |
EUA |
12 - 19 anos |
SD são menos deprimidos. Os fatores de proteção moderam a depressão em ambos os grupos. |
|
Parker et al. (2001)
|
Perfeccionismo |
219 |
142/77 |
República Tcheca |
ND |
Perfeccionismo foi mais problemático no GC. Enxaqueca negativamente relacionada à busca por altos padrões. |
| Plominski & Burns (2018) |
Ajustamento emocional |
1027 |
641/386 |
EUA |
≈ 21 anos |
Associação entre SD e maiores níveis de bem-estar psicológico, bem como menores níveis de afeto distímico. |
| Rice & Taber (2018) |
Perfeccionismo |
658 |
290/368 |
EUA |
≈ 20 anos |
SD têm forte associação entre preocupações perfeccionistas e estresse. |
|
Richards et al. (2003)
|
Ajustamento emocional |
58 |
33/25 |
Austrália |
≈ 14,47 anos |
Avaliações dos pais indicam que SD têm níveis mais baixos de problemas comportamentais. Os autorrelatos não mostram nenhuma diferença em medida global de ajuste emocional. |
|
Robinson et al. (2002)
|
Fatores de proteção/risco |
5400 |
162/5238 |
EUA |
≈ 8,7 anos |
SD prosperaram mais em termos sociais e acadêmicos. |
|
Roy (2016)
|
Comportamentos internalizantes |
60 |
20/20c
|
Índia |
6 - 18 anos |
Meninos SD são menos ansiosos, porém têm mais comportamentos externalizantes. |
| Shahzad & Begume (2010) |
Fatores de proteção/risco |
197 |
93/104 |
Paquistão |
9 - 12 anos |
SD têm um nível relativamente baixo de depressão. |
|
Turakitwanakan et al. (2010)
|
Estresse |
80 |
40/40 |
Tailândia |
9 - 12 anos |
Depressão e nível de cortisol salivar foi maior em SD, contudo a correlação foi inversa. |
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Wilson (2015)
|
Ajustamento emocional |
1190 |
650/540 |
EUA |
≈ 4 anos |
Pais e professores têm diferentes padrões de observação das características sociais e emocionais. |
|
Yi & Gentry (2021)
|
Perfeccionismo |
443 |
134/309 |
Coreia do Sul |
10th - 11th grades
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Em SD de alto desempenho, a autorregulação perfeccionista foi benéfica, porém apresentaram maior risco de depressão. |