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CAPACIDADE DE FORMAÇÃO DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA NO ESTADO DE SÃO PAULO: ABORDAGEM QUANTITATIVA. O CASO DA PEDIATRIA

Resumo:

Os autores apresentam uma metodologia quantitativa de avaliação objetiva da capacidade de formação de programas de Residência Médica. Tecem breves comentários a respeito da história desse tipo de recurso de treinamento médico, e sua importância atual. Como parte de uma série de estudos a respeito dos programas de Residência Médica do Estado de São Paulo, Brasil, o apresentado tem por objetivo permitir a alocação de recursos entre diferentes instituições, assim como localizar em determinada instituição aqueles fatores que devem ser incrementados com a finalidade de ampliar sua capacidade de formação. O método envolve o estabelecimento de uma relação de 30 indicadores, sendo três na área de aspectos físicos, 14 na de aspectos funcionais, 7 na área de Recursos Humanos e 6 na de atividades didáticas complementares. Os indicadores foram submetidos a três painéis de 30 peritos (especialidades clínicas, especialidades cirúrgicas e outro referente a meios de apoio diagnóstico e terapêutica e outros), que por intermédio de um processo Delphi em três turnos estabeleceram pontuação ("pesos") para cada indicador. Paralelamente, por meio de um questionário encaminhado aos coordenadores dos programas e de entrevistas com os responsáveis foram estabelecidos os valores para cada um dos componentes dos indicadores em cada Programa. A seguir, tais valores foram transformados em seu correspondente como variável padrão ("Z"), com o intuito de eliminar a grande variação nos valores absolutos das diferentes variáveis. Os valores padronizados das distintas variáveis foram multiplicados pelos pesos descritos anteriormente e as­sim encontrados índices de capacidade de formação para cada indicador; para as diferentes áreas de análise e, um indicador de capacidade de formação para a instituição em questão. Exemplificando com o caso dos 12 programas de Residência Médica em Pediatria do Estado de São Paulo, os autores demonstram como os indicadores en­contrados podem facilitar a comparação entre a capacidade de formação dos distintos programas e ainda permitir a identificação de áreas e setores cujo incremento poderiam resultar na ampliação de tal capacidade.

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