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Experiências mundiais em preceptoria na graduação médica: uma revisão integrativa

Resumo:

Introdução:

O preceptor, como médico que facilita o processo ensino-aprendizagem nos cenários de prática, é essencial para o ensino em serviço na graduação em Medicina. A importância desses profissionais na formação de novos médicos expõe a necessidade de compreender a atividade de preceptoria na perspectiva da educação médica.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo verificar, na literatura científica, as experiências mundiais em preceptoria na graduação em Medicina.

Método:

Trata-se de revisão integrativa da literatura a partir de descritores padronizados nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), entre 2009 e 2019. A análise dos artigos foi realizada por meio da técnica de categoria temática.

Resultado:

A busca nas bases de dados resultou em 274 estudos, dos quais 23 foram analisados e discutidos na íntegra. O detalhamento das experiências mundiais em preceptoria foi sistematizado em duas categorias: aspectos intrínsecos e extrínsecos para o exercício da preceptoria e estratégias educacionais utilizadas pelo preceptor.

Conclusão:

A análise dos artigos indica a importância da atuação dos estudantes em conjunto com os preceptores para aquisição de competências profissionais. Um fator crítico para o sucesso do acompanhamento de estudantes na prática profissional é a capacidade do preceptor em assumir o papel de educador, de modo a enxergar o estudante na sua singularidade e no desenvolvimento integral. Dessa forma, fica mais evidente a relevância da qualificação dos preceptores.

Palavras-chave:
Educação Médica; Educação de Graduação em Medicina; Preceptoria

Abstract:

Introduction:

The preceptor, as the physician who facilitates the teaching-learning process in practice settings, is essential for in service-training in the undergraduate medical school. The importance of these professionals in the training of new physicians highlights the need to understand the preceptorship activity from a medical education perspective.

Objective:

To verify, in the scientific literature, global experiences in preceptorship in the undergraduate medical school.

Method:

Integrative literature review using standardized descriptors in the following databases: LILACS - Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences, MEDLINE - Online System for Analysis and Recovery of Medical Literature and SciELO - Scientific Electronic Library Online, between 2009 to 2019. Analysis of the articles was carried out using the thematic category technique.

Results:

The search in the databases resulted in 274 studies, of which 23 were analyzed and discussed in full. Detailing of the global experiences in preceptorship was systematized into two categories: intrinsic and extrinsic aspects for the exercise of preceptorship and educational strategies used by the preceptor.

Conclusions:

The analysis of the articles indicates the importance of the students’ actions together with preceptors for the acquisition of professional skills. A critical factor for the success of monitoring students in professional practice is the preceptor’s ability to assume the role of educator, in order to see the students in their uniqueness and in their integral development. Therefore, the significance of the preceptors’ qualifications becomes more evident.

Keywords:
Medical Education; Education, Medical, Undergraduate; Preceptorship

INTRODUÇÃO

As atualizações do conceito de saúde e do seu modelo de atenção incentivaram debates, no Brasil e no mundo, sobre as mudanças necessárias para adequar a educação médica às demandas emergentes. As evidências em educação médica afirmam que currículos com forte inclinação para a prática são mais eficazes na formação de profissionais preparados para as necessidades das suas localidades11. Brauer DG, Ferguson KJ. The integrated curriculum in medical education: AMEE Guide No. 96. Med Teach. 2015;37(4):312-22.)-(44. Hawkins RE, Welcher CM, Holmboe ES, Kirk LM, Norcini JJ, Simons KB, et al. Implementation of competency-based medical education: are we addressing the concerns and challenges? Med Educ. 2015;49(11):1086-102.. No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Medicina apontam para a necessidade de adequar os currículos com ampliação dos cenários de prática e ênfase na atenção básica55. Brasil. Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, 23 jun 2014; Seção 1. p. 8-11.)-(77. Machado CDB, Wuo A, Heinzle M. Educação médica no Brasil: uma análise histórica sobre a formação acadêmica e pedagógica. Rev Bras Educ Med. 2018;42(4):66-73..

O preceptor é essencial para o ensino em serviço na graduação em Medicina. A maioria dos trabalhos usa o termo “preceptor” como designação daqueles que acompanham ou facilitam o processo ensino-aprendizagem nos cenários de prática88. Autonomo FROM, Hortale VA, Santos GB, Botti SHO. A preceptoria na formação médica e multiprofissional com ênfase na atenção primária - análise das publicações brasileiras. Rev Bras Educ Med . 2015;39(2):316-27.)-(1212. von Below B, Hellquist G, Rödjer S, Gunnarsson R, Björkelund C, Wahlqvist M. Medical students’ and facilitators’ experiences of an Early Professional Contact course: active and motivated students, strained facilitators. BMC Med Educ . 2008;8,56. https://doi.org/10.1186/1472-6920-8-56
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. No entanto, apenas a inserção do estudante nos serviços de saúde não garante uma aprendizagem efetiva99. Irby DM. Excellence in clinical teaching: knowledge transformation and development required. Med Educ . 2014;48(8):776-84),(1010. Borges MC, Frezza G, Souza CS, Bollela VR. Ensino clínico em cenários reais de prática. Medicina (Ribeirão Preto). 2015;48(3):249-56.. A presença de estudantes em ambientes educacionais despreparados pode gerar resultados negativos tanto para os discentes quanto para os profissionais envolvidos1111. Dornan T, Tan N, Boshuizen H, Gick R, Isba R, Mann K, et al. How and what do medical students learn in clerkships? Experience based learning (ExBL). Adv Health Sci Educ Theory Pract. 2014;19(5):721-49.),(1212. von Below B, Hellquist G, Rödjer S, Gunnarsson R, Björkelund C, Wahlqvist M. Medical students’ and facilitators’ experiences of an Early Professional Contact course: active and motivated students, strained facilitators. BMC Med Educ . 2008;8,56. https://doi.org/10.1186/1472-6920-8-56
https://doi.org/10.1186/1472-6920-8-56...
. O cenário de inserção dos estudantes desde as séries iniciais na prática profissional expõe a importância do preceptor na formação de novos médicos.

Para compreender como se dá a atuação do preceptor, o objetivo deste estudo foi verificar, na literatura científica, as experiências mundiais em preceptoria na graduação em Medicina.

MÉTODO

Neste estudo, adotou-se a revisão integrativa da literatura, por ser um método que integra a Medicina Baseada em Evidências e pela amplitude no escopo para análise. Esse método permite a inclusão de estudos experimentais e não experimentais para propósitos variados, como definição de conceitos e revisão de teorias e evidências que potencializam a compreensão de um panorama consistente e compreensível1313. Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64.),(1414. Carvalho MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo). 2010;8(1):102-6..

Esta revisão utilizou as seguintes fases no seu delineamento1313. Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64.: elaboração da questão norteadora; busca na literatura; definição das informações extraídas dos estudos selecionados; avaliação dos estudos incluídos; e apresentação da revisão integrativa.

A questão norteadora foi a seguinte:

  • Quais são as experiências mundiais com a preceptoria no ensino de graduação em Medicina?

A busca na literatura foi realizada por meio das publicações indexadas nas bibliotecas eletrônicas Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Scientific Electronic Library Online (SciELO) dispostas conforme as padronizações dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) em português, inglês e espanhol: preceptoria/preceptorship/preceptoría; educação de graduação em medicina/education, medical, undergraduate/educación de pregrado en medicina and educação médica/medical education/educación médica. Os termos de busca foram cruzados individualmente nas bibliotecas eletrônicas mencionadas empregando o operador booleano “AND” a fim de restringir a amplitude da pesquisa e incluir os artigos pertinentes à temática.

