Resumo:
Introdução:
Além de proporcionar vários benefícios, o aprendizado móvel oferece novos ambientes de ensino. Desenvolvemos e validamos um aplicativo de smartphone para residentes de ortopedia e traumatologia, a fim de ajudá-los no estudo e, consequentemente, na aprovação do exame do Conselho de Ortopedia e Traumatologia.
Métodos:
Trata-se de um estudo quantitativo para validar a aplicação móvel. O instrumento foi desenvolvido para as plataformas iOS® e Android®, em português e gratuito. Os 132 participantes do estudo, divididos em três grupos, usaram a ferramenta. Adotaram-se dois questionários: a já validada System Usability Scale (SUS) e um outro criado pelos autores (devidamente validado) para avaliar a praticidade e viabilidade do aplicativo como ferramenta de aprendizagem. O modo, a frequência absoluta e o percentual das variáveis estudadas foram cruzados pelo teste de Fisher ou qui-quadrado de Pearson.
Resultados:
Dos 132 participantes, 55,3% possuem iOS®. Todos os participantes afirmaram que já haviam usado um aplicativo em seus smartphones; seis (4,5%) mencionaram que nunca utilizaram aplicativos para fins acadêmicos (valor de p < 0,001); 100% destacaram a utilidade dessa tecnologia no desenvolvimento teórico do residente; e 124 (93,9%) concordaram que se trata de um método auxiliar de aprendizagem para médicos ortopedistas em geral. Obteve-se um escore médio da SUS de 84,2 (DP 10,8) com margem de erro de 1,9. O escore da SUS variou de 82,4 a 86,1 (IC95%). O coeficiente alfa de Cronbach foi de 0,797.
Conclusão:
O aplicativo desenvolvido foi bem-sucedido nos exames realizados e pode ser uma alternativa no ensino médico na área ortopédica.
Palavras-chave:
Educação em Ortopedia; Software; Aplicativos Móveis; Ortopedia; Treinamento por Simulação