1. Brinca intencionalmente (com boa vontade) com as outras crianças em uma variedade de jogos e atividades. |
,62**
|
,10 |
,18 |
,36** |
-,01 |
,16 |
,26** |
,188 |
2. Espera pela sua vez. |
,716**
|
,153 |
,185 |
,059 |
,360** |
,136 |
,197* |
,239* |
3. Participa de forma adequada em atividade de roda no chão/manta. |
,785**
|
,225* |
,267** |
,183 |
,373** |
,064 |
,340** |
,285** |
4. Transita sem problemas para novas atividades. |
,716**
|
,012 |
,155 |
,173 |
,154 |
,083 |
,148 |
,125 |
5. Entra nas brincadeiras com os colegas sem desestabilizar a atividade em curso. |
,749**
|
,218* |
,256* |
,148 |
,449** |
,238* |
,216* |
,331** |
6. Segue as regras e rotinas da sala. |
,759**
|
,105 |
,251* |
,195 |
,465** |
,108 |
,168 |
,284** |
7. Partilha os brinquedos e materiais da sala quando lhe é pedido. |
,805**
|
,094 |
,211* |
,259** |
,113 |
,096 |
,297** |
,186 |
8. Trabalha em cooperação com outras crianças para atingir um objetivo comum (ex.: durante a arrumação, construção com blocos). |
,765**
|
,158 |
,258** |
,206* |
,286** |
,236* |
,371** |
,283** |
9. Interage com as outras crianças durante atividades de faz-de-conta. |
,597**
|
,150 |
,206* |
,312** |
,003 |
,230* |
,370** |
,219* |
10. Resolve os conflitos com as outras crianças sem a intervenção da educador(a)/professor(a). |
,567**
|
,202* |
,223* |
,269** |
,186 |
,402** |
,317** |
,311** |
11 Semicerra, protege os olhos com as mãos ou queixa-se da iluminação da sala ou da luz forte do sol. |
-,069 |
,670**
|
,384** |
,272** |
,290** |
,453** |
,207* |
,549** |
12. Distrai-se com a presença de objetos ou pessoas (imagens, objetos nas paredes, janelas, outras crianças, etc.). |
,262** |
,695**
|
,549** |
,139 |
,412** |
,399** |
,490** |
,569** |
13. Tem dificuldade em localizar objetos ou pessoas explorando visualmente a sala ou o recreio. |
,003 |
,494**
|
,474** |
,293** |
,109 |
,360** |
,443** |
,427** |
14. Tem dificuldade em encontrar na secretária ou mesa os objetos que necessita quando estes se encontram no meio de outros. |
,237* |
,463**
|
,309** |
,232* |
,160 |
,236* |
,453** |
,371** |
15. Olha à volta da sala ou para as outras crianças enquanto o educador(a) está a falar. |
,217* |
,588**
|
,451** |
,017 |
,200* |
,417** |
,451** |
,426** |
16. Tem dificuldade em fazer a correspondência de objetos pela cor ou forma. |
,254* |
,403**
|
,246* |
,209* |
,257** |
,200* |
,475** |
,367** |
17. Esbarra contra outras crianças que estão a brincar no recreio. |
,277** |
,623**
|
,461** |
,178 |
,591** |
,387** |
,486** |
,593** |
18. Olha fixamente para pessoas ou objetos. |
,013 |
,729**
|
,394** |
,221* |
,151 |
,404** |
,338** |
,508** |
19. Gosta de olhar para objetos que rodopiem ou se mexam mais do que as outras crianças da sua idade. |
,005 |
,721**
|
,395** |
,134 |
,247* |
,371** |
,194 |
,498** |
20. Gosta de olhar para objetos em movimento pelo canto do olho. |
,005 |
,552**
|
,389** |
,298** |
,378** |
,455** |
,139 |
,548** |
21. Mostra-se perturbado com sons fortes (blocos que caem, choros ou gritos de outras crianças, corredores barulhentos, descargas de autoclismo, etc.). |
-,218* |
,313** |
,455** |
,368** |
,082 |
,362** |
,260** |
,377** |
23. Parece não reparar em novas vozes e novos sons na sala. |
,271** |
,440** |
,542** |
,295** |
,257** |
,502** |
,493** |
,494** |
24. Éincapaz de determinar a localização de sons e vozes . |
,225* |
,450** |
,604** |
,332** |
,285** |
,376** |
,445** |
,514** |
25. Faz barulhos, trauteia, canta ou grita durante os momentos de silêncio da sala |
,328** |
,271** |
,568** |
,230* |
,522** |
,313** |
,306** |
,488** |
26. Gosta de fazer determinados sons repetidamente (ex.: descarregar o autoclismo várias vezes seguidas). |
,365** |
,455** |
,670** |
,324** |
,702** |
,538** |
,406** |
,686** |
27. Parece não dar conta de sons em que os outros reparam (Ex.: blocos que caem, choros ou gritos de outras crianças, corredores barulhentos). |
