Linns et al.
|
O uso da Análise Envoltória de Dados para avaliação
de hospitais universitários brasileiros |
Ciência & Saúde Coletiva
|
2007 |
31 hospitais gerais pertencentes a universidades
federais brasileiras. |
Estudo de caso com abordagem quantitativa.
Utilizou-se a ferramenta Análise Envoltória de Dados. |
Quatorze hospitais foram considerados eficientes na
dimensão assistência. Maior densidade de atividades de ensino é
observada nas unidades de maior complexidade. A dimensão
pesquisa mostrou baixo volume para a maioria dos hospitais.
Entretanto, esses dados têm problemas de acurácia, já que as
universidades públicas têm um número elevado de pesquisas
financiadas no País. |
Bittar; Magalhães |
Hospitais de Ensino: informações para
monitoramento |
RAS
|
2008 |
18 HE de São Paulo. |
Estudo quantitativo. Realizado com base nas
planilhas mensais e anual de preenchimento do Sistema de
Avaliação dos Hospitais de Ensino no ano de 2006. |
Há necessidade de mais informações sobre o número
de publicações e profissionais dedicados ao ensino e
pesquisa. |
Lobo et al.
|
Impacto da reforma de financiamento de hospitais de
ensino do Brasil |
Rev. Saúde Pública
|
2009 |
30 hospitais gerais do MEC de São Paulo. |
Estudo quantitativo, com aplicação da Análise
Envoltória de Dados e do Índice de Malmquist no Sistema de
Informações dos Hospitais Universitários Federais. |
Houve aumento do aporte financeiro em 51% dos HE e
da eficiência técnica. Não houve aumento na fronteira
tecnológica. Hospitais eficientes, modelados por variáveis da
dimensão assistencial, também apresentaram maior carga de
atividades na dimensão de ensino. |
Costa; Mota; Figueiredo |
A nova dinâmica institucional do Hospital das
Clínicas da UFMG: o projeto de unidades funcionais e a
contratualização com o SUS/BH |
Rev. Med. Minas Gerais
|
2009 |
Hospital das Clínicas da UFMG. |
Resgate histórico com base em pesquisa qualitativa.
Realizaram análise documental e entrevistas com lideranças
institucionais. |
Verificou-se melhora significativa dos indicadores
de desempenho hospitalar e das ações de assistência no período
de 1998 a 2006. |
Castro; Stephan-Souza |
Assistência e gestão: interface entre modos
tecnológicos de intervenção em um hospital público de
ensino |
Rev. APS
|
2010 |
Hospital Universitário da Universidade Federal de
Juiz de Fora – Centro de Atenção à Saúde. |
Estudo descritivo com abordagem qualitativa. |
O Centro de Atenção à Saúde passou a ser visto como
um espaço público de formação profissional, que se colocaria à
disposição da Rede SUS regionalizada, e como um hospital de
ensino, ao planejar sua integração ao SUS, sendo referência para
a população e para as Estratégias de Saúde da Família da
região. |
Barata; Mendes; Bittar |
Hospitais de ensino e o Sistema Único de Saúde |
RAS
|
2010 |
HE de São Paulo. |
Estudo descritivo com abordagem quantitativa. |
Os HE de São Paulo exercem seu principal papel na
oferta de procedimentos de alta complexidade e de referência
para o SUS. Realizaram cerca de três vezes mais internações de
alta complexidade e cerca de 51% de atendimentos de alta
complexidade em relação ao total dos atendimentos. Publicaram
7,8 mil artigos em periódicos em 2008 e concluíram 3 mil
pesquisas, sendo que 11,6 mil estão em andamento. Entre as
diversas iniciativas que vêm sendo tomadas pela Secretaria de
Estado da Saúde para organizar este fluxo regional, destacam-se:
a criação do Sistema de Avaliação dos Hospitais de Ensino; dos
Ambulatórios Médicos de Especialidade; e o estímulo para que
estes serviços passem a ter autonomia administrativa e
financeira em relação à universidade em que se inserem. |
Ricci et al.
|
O hospital-escola de São Carlos: análise do
funcionamento por meio da satisfação do usuário |
Ciência & Saúde Coletiva
|
2011 |
Hospital-Escola Municipal Prof. Dr. Horácio Carlos
Panepucci. |
Pesquisa quantitativa, por meio de estudo clínico
não experimental, com delineamento descritiv o de corte
transversal, para avaliar a satisfação dos usuários do SUS. |
Evidenciaram elevado grau de satisfação com a
equipe geral e de saúde do hospital, não havendo, por parte da
maioria dos usuários, a percepção da presença de alunos na
equipe, mesmo reconhecendo estes como vinculados à
universidade. |
Lobo et al.
|
Influência dos fatores ambientais na eficiência de
hospitais de ensino |
Epidemiol Serv. Saúde
|
2011 |
104 hospitais de ensino. |
Estudo quantitativo, com uso da Análise Envoltória
de Dados por programação linear para o tratamento dos
dados. |
Apenas cinco hospitais foram considerados
eficientes, tomando-se por base a média de eficiência de 49%. A
eficiência desses hospitais é influenciada por fatores
ambientais, nem todos suscetíveis à governabilidade do
gestor. |
Lima; Rivera |
A contratualização nos Hospitais de Ensino do
Sistema Único de Saúde brasileiro |
Ciência & Saúde Coletiva
|
2012 |
Quatro HE e secretaria de saúde contratante. |
Estudo exploratório, com abordagem
qualitativa. |
Ao avaliarem a relação entre contratualização e
desempenho assistencial, verificaram que é frágil a associação
entre contratualização e a presença de mecanismos de inserção,
na rede, de práticas e estruturas de qualificação assistencial e
gerencial nos hospitais; e que os hospitais mais estruturados
assistencial e gerencialmente apresentaram uma contratualização
mais estruturada com a secretaria. |
Longaray e Ensslin |
Uso da MCDA na identificação e mensuração da
performance dos critérios para certificação dos hospitais de
ensino no âmbito do SUS |
Produção
|
2012 |
Um hospital universitário da rede federal de
educação brasileira. |
Estudo exploratório, do tipo estudo de caso, com
abordagem qualitativo-quantitativa. Uso da metodologia
Multicritério de Apoio à Decisão. |
A decisora/ gestora passou a contar com um
instrumento formal que possibilita comprovar as formas pelas
quais o HU operacionaliza e mensura ações que visam impactar o
desempenho das metas exigidas pelo SUS. |