Os critérios de inclusão no estudo foram: artigos originais que respondam à questão norteadora desta revisão, publicados entre 2009 e 2019; textos completos disponíveis nas bibliotecas eletrônicas; publicações nos idiomas português, inglês e/ou espanhol; artigos que se referissem ao curso de graduação em Medicina. Os primeiros critérios de exclusão foram os textos em formato de teses, dissertações, monografias, editoriais, artigos de revisão (narrativa, sistemática e integrativa) e resumos de eventos. Com o corpus inicial definido, seguiu-se para a etapa de conteúdo dos artigos, iniciando pelo título, resumo e texto completo. Para esse processo, utilizamos o conceito de preceptoria como aqueles profissionais que supervisionam ou acompanham o processo ensino-aprendizagem nos cenários de prática88. Autonomo FROM, Hortale VA, Santos GB, Botti SHO. A preceptoria na formação médica e multiprofissional com ênfase na atenção primária - análise das publicações brasileiras. Rev Bras Educ Med . 2015;39(2):316-27.)-(1212. von Below B, Hellquist G, Rödjer S, Gunnarsson R, Björkelund C, Wahlqvist M. Medical students’ and facilitators’ experiences of an Early Professional Contact course: active and motivated students, strained facilitators. BMC Med Educ . 2008;8,56. https://doi.org/10.1186/1472-6920-8-56
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.

Após essa etapa, procedeu-se à análise dos artigos encontrados por meio da técnica de categoria temática1515. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13a ed. São Paulo: Hucitec; 2013.. Trabalhar com categorias significa agrupar elementos, ideias ou expressões em torno de um conceito capaz de abranger as classificações, de forma a tomar contato exaustivo com o material e deixando-se impregnar pelo seu conteúdo. O objetivo nesse momento foi ter uma visão geral dos artigos. Após esse processo, iniciaram-se as leituras aprofundadas de cada artigo, nas quais se buscou detalhar a essência dos resultados por meio da separação de trechos considerados relevantes para o estudo. Por fim, esses trechos foram alocados em duas categorias temáticas: 1. aspectos intrínsecos e extrínsecos para o exercício da preceptoria e 2. estratégias educacionais utilizadas pelo preceptor.

A apresentação da revisão integrativa foi dividida em resultados, na qual aparecem aspectos gerais da amostra; e discussão, elaborada a partir das categorias temáticas elencadas.

RESULTADOS

A busca nas bases de dados resultou em 274 estudos, procedentes das seguintes bases: MEDLINE (n = 101), LILACS (n = 87) e SciELO (n = 86). Após leitura dos títulos e exclusão dos repetidos, 50 artigos foram encaminhados para leitura dos resumos. Excluíram-se 18 artigos na leitura dos resumos, restando 32 artigos para leitura integral de seu conteúdo. Ao final, consideraram-se para o estudo 23 artigos cujos resultados foram analisados e discutidos na íntegra (Figura 1). Os estudos selecionados, oito nacionais e 15 internacionais, estão distribuídos em 13 diferentes periódicos (Gráfico 1). Os artigos e resultados selecionados para análise são apresentados de forma qualitativa no Quadro 1.

Figura 1
Resultados da revisão integrativa.

Gráfico 1
Publicações ao longo do tempo.

Quadro 1
Artigos selecionados.

DISCUSSÃO

O termo preceptor1616. Silvestre HF, Tesser CD, Da Ros MA. Avaliação discente de um internato médico em atenção primária à saúde. Rev Bras Educ Med . 2016;40(3):383-92.)-(3434. Bernstein J, Mazotti L, Ziv TA, Drowos J, Whitlock S, Wood SK, et al. Texting brief podcasts to deliver faculty development to community-based preceptors in longitudinal integrated clerkships. MedEdPORTAL. 2018;14:10755. https://doi.org/10.15766/mep_2374- 8265.10755.
https://doi.org/10.15766/mep_2374- 8265....
) foi utilizado de maneira homogênea revelando ampla disseminação do conceito. Outras denominações encontradas nos estudos para se referirem ao preceptor foram: supervisor de estágio3232. Barreto VHL, Marco MA. Visão de preceptores sobre o processo de ensino-aprendizagem no internato. Rev Bras Educ Med . 2014;38(1):94-102., supervisor médico3535. Schick K, Eissner A, Wijnen-Meijer M, Johannink J, Huenges B, Ehrhardt M, et al. Implementing a logbook on entrustable professional activities in the final year of undergraduate medical education in Germany: a multicentric pilot study. GMS J Med Educ . 2019;36(6):Doc69., tutor clínico2727. Lefroy J, Roberts N, Molyneux A, Bartlett M, Gay S, McKinley R. Utility of an app-based system to improve feedback following workplace-based assessment. Int J Med Educ . 2017;8:207-16.),(3636. Below BV, Haffling AC, Brorsson A, Mattsson B, Wahlqvist M. Student-centred GP ambassadors: perceptions of experienced clinical tutors in general practice undergraduate training. Scand J Prim Health Care. 2015;33(2):142-9.) e tutor1616. Silvestre HF, Tesser CD, Da Ros MA. Avaliação discente de um internato médico em atenção primária à saúde. Rev Bras Educ Med . 2016;40(3):383-92.),(2727. Lefroy J, Roberts N, Molyneux A, Bartlett M, Gay S, McKinley R. Utility of an app-based system to improve feedback following workplace-based assessment. Int J Med Educ . 2017;8:207-16.),(3737. Oropesa AM, Ibarra MA, Guerra DBG, Pérez NR, Díaz BCN. Desempeño del tutor en la formación del médico general. Rev Cienc Med Pinar Rio. 2013;17(5):137-45.

A atividade de preceptoria é crucial para o bom desenvolvimento do estudante nos cenários de prática1616. Silvestre HF, Tesser CD, Da Ros MA. Avaliação discente de um internato médico em atenção primária à saúde. Rev Bras Educ Med . 2016;40(3):383-92.)-(1919. Geller AC, Hayes RB, Leone F, Churchill LC, Leung K, Reed G, et al. Tobacco dependence treatment teaching by medical school clerkship preceptors: survey responses from more than 1000 US medical students. Prev Med. 2013;57(2):107-12.) e tem impacto positivo para os pacientes atendidos pelo estudante e/ou preceptor2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.),(2121. Pichlhöfer O, Tönies H, Spiegel W, Wilhelm-Mitteräcker A, Maier M. Patient and preceptor attitudes towards teaching medical students in general practice. BMC Med Educ . 2013;13:83. https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-83.
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. Em razão da preceptoria, o médico tem a oportunidade de aprimorar e sistematizar o atendimento, trocar e atualizar conhecimentos médicos, discutir com outros colegas na universidade, melhorar a comunicação e manter a boa relação médico-paciente1616. Silvestre HF, Tesser CD, Da Ros MA. Avaliação discente de um internato médico em atenção primária à saúde. Rev Bras Educ Med . 2016;40(3):383-92.),(2222. Lopes CMC, Bicudo AM, Zanolli ML. Qualificação como médico preceptor e a satisfação de seus clientes quanto à assistência recebida na UBS de origem. Rev Bras Educ Med . 2017;41(1):145-51.. Embora a perspectiva do paciente em relação ao atendimento por preceptores e estudantes tenha sido pouco explorada pelos artigos, os resultados obtidos concluem que 90% dos pacientes apresentaram satisfação quanto à assistência recebida2222. Lopes CMC, Bicudo AM, Zanolli ML. Qualificação como médico preceptor e a satisfação de seus clientes quanto à assistência recebida na UBS de origem. Rev Bras Educ Med . 2017;41(1):145-51. e a maior parte deles relatou melhor entendimento acerca do seu estado de saúde. Ainda assim, uma minoria de médicos considera que a presença do estudante compromete a relação médico-paciente2121. Pichlhöfer O, Tönies H, Spiegel W, Wilhelm-Mitteräcker A, Maier M. Patient and preceptor attitudes towards teaching medical students in general practice. BMC Med Educ . 2013;13:83. https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-83.
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O detalhamento das experiências mundiais em preceptoria foi sistematizado em duas categorias: aspectos intrínsecos e extrínsecos para o exercício da preceptoria e estratégias educacionais utilizadas pelo preceptor.