,257** |
,357** |
,512** |
,309** |
,280** |
,511** |
,370** |
,490** |
28. Tem dificuldade em prestar atenção quando há muito barulho na sala. |
,189 |
,410** |
,699** |
,121 |
,380** |
,387** |
,347** |
,486** |
29. Parece incapaz de seguir instruções verbais. |
,188 |
,489** |
,686** |
,240* |
,402** |
,483** |
,379** |
,563** |
30. Fica incomodado ou comenta sons de fundo constantes que os outros ignoram (ex.: ventoinhas, o tiquetaque dos relógios). |
,184 |
,450** |
,489** |
,300** |
,215* |
,315** |
,240* |
,451** |
31. Evita ser tocada pelos outros, (ex.: recusa carinhos ou abraços, recusa dar as mãos na fila). |
,143 |
,184 |
,296** |
,556** |
,127 |
,481** |
,086 |
,376** |
32. Mostra-se perturbado quando as mãos ou cara estão sujas (com cola, digitintas, comida, sujidade, etc.). |
,114 |
,069 |
,192 |
,745** |
,011 |
,230* |
,226* |
,292** |
33. Mostra-se perturbado quando lava as mãos com água quente ou fria. |
-,214* |
-,016 |
,163 |
,364** |
-,001 |
-,018 |
,022 |
,109 |
34. Fica incomodada com o toque acidental de outras crianças (pode bater-lhes ou afastar-se). |
,329** |
,225* |
,297** |
,692** |
,215* |
,523** |
,215* |
,460** |
35. Não limpa a saliva ou comida do rosto (porque não se apercebe). |
,134 |
,067 |
,272** |
,382** |
,276** |
,045 |
,115 |
,284** |
36. Fica perturbado pela sensação de determinadas texturas (materiais da sala de aula, utensílios, equipamento desportivo, etc.). |
,215* |
,156 |
,307** |
,659** |
,173 |
,302** |
,277** |
,375** |
37. Recusa-se a utilizar roupas de "faz de conta/disfarces". |
,143 |
,239* |
,359** |
,587** |
,279** |
,300** |
,221* |
,450** |
38. Tem uma tolerância à dor invulgarmente elevada (ex.: demonstra pouco ou nenhum incómodo com feridas e nódoas negras que outras crianças achariam dolorosas). |
,041 |
,301** |
,273** |
,417** |
,256* |
,193 |
,207* |
,396** |
39. Parece não dar conta da necessidade de utilizar a casa de banho (ou mesmo quando tem a fralda molhada ou suja). |
,281** |
,463** |
,350** |
,476** |
,474** |
,481** |
,513** |
,585** |
40. Evita tocar ou brincar com digitinta, massa, areia, barro, lama, cola, ou outras coisas que sujem. |
,248* |
-,031 |
,099 |
,639** |
,174 |
,222* |
,140 |
,254* |
41. Coloca na boca ou lambe objetos não comestíveis (equipamento do recreio, móveis, brinquedos, etc.). |
,130 |
,568** |
,381** |
,271** |
,486** |
,290** |
,341** |
,563** |
42. Parece não notar odores fortes ou não habituais (cola, tinta, marcadores, etc.). |
,154 |
,501** |
,358** |
,376** |
,267** |
,456** |
,579** |
,542** |
43. Mostra-se perturbada com cheiros do sabonete, perfume, laca ou loções corporais. |
,054 |
,107 |
,273** |
,365** |
,261** |
,013 |
-,047 |
,284** |
44. Mostra-se perturbada com o sabor de alimentos que não incomodam outras crianças. |
-,014 |
,277** |
,215* |
,305** |
,093 |
,324** |
,093 |
,329** |
46. Move a cadeira com brusquidão (empurra a cadeira para baixo da mesa ou puxa a cadeira com demasiada força). |
,293** |
,314** |
,417** |
,218* |
,766** |
,312** |
,267** |
,543** |
47. Parte acidentalmente tubos de cola, lápis de cor ou lápis de carvão, ou rasga o papel com demasiada força. |
,183 |
,303** |
,275** |
,224* |
,632** |
,354** |
,445** |
,486** |
48. Salta de forma excessiva; procura oportunidades/ pontos altos de onde se possa atirar para o chão. |
,123 |
,394** |
,434** |
,252* |
,781** |
,413** |
,179 |
,591** |
49. Abre ou fecha as portas com demasiada força. |
,270** |
,316** |
,585** |
,348** |
,876** |
,500** |
,281** |
,667** |
50. Usa demasiada força quando brinca com objetos (ex.: bate com instrumentos musicais, ou com blocos de construção uns contra os outros). |
,240* |
,468** |
,546** |
,288** |
,873** |
,544** |
,350** |
,700** |
51. Vai contra as outras crianças de forma excessiva (ex.: quando está na fila ou quando anda de um lado para o outro no recreio). |
