Storarri, Castro et al.99. Storarri ACM, de Castro GD, Castiglioni L, Cury PM. Confidence in palliative care issues by medical students and internal medicine residents. BMJ Support Palliat Care 2019;9(1):e1. Confidence in palliative care issues by medical students and internal medicine residents (São Paulo) |
2019 |
Estudo transversal de cunho descritivo com 336 pessoas, sendo estudantes de Medicina do primeiro ao sexto ano e residentes do primeiro ou segundo ano. |
Falta de preparo para dar más notícias a pacientes e suas famílias. |
Marques, Oliveira et al.1010. Marques DT, Oliveira MXD, Santos MLGD, Silveira RP, Silva RPM. Percepção, atitudes e ensino sobre a morte e terminalidade da vida no curso de Medicina da Universidade Federal do Acre. Rev Bras Educ Med . 2019;43(3):123-33. Percepção, atitudes e ensino sobre a morte e terminalidade da vida no curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Acre) |
2019 |
Estudo qualitativo e quantitativo com 66 estudantes de Medicina, do oitavo e 11º períodos. |
Por um lado, a morte parece provocar angústia e medo, e, por outro, de maneira aparentemente contraditória, o perfil de atitude predominante era caracterizado pela visão da morte como algo natural, a morte como parte da própria vida (aceitação neutra). |
Santos e Pintarelli.1111. Santos TF, Pintarelli VL. Educação para o processo do morrer e da morte pelos estudantes de Medicina e médicos residentes. Rev Bras Educ Med . 2019;43(2):5-14. Educação para o processo do morrer e da morte pelos estudantes de Medicina e médicos residentes (Paraná) |
2019 |
Estudo transversal quantitativo e observacional com 898 pessoas, sendo estudantes de Medicina e médicos residentes. |
O contato com pacientes em processo de morte gerou efeitos variados, sendo os mais relatados: aumento da sensibilidade, aumento da religiosidade, aumento do gosto pela medicina, tristeza e angústia. |
Meireles, Feitosa et al.1212. Meireles MADC, Feitosa RB, Oliveira LDA, Souza HJD, Lobão LM. Percepção da morte para médicos e alunos de medicina. Rev Bioét. 2019;27(3):500-9. Percepção da morte para médicos e alunos de medicina (Minas Gerais) |
2019 |
Estudo transversal, descritivo e de abordagem quantitativa com 92 pessoas, sendo estudantes de Medicina do segundo, terceiro e quarto períodos, médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) e médicos de um hospital particular. |
A maioria dos entrevistados sente-se despreparada para enfrentar a esfera familiar da morte dos doentes. |
Pereira, Rangel et al.77. Pereira EAL, Rangel AB, Giffoni JCG. Identificação do nível de conhecimento em cuidados paliativos na formação médica em uma escola de Medicina de Goiás. Rev Bras Educ Med . 2019; 43(4):65-71. Identificação do nível de conhecimento em cuidados paliativos na formação médica em uma escola de Medicina de Goiás (Goiás) |
2019 |
Estudo quanti-qualitativo com 81 estudantes de Medicina do sexto ano. |
A maioria não se sente preparada para lidar com a morte. Há dificuldade de lidar com os aspectos gerais da terminalidade, como a própria finitude da vida, aceitação da não cura e falhas na comunicação, especialmente quando envolve más notícias. |
Santos, Lins et al.1313. Santos MRC, Lins L, Menezes MS. “As intermitências da morte” no ensino da ética e bioética. Rev Bioét . 2018;26(1):135-44. “As intermitências da morte” no ensino da Ética e Bioética (Bahia) |
2018 |
Estudo descritivo com análise qualitativa com 47 estudantes de Medicina do primeiro ano. |
Angústia, ansiedade, medo, solidão e fracasso. |
Malta, Rodrigues et al.1414. Malta R, Rodrigues B, Priolli DG. Paradigma na formação médica: atitudes e conhecimentos de acadêmicos sobre morte e cuidados paliativos. Rev Bras Educ Med . 2018;42(2):34-44. Paradigma na formação médica: atitudes e conhecimentos de acadêmicos sobre morte e cuidados paliativos (São Paulo) |
2018 |
Estudo de coorte quantitativo com 240 estudantes de Medicina. |
Medo de lidar com a morte. |
Correia et al.1515. Correia DS, Bezerra MEDS, Lucena TDS, Farias MSJAD, Freitas DA, Riscado JLDS. Cuidados paliativos: importância do tema para discentes de graduação em Medicina. Rev Bras Educ Med . 2018;42(3):78-86. Cuidados paliativos: importância do tema para discentes de graduação em Medicina (Alagoas) |
2018 |
Estudo quantitativo, descritivo e transversal com 134 estudantes de Medicina do quinto e sexto anos. |
Ansiedade ou desconforto ao pensar na morte de seus pacientes. |
Alves, Alves et al.1616. Alves ATLS, Alves FV, Melo EV, Oliva-Costa EFD. Evaluation of medical interns’ attitudes towards relevant aspects of medical practice. Rev Assoc Med Bras. 2017;63(6):492-9. Evaluation of medical interns’ attitudes towards relevant aspects of medical practice (Brasília) |
2017 |