Aspectos intrínsecos e extrínsecos para o exercício da preceptoria

As motivações que influenciam o exercício da preceptoria são importantes fatores analíticos, e sugere-se que sejam levadas em consideração na proposição ou no acompanhamento de um programa de preceptoria. Como uma divisão meramente didática, estão apresentados em dois blocos principais: 1. aspectos intrínsecos que correspondem aos interesses/às motivações pessoais do preceptor; 2. aspectos extrínsecos que estão relacionados ao ambiente em que a atividade acontece, à instituição vinculada, ao serviço de saúde e à carga de trabalho. Ambos os aspectos se inter-relacionam e podem se afetar mutuamente de modo a potencializar ou fragilizar o programa de preceptoria.

As motivações pessoais para o exercício da preceptoria incluem a oportunidade de desenvolvimento profissional pelo contato com os estudantes2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.),(2121. Pichlhöfer O, Tönies H, Spiegel W, Wilhelm-Mitteräcker A, Maier M. Patient and preceptor attitudes towards teaching medical students in general practice. BMC Med Educ . 2013;13:83. https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-83.
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),(2323. Minor S, Huffman M, Lewis PR, Kost A, Prunuske J. Community preceptor perspectives on recruitment and retention: the CoPPRR study. Fam Med . 2019;51(5):389-98.),(2424. Sant’Ana ERRB, Pereira ERS. Preceptoria médica em serviço de emergência e urgência hospitalar na perspectiva de médicos. Rev Bras Educ Med . 2016;40(2):204-15., a satisfação em contribuir com o treinamento e a formação dos futuros médicos2121. Pichlhöfer O, Tönies H, Spiegel W, Wilhelm-Mitteräcker A, Maier M. Patient and preceptor attitudes towards teaching medical students in general practice. BMC Med Educ . 2013;13:83. https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-83.
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),(2323. Minor S, Huffman M, Lewis PR, Kost A, Prunuske J. Community preceptor perspectives on recruitment and retention: the CoPPRR study. Fam Med . 2019;51(5):389-98.)-(2525. Cuncic C, Regehr G, Frost H, Bates J. It’s all about relationships: a qualitative study of family physicians teaching experiences in rural longitudinal clerkships. Perspect Med Educ . 2018;7(2):100-9., a possibilidade de tornar-se um modelo profissional no qual os estudantes possam se espelhar2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.),(2121. Pichlhöfer O, Tönies H, Spiegel W, Wilhelm-Mitteräcker A, Maier M. Patient and preceptor attitudes towards teaching medical students in general practice. BMC Med Educ . 2013;13:83. https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-83.
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),(3838. Oliveira SF, da Cunha AJLA, Trajman A, Teixeira C, Gomes MK, Halfoun V. Percepção sobre o internato de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro pelos preceptores do serviço na atenção básica: um estudo de caso. Rev Bras Educ Med . 2017;41(1):79-85C, a realização pessoal2121. Pichlhöfer O, Tönies H, Spiegel W, Wilhelm-Mitteräcker A, Maier M. Patient and preceptor attitudes towards teaching medical students in general practice. BMC Med Educ . 2013;13:83. https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-83.
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),(2424. Sant’Ana ERRB, Pereira ERS. Preceptoria médica em serviço de emergência e urgência hospitalar na perspectiva de médicos. Rev Bras Educ Med . 2016;40(2):204-15.),(3838. Oliveira SF, da Cunha AJLA, Trajman A, Teixeira C, Gomes MK, Halfoun V. Percepção sobre o internato de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro pelos preceptores do serviço na atenção básica: um estudo de caso. Rev Bras Educ Med . 2017;41(1):79-85C, o estímulo intelectual2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.),(3838. Oliveira SF, da Cunha AJLA, Trajman A, Teixeira C, Gomes MK, Halfoun V. Percepção sobre o internato de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro pelos preceptores do serviço na atenção básica: um estudo de caso. Rev Bras Educ Med . 2017;41(1):79-85C, o prazer em ensinar e o entusiasmo e apreço pelos alunos2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.. Outros motivadores como a aproximação, o bom relacionamento, a valorização e o interesse dos alunos também têm impacto positivo na prática e satisfação dos preceptores2323. Minor S, Huffman M, Lewis PR, Kost A, Prunuske J. Community preceptor perspectives on recruitment and retention: the CoPPRR study. Fam Med . 2019;51(5):389-98.),(2424. Sant’Ana ERRB, Pereira ERS. Preceptoria médica em serviço de emergência e urgência hospitalar na perspectiva de médicos. Rev Bras Educ Med . 2016;40(2):204-15.),(2626. Jesus JCM, Ribeiro VMB. Uma avaliação do processo de formação pedagógica de preceptores do internato médico. Rev Bras Educ Med . 2012;36(2):153-61.),(2727. Lefroy J, Roberts N, Molyneux A, Bartlett M, Gay S, McKinley R. Utility of an app-based system to improve feedback following workplace-based assessment. Int J Med Educ . 2017;8:207-16..

As questões extrínsecas foram mais diversas e correspondem a três grandes grupos: relação entre universidade e preceptor; exercício da atividade e recrutamento/retenção.