,233* |
,326** |
,517** |
,340** |
,840** |
,497** |
,318** |
,639** |
52. Mastiga ou põe na boca roupa, lápis de carvão, lápis de cor ou recipientes da sala de aula. |
,275** |
,369** |
,330** |
,318** |
,590** |
,282** |
,405** |
,507** |
53. Manuseia de forma demasiado desajeitada/brusca os recipientes de comida e de bebida (pode amolgar ou partir os recipientes, ou entornar o conteúdo dos mesmos). |
,314** |
,363** |
,463** |
,404** |
,810** |
,443** |
,426** |
,651** |
54. Destroi as construções dos outros colegas (ex.: blocos, circuitos de corridas, legos, pistas, carrinhos). |
,424** |
,301** |
,425** |
,174 |
,642** |
,278** |
,244* |
,479** |
55. Fecha as tesouras com demasiada força, dando apertões fortes em cada tesourada. |
,239* |
,264** |
,393** |
,059 |
,559** |
,153 |
,204* |
,379** |
56. Rodopia ou gira de forma excessiva (ex.: no equipamento do parque infantil; na cadeira, etc.). |
,041 |
,387** |
,435** |
,253* |
,618** |
,519** |
,263** |
,567** |
57. Encosta-se nas paredes, mobiliário ou outras pessoas para ter suporte quando está de pé. |
,118 |
,351** |
,429** |
,405** |
,376** |
,698** |
,320** |
,558** |
58. Escorrega na cadeira, ou deita-se sobre a mesa, ou apoia a cabeça nas mãos enquanto está sentada à mesa. |
,288** |
,504** |
,630** |
,484** |
,737** |
,797** |
,574** |
,793** |
59. Parece excessivamente receosa de atividades com movimento, como andar de baloiço, balancé, andar de escorrega ou utilizar outros equipamentos do parque infantil. |
,141 |
,286** |
,345** |
,386** |
,022 |
,584** |
,281** |
,384** |
61. Fica desorientada ou revela medo quando se inclina para apanhar objectos do chão. |
,034 |
,235* |
,265** |
,267** |
-,095 |
,489** |
,094 |
,263** |
62.Nãose consegue segurar quando vai a cair . |
,182 |
,436** |
,415** |
,369** |
,194 |
,716** |
,371** |
,521** |
63. Fica incomodada quando está em equipamentos altos do recreio. |
,146 |
,389** |
,536** |
,401** |
,194 |
,725** |
,353** |
,536** |
64. Tem pouca coordenação. |
,202* |
,481** |
,490** |
,203* |
,447** |
,591** |
,574** |
,565** |
65. Tem dificuldade em mover o corpo de forma ritmada (ex.: bater palmas, bater com os pés). |
,151 |
,337** |
,369** |
,270** |
,212* |
,489** |
,473** |
,406** |
67. Tem dificuldade em arranjar ideias novas durante atividades lúdicas. |
,272** |
,431** |
,434** |
,151 |
,277** |
,302** |
,784** |
,411** |
68. Brinca de forma repetitiva durante o tempo livre; não modifica a brincadeira para aumentar o desafio. |
,162 |
,351** |
,506** |
,178 |
,271** |
,354** |
,549** |
,409** |
69. Precisa de adereços realistas (ex.: telefone de brincar) para se envolver na brincadeira de faz-de-conta. |
,247* |
,360** |
,496** |
,260** |
,266** |
,565** |
,559** |
,476** |
70. Tem dificuldade em imitar corretamente as ações demonstradas (ex.: jogos de movimento, canções com movimentos). |
,316** |
,554** |
,471** |
,273** |
,323** |
,519** |
,838** |
,550** |
71. Tem os seus próprios jogos/brincadeiras, evita imitar os outros. |
,091 |
,216* |
,279** |
,260** |
,081 |
,228* |
,486** |
,254* |
72. Tem dificuldades em copiar construções com blocos realizadas por um adulto ou outra criança. |
,351** |
,381** |
,249* |
,188 |
,294** |
,271** |
,728** |
,375** |
73. Tem dificuldade em utilizar as duas mãos (de forma coordenada) para cortar, desenhar e pintar (ex.: uma mão segura o papel enquanto a outra executa a tarefa). |
,368** |
,405** |
,278** |
,243* |
,345** |
,349** |
,735** |
,429** |
74. Não consegue completar tarefas com vários passos. |
,259** |
,559** |
,567** |
,417** |
,400** |
,644** |
,788** |
,652** |
75. Não consegue realizar a sequência adequada de ações nas rotinas diárias (ex. arrumar os materiais da escola, deitar o lixo fora depois do lanche, vestir o casaco quando está na hora de ir para casa). |
,203* |
,525** |
,571** |
,481** |
,240* |
,567** |
,671** |
,603** |