Estudo transversal quantitativo com 120 estudantes de Medicina do primeiro ao sexto ano. |
O enfrentamento da morte representa um grande desafio para a educação médica. |
Duarte, Almeida et al.44. Duarte AC, Almeida DVD, Popim RC. A morte no cotidiano da graduação: um olhar do aluno de Medicina. Interface Comun Saúde Educ. 2015;19(55):1207-19. A morte no cotidiano da graduação: um olhar do aluno de Medicina (São Paulo) |
2015 |
Estudo qualitativo com 26 estudantes de Medicina do quarto e sexto anos. |
A morte aparece como um tabu, por ser pouco abordada e discutida. Os alunos do quarto ano referem sentimentos e sensações desagradáveis, já os do sexto relatam que as experiências oportunizaram o aprendizado por meio da observação. |
Santos, Menezes et al.1717. Santos LRGD, Menezes MP, Gradvohl SMO. Conhecimento, envolvimento e sentimentos de concluintes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia sobre ortotanásia. Cienc Saude Colet. 2013;18(9):2645-51. Conhecimento, envolvimento e sentimentos de concluintes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia sobre ortotanásia (São Paulo) |
2013 |
Estudo qualitativo com 22 alunos: seis do curso de Medicina, dez de Enfermagem e seis de Psicologia. |
Dificuldades com a experiência. |
Andrade, Deus et al.1818. Andrade SCD, Deus JAD, Barbosa ECH, Trindade EMV. Avaliação do desenvolvimento de atitudes humanísticas na graduação médica. Rev Bras Educ Med . 2011;35(4):517-25. Avaliação do desenvolvimento de atitudes humanísticas na graduação médica (Brasília) |
2011 |
Estudo transversal, qualitativo-quantitativo com 120 estudantes de Medicina do primeiro ao sexto ano. |
Despreparo para confortar e transmitir as más notícias às famílias. |
Azeredo, Rocha et al.1919. Azeredo NSG, Rocha CF, Carvalho PRA. O enfrentamento da morte e do morrer na formação de acadêmicos de Medicina. Rev Bras Educ Med . 2011;35(1):37-43. O enfrentamento da morte e do morrer na formação de acadêmicos de Medicina (Rio Grande do Sul) |
2011 |
Estudo qualitativo com cinco estudantes de Medicina do internato. |
Sensação de frustração e um sentimento de incapacidade, pois existe um despreparo, para lidar “dignamente” com a morte. |
Silva e Ayres.55. Silva GSND, Ayres JRDCM. O encontro com a morte: à procura do mestre Quíron na formação médica. Rev Bras Educ Med . 2010;34(4):487-96. O encontro com a morte: à procura do mestre Quíron na formação médica (Rio Grande do Norte) |
2010 |
Estudo qualitativo com 19 pessoas, sendo estudantes de Medicina do primeiro ao sexto ano e residentes do primeiro e segundo anos. |
Tema evitado, pouco abordado e presenciado de forma acidental. |
Mascia et al.2020. Mascia AR, Silva FB, Lucchese AC, De Marco MA, Martins MCFN, Martins LAN. Atitudes frente a aspectos relevantes da prática médica: estudo transversal randomizado com alunos de segundo e sexto anos. Rev Bras Educ Med . 2009;33(1):40-8. Atitudes frente a aspectos relevantes da prática médica: estudo transversal randomizado com alunos de segundo e sexto anos (São Paulo) |
2009 |
Estudo transversal randomizado com abordagem quali-quantitatiiva com 82 estudantes de Medicina do segundo e sexto anos. |
Pouco contato com a morte de pacientes durante o curso. Alunos do sexto ano referiram aprendizado e aceitação da morte, enquanto alunos do segundo ano ressaltaram: “culpa”, “raiva”, “sentimento ruim”. |
Marta, Marta et al.2121. Marta GN, Marta SN, Andrea Filho AD, Job JRPP. O estudante de Medicina e o médico recém-formado frente à morte e ao morrer. Rev Bras Educ Med . 2009;33(3):405-16. O estudante de Medicina e o médico recém-formado frente à morte e ao morrer (São Paulo) |
2009 |
Estudo transversal de cunho descritivo com 220 pessoas, sendo estudantes de Medicina do terceiro ano e médicos residentes. |
A maioria dos estudantes contraria a aceitação da morte como um continuum da vida, porém a maioria dos residentes afirma aceitação da morte como um processo natural e como o fim de um ciclo. |
Sadala e Silva.2222. Sadala MLA, Silva MPD. Cuidar de pacientes em fase terminal: a experiência de alunos de Medicina. Interface Comun Saúde Educ . 2008;12:7-21. Cuidar de pacientes em fase terminal: a experiência de alunos de Medicina (São Paulo) |
2008 |
Estudo qualitativo com 24 estudantes de Medicina do quinto e sextos anos. |
A morte é um processo natural para alguns; para outros, um processo de sofrimento. |
Vianna e Piccelli.2323. Vianna A, Piccelli H. O estudante, o médico e o professor de Medicina perante a morte e o paciente terminal. Rev Assoc Med Bras . 1998;44(1):21-7. O estudante, o médico e o professor de Medicina perante a morte e o paciente terminal (Brasília) |
1998 |
Inquérito com 326 pessoas, sendo estudantes de Medicina, médicos residentes e professores de Medicina. |
Sensação de repulsa e desespero, porém interesse no assunto. |