A relação entre a universidade e o preceptor tem influência significativa na atividade de preceptoria, inclusive no que diz respeito ao recrutamento e à retenção de preceptores2323. Minor S, Huffman M, Lewis PR, Kost A, Prunuske J. Community preceptor perspectives on recruitment and retention: the CoPPRR study. Fam Med . 2019;51(5):389-98.),(2424. Sant’Ana ERRB, Pereira ERS. Preceptoria médica em serviço de emergência e urgência hospitalar na perspectiva de médicos. Rev Bras Educ Med . 2016;40(2):204-15.),(2626. Jesus JCM, Ribeiro VMB. Uma avaliação do processo de formação pedagógica de preceptores do internato médico. Rev Bras Educ Med . 2012;36(2):153-61.),(2828. Ryan MS, Leggio LE, Peltier CB, Chatterjee A, Arenberg S, Byerley JS, et al. Recruitment and retention of community preceptors. Pediatrics. 2018;142(3):1-11.),(3838. Oliveira SF, da Cunha AJLA, Trajman A, Teixeira C, Gomes MK, Halfoun V. Percepção sobre o internato de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro pelos preceptores do serviço na atenção básica: um estudo de caso. Rev Bras Educ Med . 2017;41(1):79-85C. A aproximação com a instituição é considerada um atrativo3838. Oliveira SF, da Cunha AJLA, Trajman A, Teixeira C, Gomes MK, Halfoun V. Percepção sobre o internato de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro pelos preceptores do serviço na atenção básica: um estudo de caso. Rev Bras Educ Med . 2017;41(1):79-85C. Benefícios como prêmios, acesso à biblioteca2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.),(2828. Ryan MS, Leggio LE, Peltier CB, Chatterjee A, Arenberg S, Byerley JS, et al. Recruitment and retention of community preceptors. Pediatrics. 2018;142(3):1-11., eventos de valorização anual2828. Ryan MS, Leggio LE, Peltier CB, Chatterjee A, Arenberg S, Byerley JS, et al. Recruitment and retention of community preceptors. Pediatrics. 2018;142(3):1-11., reconhecimento profissional2323. Minor S, Huffman M, Lewis PR, Kost A, Prunuske J. Community preceptor perspectives on recruitment and retention: the CoPPRR study. Fam Med . 2019;51(5):389-98.),(2424. Sant’Ana ERRB, Pereira ERS. Preceptoria médica em serviço de emergência e urgência hospitalar na perspectiva de médicos. Rev Bras Educ Med . 2016;40(2):204-15., educação médica continuada e emissão de certificados e títulos2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.),(2323. Minor S, Huffman M, Lewis PR, Kost A, Prunuske J. Community preceptor perspectives on recruitment and retention: the CoPPRR study. Fam Med . 2019;51(5):389-98.),(2424. Sant’Ana ERRB, Pereira ERS. Preceptoria médica em serviço de emergência e urgência hospitalar na perspectiva de médicos. Rev Bras Educ Med . 2016;40(2):204-15.),(2828. Ryan MS, Leggio LE, Peltier CB, Chatterjee A, Arenberg S, Byerley JS, et al. Recruitment and retention of community preceptors. Pediatrics. 2018;142(3):1-11.) são possibilidades para se estabelecer o vínculo entre instituição de ensino e preceptor. Em contrapartida, o distanciamento entre universidade e preceptor, demonstrado por falta de orientação, apoio e comunicação, além de desvalorização pela chefia2424. Sant’Ana ERRB, Pereira ERS. Preceptoria médica em serviço de emergência e urgência hospitalar na perspectiva de médicos. Rev Bras Educ Med . 2016;40(2):204-15.),(2929. Bradner MK, Flores SK, Gary JS, Zumbrunn S. Effective learning in an ambulatory family medicine clerkship: a qualitative study of medical student midpoint feedback. Fam Med . 2017;49(8):630-4.),(3838. Oliveira SF, da Cunha AJLA, Trajman A, Teixeira C, Gomes MK, Halfoun V. Percepção sobre o internato de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro pelos preceptores do serviço na atenção básica: um estudo de caso. Rev Bras Educ Med . 2017;41(1):79-85C, fragiliza o trabalho em preceptoria à medida que dificulta o entendimento do processo pedagógico1818. Ferreira RC, Tsuji H, Tonhom SFR. Aprendizagem baseada em problemas no internato: há continuidade do processo de ensino e aprendizagem ativo? Rev Bras Educ Med . 2015;39(2):276-85., gera insegurança sobre a didática2323. Minor S, Huffman M, Lewis PR, Kost A, Prunuske J. Community preceptor perspectives on recruitment and retention: the CoPPRR study. Fam Med . 2019;51(5):389-98.),(3838. Oliveira SF, da Cunha AJLA, Trajman A, Teixeira C, Gomes MK, Halfoun V. Percepção sobre o internato de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro pelos preceptores do serviço na atenção básica: um estudo de caso. Rev Bras Educ Med . 2017;41(1):79-85C),(2626. Jesus JCM, Ribeiro VMB. Uma avaliação do processo de formação pedagógica de preceptores do internato médico. Rev Bras Educ Med . 2012;36(2):153-61.) e atribui papéis não correspondentes às expectativas e potencialidades2424. Sant’Ana ERRB, Pereira ERS. Preceptoria médica em serviço de emergência e urgência hospitalar na perspectiva de médicos. Rev Bras Educ Med . 2016;40(2):204-15.) do médico preceptor. Nesse contexto, a capacitação dos preceptores surge como importante ferramenta para a valorização profissional e educação permanente1717. Rocha HC, Ribeiro VB. Curso de formação pedagógica para preceptores do internato médico. Rev Bras Educ Med . 2012;36(3):343-50.) e como um atrativo para o exercício da atividade2424. Sant’Ana ERRB, Pereira ERS. Preceptoria médica em serviço de emergência e urgência hospitalar na perspectiva de médicos. Rev Bras Educ Med . 2016;40(2):204-15.),(2626. Jesus JCM, Ribeiro VMB. Uma avaliação do processo de formação pedagógica de preceptores do internato médico. Rev Bras Educ Med . 2012;36(2):153-61.),(3838. Oliveira SF, da Cunha AJLA, Trajman A, Teixeira C, Gomes MK, Halfoun V. Percepção sobre o internato de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro pelos preceptores do serviço na atenção básica: um estudo de caso. Rev Bras Educ Med . 2017;41(1):79-85C. Já a falta de educação continuada1818. Ferreira RC, Tsuji H, Tonhom SFR. Aprendizagem baseada em problemas no internato: há continuidade do processo de ensino e aprendizagem ativo? Rev Bras Educ Med . 2015;39(2):276-85.),(2424. Sant’Ana ERRB, Pereira ERS. Preceptoria médica em serviço de emergência e urgência hospitalar na perspectiva de médicos. Rev Bras Educ Med . 2016;40(2):204-15.),(2626. Jesus JCM, Ribeiro VMB. Uma avaliação do processo de formação pedagógica de preceptores do internato médico. Rev Bras Educ Med . 2012;36(2):153-61.),(3838. Oliveira SF, da Cunha AJLA, Trajman A, Teixeira C, Gomes MK, Halfoun V. Percepção sobre o internato de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro pelos preceptores do serviço na atenção básica: um estudo de caso. Rev Bras Educ Med . 2017;41(1):79-85C) representa um obstáculo para a atividade de preceptoria, visto que influencia diretamente na performance do preceptor1717. Rocha HC, Ribeiro VB. Curso de formação pedagógica para preceptores do internato médico. Rev Bras Educ Med . 2012;36(3):343-50.),(2626. Jesus JCM, Ribeiro VMB. Uma avaliação do processo de formação pedagógica de preceptores do internato médico. Rev Bras Educ Med . 2012;36(2):153-61..

Aspectos desfavoráveis relevantes para o exercício da atividade de preceptoria incluem o aumento da duração da jornada de trabalho2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.),(2121. Pichlhöfer O, Tönies H, Spiegel W, Wilhelm-Mitteräcker A, Maier M. Patient and preceptor attitudes towards teaching medical students in general practice. BMC Med Educ . 2013;13:83. https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-83.
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),(2424. Sant’Ana ERRB, Pereira ERS. Preceptoria médica em serviço de emergência e urgência hospitalar na perspectiva de médicos. Rev Bras Educ Med . 2016;40(2):204-15., que se relaciona diretamente com o tempo dedicado à preceptoria; a demanda de produtividade pelo serviço com o qual tem vínculo2323. Minor S, Huffman M, Lewis PR, Kost A, Prunuske J. Community preceptor perspectives on recruitment and retention: the CoPPRR study. Fam Med . 2019;51(5):389-98.; e o excesso de trabalho e burocracia2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.),(2323. Minor S, Huffman M, Lewis PR, Kost A, Prunuske J. Community preceptor perspectives on recruitment and retention: the CoPPRR study. Fam Med . 2019;51(5):389-98.),(2424. Sant’Ana ERRB, Pereira ERS. Preceptoria médica em serviço de emergência e urgência hospitalar na perspectiva de médicos. Rev Bras Educ Med . 2016;40(2):204-15.. No âmbito pedagógico, isso reflete em falta de tempo suficiente para ensinar2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.),(2424. Sant’Ana ERRB, Pereira ERS. Preceptoria médica em serviço de emergência e urgência hospitalar na perspectiva de médicos. Rev Bras Educ Med . 2016;40(2):204-15.),(3838. Oliveira SF, da Cunha AJLA, Trajman A, Teixeira C, Gomes MK, Halfoun V. Percepção sobre o internato de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro pelos preceptores do serviço na atenção básica: um estudo de caso. Rev Bras Educ Med . 2017;41(1):79-85C) e muito conteúdo para cobrir2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82., embora exista certa flexibilidade na interação pedagógica e nas temáticas abordadas2323. Minor S, Huffman M, Lewis PR, Kost A, Prunuske J. Community preceptor perspectives on recruitment and retention: the CoPPRR study. Fam Med . 2019;51(5):389-98.. Outros pontos que influenciam negativamente o exercício da atividade incluem falta de espaço físico e infraestrutura, como equipamentos, medicamentos e materiais2424. Sant’Ana ERRB, Pereira ERS. Preceptoria médica em serviço de emergência e urgência hospitalar na perspectiva de médicos. Rev Bras Educ Med . 2016;40(2):204-15.),(3838. Oliveira SF, da Cunha AJLA, Trajman A, Teixeira C, Gomes MK, Halfoun V. Percepção sobre o internato de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro pelos preceptores do serviço na atenção básica: um estudo de caso. Rev Bras Educ Med . 2017;41(1):79-85C.

Em contrapartida, a diversidade de casos clínicos complexos, se o local é um hospital de ensino e se possui programas de residência para apoio interno2424. Sant’Ana ERRB, Pereira ERS. Preceptoria médica em serviço de emergência e urgência hospitalar na perspectiva de médicos. Rev Bras Educ Med . 2016;40(2):204-15.),(2828. Ryan MS, Leggio LE, Peltier CB, Chatterjee A, Arenberg S, Byerley JS, et al. Recruitment and retention of community preceptors. Pediatrics. 2018;142(3):1-11. podem auxiliar no desenvolvimento da atividade. Além disso, foi citado impacto positivo no fluxo de pacientes e na coleta de informações2727. Lefroy J, Roberts N, Molyneux A, Bartlett M, Gay S, McKinley R. Utility of an app-based system to improve feedback following workplace-based assessment. Int J Med Educ . 2017;8:207-16..

No que concerne ao recrutamento e à retenção de preceptores, há de ser considerada as competições internas (entre os anos da graduação) e externas (com outros programas) por preceptores2828. Ryan MS, Leggio LE, Peltier CB, Chatterjee A, Arenberg S, Byerley JS, et al. Recruitment and retention of community preceptors. Pediatrics. 2018;142(3):1-11.. Há divergências sobre a remuneração como único fator determinante para motivação e valorização do trabalho exercido2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.),(2121. Pichlhöfer O, Tönies H, Spiegel W, Wilhelm-Mitteräcker A, Maier M. Patient and preceptor attitudes towards teaching medical students in general practice. BMC Med Educ . 2013;13:83. https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-83.
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),(2323. Minor S, Huffman M, Lewis PR, Kost A, Prunuske J. Community preceptor perspectives on recruitment and retention: the CoPPRR study. Fam Med . 2019;51(5):389-98.),(2828. Ryan MS, Leggio LE, Peltier CB, Chatterjee A, Arenberg S, Byerley JS, et al. Recruitment and retention of community preceptors. Pediatrics. 2018;142(3):1-11.. Enquanto três artigos indicaram que a bonificação poderia melhorar as taxas de adesão2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.),(2121. Pichlhöfer O, Tönies H, Spiegel W, Wilhelm-Mitteräcker A, Maier M. Patient and preceptor attitudes towards teaching medical students in general practice. BMC Med Educ . 2013;13:83. https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-83.
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),(2828. Ryan MS, Leggio LE, Peltier CB, Chatterjee A, Arenberg S, Byerley JS, et al. Recruitment and retention of community preceptors. Pediatrics. 2018;142(3):1-11., um estudo apontou que isso não parece incentivar a atividade2323. Minor S, Huffman M, Lewis PR, Kost A, Prunuske J. Community preceptor perspectives on recruitment and retention: the CoPPRR study. Fam Med . 2019;51(5):389-98..

Aspectos pedagógicos

As atividades de preceptoria, como um componente do ensino médico, avançam para a perspectiva da relação horizontal preceptor-estudante, em que o aluno potencializa seu processo de aprender a aprender crítica e reflexivamente por meio do contato com a realidade sob mediação do preceptor, tornando a aprendizagem significativa. As estratégias de ensino que particularizam o processo de ensino-aprendizagem criam um ambiente positivo para que isso ocorra2727. Lefroy J, Roberts N, Molyneux A, Bartlett M, Gay S, McKinley R. Utility of an app-based system to improve feedback following workplace-based assessment. Int J Med Educ . 2017;8:207-16.),(2929. Bradner MK, Flores SK, Gary JS, Zumbrunn S. Effective learning in an ambulatory family medicine clerkship: a qualitative study of medical student midpoint feedback. Fam Med . 2017;49(8):630-4.),(3636. Below BV, Haffling AC, Brorsson A, Mattsson B, Wahlqvist M. Student-centred GP ambassadors: perceptions of experienced clinical tutors in general practice undergraduate training. Scand J Prim Health Care. 2015;33(2):142-9..

O relacionamento desenvolvido entre preceptores e estudantes se aprofunda com o tempo, tanto em aspectos profissionais quanto pessoais. O artigo de Cuncic et al.2525. Cuncic C, Regehr G, Frost H, Bates J. It’s all about relationships: a qualitative study of family physicians teaching experiences in rural longitudinal clerkships. Perspect Med Educ . 2018;7(2):100-9. associa a relação preceptor-estudante construída no estágio longitudinal com a ampliação do olhar do preceptor para além do desenvolvimento acadêmico dos estudantes. A individualização da interação preceptor-aluno permite identificar lacunas de conhecimento e promover ações para a superação dessas dificuldades, como apontar pontos específicos de estudo ou exercícios aos estudantes que apresentaram deficiências2525. Cuncic C, Regehr G, Frost H, Bates J. It’s all about relationships: a qualitative study of family physicians teaching experiences in rural longitudinal clerkships. Perspect Med Educ . 2018;7(2):100-9.),(3030. Hauer KE, Mazotti L, O’Brien B, Hemmer PA, Tong L. Faculty verbal evaluations reveal strategies used to promote medical student performance. Med Educ Online. 2011;16:1, 6354. https://doi.org/10.3402/meo.v16i0.6354.
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. Considerar o nível de conhecimento, as potencialidades e as dificuldades de cada estudante ajudam no desenvolvimento de uma atividade equilibrada2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.),(2525. Cuncic C, Regehr G, Frost H, Bates J. It’s all about relationships: a qualitative study of family physicians teaching experiences in rural longitudinal clerkships. Perspect Med Educ . 2018;7(2):100-9.),(3030. Hauer KE, Mazotti L, O’Brien B, Hemmer PA, Tong L. Faculty verbal evaluations reveal strategies used to promote medical student performance. Med Educ Online. 2011;16:1, 6354. https://doi.org/10.3402/meo.v16i0.6354.
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A estratégia de decomposição do aprendizado em etapas se apresenta potente, de modo que se estipulam objetivos progressivamente mais difíceis à medida que os estudantes atingem algumas metas2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.),(2525. Cuncic C, Regehr G, Frost H, Bates J. It’s all about relationships: a qualitative study of family physicians teaching experiences in rural longitudinal clerkships. Perspect Med Educ . 2018;7(2):100-9.),(3030. Hauer KE, Mazotti L, O’Brien B, Hemmer PA, Tong L. Faculty verbal evaluations reveal strategies used to promote medical student performance. Med Educ Online. 2011;16:1, 6354. https://doi.org/10.3402/meo.v16i0.6354.
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. A autonomia deve ser avaliada no nível de trajetória da formação dos estudantes, de modo que ela se intensifica ao longo dos anos2929. Bradner MK, Flores SK, Gary JS, Zumbrunn S. Effective learning in an ambulatory family medicine clerkship: a qualitative study of medical student midpoint feedback. Fam Med . 2017;49(8):630-4.. Uma das formas de avaliar a autonomia é por meio das entrustable professional activities (EPA) ou atividades profissionais confiáveis (APC), como são conhecidas no Brasil. As EPA, uma perspectiva do currículo orientado por competências, são unidades de práticas profissionais mediadas por atribuição de confiança em diferentes níveis de supervisão3535. Schick K, Eissner A, Wijnen-Meijer M, Johannink J, Huenges B, Ehrhardt M, et al. Implementing a logbook on entrustable professional activities in the final year of undergraduate medical education in Germany: a multicentric pilot study. GMS J Med Educ . 2019;36(6):Doc69..

Outra estratégia é o ensino por meio do exemplo (role-modeling)1818. Ferreira RC, Tsuji H, Tonhom SFR. Aprendizagem baseada em problemas no internato: há continuidade do processo de ensino e aprendizagem ativo? Rev Bras Educ Med . 2015;39(2):276-85.),(1919. Geller AC, Hayes RB, Leone F, Churchill LC, Leung K, Reed G, et al. Tobacco dependence treatment teaching by medical school clerkship preceptors: survey responses from more than 1000 US medical students. Prev Med. 2013;57(2):107-12.),(2525. Cuncic C, Regehr G, Frost H, Bates J. It’s all about relationships: a qualitative study of family physicians teaching experiences in rural longitudinal clerkships. Perspect Med Educ . 2018;7(2):100-9.),(2929. Bradner MK, Flores SK, Gary JS, Zumbrunn S. Effective learning in an ambulatory family medicine clerkship: a qualitative study of medical student midpoint feedback. Fam Med . 2017;49(8):630-4.),(3131. Curry E, Oser TK, Oser SM. Electronic health record impacts on family medicine teachers: survey of third-year medical student clerkship preceptors at an academic medical center. Fam Med . 2017;49(9):723-9., que permite modelar comportamentos e habilidades, e oportuniza a demonstração de técnicas de exame aos estudantes2929. Bradner MK, Flores SK, Gary JS, Zumbrunn S. Effective learning in an ambulatory family medicine clerkship: a qualitative study of medical student midpoint feedback. Fam Med . 2017;49(8):630-4.. Os exemplos, tanto bons quanto ruins, propõem a reflexão sobre a forma de tratamento dos pacientes1818. Ferreira RC, Tsuji H, Tonhom SFR. Aprendizagem baseada em problemas no internato: há continuidade do processo de ensino e aprendizagem ativo? Rev Bras Educ Med . 2015;39(2):276-85.),(2525. Cuncic C, Regehr G, Frost H, Bates J. It’s all about relationships: a qualitative study of family physicians teaching experiences in rural longitudinal clerkships. Perspect Med Educ . 2018;7(2):100-9.),(3131. Curry E, Oser TK, Oser SM. Electronic health record impacts on family medicine teachers: survey of third-year medical student clerkship preceptors at an academic medical center. Fam Med . 2017;49(9):723-9.) e a postura diante do erro e do desconhecimento2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.),(2525. Cuncic C, Regehr G, Frost H, Bates J. It’s all about relationships: a qualitative study of family physicians teaching experiences in rural longitudinal clerkships. Perspect Med Educ . 2018;7(2):100-9.. A coaprendizagem (co-learning)2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.) surge nesse contexto, caracterizando-se pela iniciativa de aprender algo com o estudante. Geralmente, a execução dessa estratégia envolve o uso de ferramentas de decisão clínica baseada em evidências como recurso para a educação2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82..

O compartilhamento do processo de pensamento e o estímulo ao raciocínio clínico, ao pensamento crítico e à pesquisa também foram estratégias apontadas pelos estudos1818. Ferreira RC, Tsuji H, Tonhom SFR. Aprendizagem baseada em problemas no internato: há continuidade do processo de ensino e aprendizagem ativo? Rev Bras Educ Med . 2015;39(2):276-85.),(2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.),(2929. Bradner MK, Flores SK, Gary JS, Zumbrunn S. Effective learning in an ambulatory family medicine clerkship: a qualitative study of medical student midpoint feedback. Fam Med . 2017;49(8):630-4.. Outras estratégias educacionais relevantes são as rodas de conversa e/ou tutorias no modelo de aprendizagem baseada em problemas, seminários apresentados por estudantes após identificação de lacunas de conhecimento e desenvolvimento conjunto de protocolos assistenciais3232. Barreto VHL, Marco MA. Visão de preceptores sobre o processo de ensino-aprendizagem no internato. Rev Bras Educ Med . 2014;38(1):94-102..

Estratégias centradas no preceptor, como aulas expositivas2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.),(2929. Bradner MK, Flores SK, Gary JS, Zumbrunn S. Effective learning in an ambulatory family medicine clerkship: a qualitative study of medical student midpoint feedback. Fam Med . 2017;49(8):630-4.),(3232. Barreto VHL, Marco MA. Visão de preceptores sobre o processo de ensino-aprendizagem no internato. Rev Bras Educ Med . 2014;38(1):94-102.),(3333. Duncan GF, Roth LM, Donner-Banzhoff N, Boesner S. Teaching points-do they occur and what do they contain? An observation study concerning the general practice rotation. BMC Med Educ . 2016;16,113. https://doi.org/10.1186/s12909-016-0636-y.
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, apareceram em menor número quando comparadas às estratégias centradas no estudante.

A avaliação é parte indispensável do processo de ensino-aprendizagem, e a utilização de instrumentos de avaliação formativos e somativos é considerada essencial.

O feedback aparece como instrumento de avaliação formativo mais utilizado e validado entre as experiências estudadas2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.),(2626. Jesus JCM, Ribeiro VMB. Uma avaliação do processo de formação pedagógica de preceptores do internato médico. Rev Bras Educ Med . 2012;36(2):153-61.),(2929. Bradner MK, Flores SK, Gary JS, Zumbrunn S. Effective learning in an ambulatory family medicine clerkship: a qualitative study of medical student midpoint feedback. Fam Med . 2017;49(8):630-4.)-(3131. Curry E, Oser TK, Oser SM. Electronic health record impacts on family medicine teachers: survey of third-year medical student clerkship preceptors at an academic medical center. Fam Med . 2017;49(9):723-9.),(3535. Schick K, Eissner A, Wijnen-Meijer M, Johannink J, Huenges B, Ehrhardt M, et al. Implementing a logbook on entrustable professional activities in the final year of undergraduate medical education in Germany: a multicentric pilot study. GMS J Med Educ . 2019;36(6):Doc69.),(3636. Below BV, Haffling AC, Brorsson A, Mattsson B, Wahlqvist M. Student-centred GP ambassadors: perceptions of experienced clinical tutors in general practice undergraduate training. Scand J Prim Health Care. 2015;33(2):142-9.. Os feedbacks são vistos como uma forma de promover aprendizagem e melhorar habilidades por meio de intervenções pontuais e comentários de desempenho2525. Cuncic C, Regehr G, Frost H, Bates J. It’s all about relationships: a qualitative study of family physicians teaching experiences in rural longitudinal clerkships. Perspect Med Educ . 2018;7(2):100-9.),(2929. Bradner MK, Flores SK, Gary JS, Zumbrunn S. Effective learning in an ambulatory family medicine clerkship: a qualitative study of medical student midpoint feedback. Fam Med . 2017;49(8):630-4.),(3030. Hauer KE, Mazotti L, O’Brien B, Hemmer PA, Tong L. Faculty verbal evaluations reveal strategies used to promote medical student performance. Med Educ Online. 2011;16:1, 6354. https://doi.org/10.3402/meo.v16i0.6354.
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Nesse contexto, o Reporter-Interpreter-Manager-Educator (RIME)3030. Hauer KE, Mazotti L, O’Brien B, Hemmer PA, Tong L. Faculty verbal evaluations reveal strategies used to promote medical student performance. Med Educ Online. 2011;16:1, 6354. https://doi.org/10.3402/meo.v16i0.6354.
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) é uma ferramenta de referência para a avaliação contínua do desempenho do estudante, o qual deve atingir conhecimentos, habilidades e atitudes determinadas. O RIME é composto por critérios que orientam o feedback e as intervenções necessárias para a progressão nele.

Dada a importância do feedback e a dificuldade para realizá-lo devido à limitação de tempo, uma experiência2727. Lefroy J, Roberts N, Molyneux A, Bartlett M, Gay S, McKinley R. Utility of an app-based system to improve feedback following workplace-based assessment. Int J Med Educ . 2017;8:207-16. propôs a utilização do aplicativo work based assessment (avaliação baseada no trabalho) para a produção e o registro dos feedbacks formais dos preceptores aos estudantes. A utilização do aplicativo facilitou o acesso ao currículo, familiarizando o preceptor com os planos de ensino.

Além dos feedbacks programados, o Mini Clinical Evaluation Exercise - Mini-CEX (Miniexame de Avaliação Clínica) também foi usado para avaliar estudantes do último ano em um currículo de EPA. Nessa experiência, o exame forneceu subsídios para designar tarefas ao estudante, considerando o nível de autonomia identificado e o esperado para o momento da formação3535. Schick K, Eissner A, Wijnen-Meijer M, Johannink J, Huenges B, Ehrhardt M, et al. Implementing a logbook on entrustable professional activities in the final year of undergraduate medical education in Germany: a multicentric pilot study. GMS J Med Educ . 2019;36(6):Doc69..

Aspectos organizacionais e gerenciais da preceptoria

O serviço de saúde onde os estudantes estão inseridos é, ao mesmo tempo, um ambiente de produção de cuidado e de formação profissional. Sendo assim, os elementos relativos à organização da atividade também são parte do exercício da preceptoria2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.),(2525. Cuncic C, Regehr G, Frost H, Bates J. It’s all about relationships: a qualitative study of family physicians teaching experiences in rural longitudinal clerkships. Perspect Med Educ . 2018;7(2):100-9.),(3232. Barreto VHL, Marco MA. Visão de preceptores sobre o processo de ensino-aprendizagem no internato. Rev Bras Educ Med . 2014;38(1):94-102.),(3636. Below BV, Haffling AC, Brorsson A, Mattsson B, Wahlqvist M. Student-centred GP ambassadors: perceptions of experienced clinical tutors in general practice undergraduate training. Scand J Prim Health Care. 2015;33(2):142-9.. São eles: o esclarecimento do regimento do serviço3232. Barreto VHL, Marco MA. Visão de preceptores sobre o processo de ensino-aprendizagem no internato. Rev Bras Educ Med . 2014;38(1):94-102., a apresentação da equipe, a organização da agenda e da rotina da atividade3636. Below BV, Haffling AC, Brorsson A, Mattsson B, Wahlqvist M. Student-centred GP ambassadors: perceptions of experienced clinical tutors in general practice undergraduate training. Scand J Prim Health Care. 2015;33(2):142-9., a reserva de tempo para discussão dos casos com os estudantes1818. Ferreira RC, Tsuji H, Tonhom SFR. Aprendizagem baseada em problemas no internato: há continuidade do processo de ensino e aprendizagem ativo? Rev Bras Educ Med . 2015;39(2):276-85.),(2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.) e a designação de um espaço para que os discentes possam estudar3636. Below BV, Haffling AC, Brorsson A, Mattsson B, Wahlqvist M. Student-centred GP ambassadors: perceptions of experienced clinical tutors in general practice undergraduate training. Scand J Prim Health Care. 2015;33(2):142-9.. Os estudantes reconhecem essa função do preceptor na estruturação da dinâmica do estágio1818. Ferreira RC, Tsuji H, Tonhom SFR. Aprendizagem baseada em problemas no internato: há continuidade do processo de ensino e aprendizagem ativo? Rev Bras Educ Med . 2015;39(2):276-85.) e como ela é capaz de proporcionar um ambiente educacional não intimidante e acessível2929. Bradner MK, Flores SK, Gary JS, Zumbrunn S. Effective learning in an ambulatory family medicine clerkship: a qualitative study of medical student midpoint feedback. Fam Med . 2017;49(8):630-4..

No cenário real de prática profissional, a seleção de pacientes para atendimento foi considerada importante estratégia para o processo de ensino aprendizagem do estudante2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82.),(2727. Lefroy J, Roberts N, Molyneux A, Bartlett M, Gay S, McKinley R. Utility of an app-based system to improve feedback following workplace-based assessment. Int J Med Educ . 2017;8:207-16.),(2929. Bradner MK, Flores SK, Gary JS, Zumbrunn S. Effective learning in an ambulatory family medicine clerkship: a qualitative study of medical student midpoint feedback. Fam Med . 2017;49(8):630-4.),(3030. Hauer KE, Mazotti L, O’Brien B, Hemmer PA, Tong L. Faculty verbal evaluations reveal strategies used to promote medical student performance. Med Educ Online. 2011;16:1, 6354. https://doi.org/10.3402/meo.v16i0.6354.
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. Os diferentes critérios para escolha do paciente consideraram os disparadores que proporciona2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82., os interesses pessoais e dificuldades identificadas pelo próprio estudante2525. Cuncic C, Regehr G, Frost H, Bates J. It’s all about relationships: a qualitative study of family physicians teaching experiences in rural longitudinal clerkships. Perspect Med Educ . 2018;7(2):100-9.) e maior exposição de um estudante a uma determinada questão, de modo a reforçar esse conhecimento3030. Hauer KE, Mazotti L, O’Brien B, Hemmer PA, Tong L. Faculty verbal evaluations reveal strategies used to promote medical student performance. Med Educ Online. 2011;16:1, 6354. https://doi.org/10.3402/meo.v16i0.6354.
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. Uma das experiências descreve que, para o aproveitamento oportuno dos momentos de aprendizagem, o preceptor discerniu quais tópicos poderiam ser abordados durante a consulta e quais seriam mais bem explorados em um momento após a consulta2020. Scott SM, Schifferdecker KEE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping? Fam Med. 2014;46(10):776-82..

Foi observado que quanto maior a exposição dos alunos ao ambiente de prática, em conjunto com os preceptores, maior a segurança dos estudantes na atuação clínica. Isso indica a importância da atuação com os preceptores para aquisição de competências profissionais1919. Geller AC, Hayes RB, Leone F, Churchill LC, Leung K, Reed G, et al. Tobacco dependence treatment teaching by medical school clerkship preceptors: survey responses from more than 1000 US medical students. Prev Med. 2013;57(2):107-12.),(2929. Bradner MK, Flores SK, Gary JS, Zumbrunn S. Effective learning in an ambulatory family medicine clerkship: a qualitative study of medical student midpoint feedback. Fam Med . 2017;49(8):630-4.),(3535. Schick K, Eissner A, Wijnen-Meijer M, Johannink J, Huenges B, Ehrhardt M, et al. Implementing a logbook on entrustable professional activities in the final year of undergraduate medical education in Germany: a multicentric pilot study. GMS J Med Educ . 2019;36(6):Doc69.),(3333. Duncan GF, Roth LM, Donner-Banzhoff N, Boesner S. Teaching points-do they occur and what do they contain? An observation study concerning the general practice rotation. BMC Med Educ . 2016;16,113. https://doi.org/10.1186/s12909-016-0636-y.
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.

Aspectos relativos à avaliação da preceptoria

Sob a perspectiva discente, os artigos avaliaram positivamente a preceptoria1616. Silvestre HF, Tesser CD, Da Ros MA. Avaliação discente de um internato médico em atenção primária à saúde. Rev Bras Educ Med . 2016;40(3):383-92.),(1818. Ferreira RC, Tsuji H, Tonhom SFR. Aprendizagem baseada em problemas no internato: há continuidade do processo de ensino e aprendizagem ativo? Rev Bras Educ Med . 2015;39(2):276-85.),(2222. Lopes CMC, Bicudo AM, Zanolli ML. Qualificação como médico preceptor e a satisfação de seus clientes quanto à assistência recebida na UBS de origem. Rev Bras Educ Med . 2017;41(1):145-51.),(2929. Bradner MK, Flores SK, Gary JS, Zumbrunn S. Effective learning in an ambulatory family medicine clerkship: a qualitative study of medical student midpoint feedback. Fam Med . 2017;49(8):630-4.. O objetivo desses artigos foi a avaliação dos estudantes sobre os estágios, incluindo também a atividade de preceptoria.

As avaliações positivas incluem: o estímulo ao pensamento crítico diante do caso do paciente; o compartilhamento do processo de pensamento; o incentivo a ter uma papel ativo na aprendizagem; a oportunidade de observar o preceptor realizando o exame físico e aprender as técnicas; a identificação de questões críticas para o aprendizado do aluno em cada caso; o feedback oportuno2929. Bradner MK, Flores SK, Gary JS, Zumbrunn S. Effective learning in an ambulatory family medicine clerkship: a qualitative study of medical student midpoint feedback. Fam Med . 2017;49(8):630-4.; o estímulo à busca ativa de conhecimento1818. Ferreira RC, Tsuji H, Tonhom SFR. Aprendizagem baseada em problemas no internato: há continuidade do processo de ensino e aprendizagem ativo? Rev Bras Educ Med . 2015;39(2):276-85.),(2222. Lopes CMC, Bicudo AM, Zanolli ML. Qualificação como médico preceptor e a satisfação de seus clientes quanto à assistência recebida na UBS de origem. Rev Bras Educ Med . 2017;41(1):145-51.; a disponibilidade para ensinar1616. Silvestre HF, Tesser CD, Da Ros MA. Avaliação discente de um internato médico em atenção primária à saúde. Rev Bras Educ Med . 2016;40(3):383-92.),(1818. Ferreira RC, Tsuji H, Tonhom SFR. Aprendizagem baseada em problemas no internato: há continuidade do processo de ensino e aprendizagem ativo? Rev Bras Educ Med . 2015;39(2):276-85.; a integração do conhecimento teórico e prático; as práticas baseadas em evidência1616. Silvestre HF, Tesser CD, Da Ros MA. Avaliação discente de um internato médico em atenção primária à saúde. Rev Bras Educ Med . 2016;40(3):383-92.; considerar o preceptor como exemplo de profissionalismo1818. Ferreira RC, Tsuji H, Tonhom SFR. Aprendizagem baseada em problemas no internato: há continuidade do processo de ensino e aprendizagem ativo? Rev Bras Educ Med . 2015;39(2):276-85.; e a resolubilidade clínica1616. Silvestre HF, Tesser CD, Da Ros MA. Avaliação discente de um internato médico em atenção primária à saúde. Rev Bras Educ Med . 2016;40(3):383-92.),(1818. Ferreira RC, Tsuji H, Tonhom SFR. Aprendizagem baseada em problemas no internato: há continuidade do processo de ensino e aprendizagem ativo? Rev Bras Educ Med . 2015;39(2):276-85.. As avaliações negativas são direcionadas à ação pedagógica despreparada1616. Silvestre HF, Tesser CD, Da Ros MA. Avaliação discente de um internato médico em atenção primária à saúde. Rev Bras Educ Med . 2016;40(3):383-92.),(1818. Ferreira RC, Tsuji H, Tonhom SFR. Aprendizagem baseada em problemas no internato: há continuidade do processo de ensino e aprendizagem ativo? Rev Bras Educ Med . 2015;39(2):276-85., como reflexo da falta de capacitação1818. Ferreira RC, Tsuji H, Tonhom SFR. Aprendizagem baseada em problemas no internato: há continuidade do processo de ensino e aprendizagem ativo? Rev Bras Educ Med . 2015;39(2):276-85..

Apenas um estudo apresentou a avaliação da preceptoria do ponto de vista dos pacientes. A presença da figura do médico preceptor com estudantes foi considerada positiva. Os principais aspectos citados foram a qualidade do atendimento, a valorização da queixa, o tempo disponível para consulta, a resolutividade e as orientações confiáveis2222. Lopes CMC, Bicudo AM, Zanolli ML. Qualificação como médico preceptor e a satisfação de seus clientes quanto à assistência recebida na UBS de origem. Rev Bras Educ Med . 2017;41(1):145-51..

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As mudanças no modelo de formação médica e as evidências encontradas revelam a necessidade e importância da preceptoria no processo ensino-aprendizagem. Um fator crítico para o sucesso do acompanhamento de estudantes na prática profissional é a capacidade do preceptor em enxergar o discente pela perspectiva do desenvolvimento integral, para além das funções técnico-científicas. Ao conhecer e aplicar estratégias de ensino, o preceptor se torna mais do que o profissional médico que acompanha o estudante e assume também o papel de educador. Da mesma forma, a individualização da interação preceptor-estudante permite identificar o momento de ensino, a escolha dos pacientes, o reconhecimento de lacunas pessoais e a oportunidade de melhorá-las, bem como o feedback oportuno.

Em vista disso, destaca-se a relevância da qualificação dos preceptores para que participem efetivamente do processo de ensino-aprendizagem e da avaliação dos estudantes de Medicina quanto à aquisição de competências profissionais em cenários reais do trabalho, sendo a qualificação um campo aberto para constantes investigações.

Uma limitação do estudo está na diversidade de contextos educacionais e matrizes curriculares encontradas nos diferentes países. Dessa forma, é preciso levar em consideração que os currículos se distribuem de maneira distinta e o estudante é inserido na prática profissional em momentos e cenários plurais e com autonomia diversa, o que impossibilita generalizações ainda que pontos em comum possam ser observados.

No contexto brasileiro, em que as próprias DCN estimulam a prática profissional nos anos iniciais da graduação, é imperioso compreender a atividade de preceptoria no início da formação médica, posto que os trabalhos encontrados se concentram nos anos finais do curso.

Dada a importância do cuidado integral à saúde, faz-se necessário assimilar o papel de preceptores de diversas profissões da saúde sob a perspectiva da educação interprofissional na graduação em Medicina.

Por fim, reitera-se a importância do conhecimento das experiências mundiais acerca da preceptoria, do desenvolvimento de mais estudos sobre o tema e da formação crítico-reflexiva dos profissionais médicos.

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  • FINANCIAMENTO

    Declaramos não haver financiamento.
Editora-chefe: Rosiane Viana Zuza Diniz. Editor associado: Fernando Antônio de Almeida.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Fev 2022
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    05 Jun 2021
  • Aceito
    16 Nov 2021
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