Imagem: do cinema para a performance

Image: du cinéma à la performance

Carina Sehn Paola Zordan Sobre os autores

RESUMO

No âmbito de uma pesquisa sobre as artes do corpo, o texto aborda o problema da representação da imagem perante as forças corpóreas. Com os estudos filosóficos que Deleuze faz junto ao cinema, trazemos sua taxionomia da imagem, que passa de uma imagem-movimento a uma imagem-tempo, e também consideramos o teatro para analisar como a imagem se lança de uma representação estratificada, moralizante, a uma imagem performática, vibrátil. O trabalho de artistas contemporâneos nos permite e faz pensar a imagem na sua relação com o novo, com o que não é possível conter, com as imagens produzidas pela arte da performance, por um corpo que cria imagens sucessivamente.

Palavras-chave:
Performance; Imagem; Corpo; Cinema; Representação

RÉSUMÉ

Dans le cadre d'une recherche sur les arts du corps, le texte qui suit parle de la question de la représentation de l'image face à des forces corporelles. Avec les études philosophiques que Deleuze réalise sur le cinéma, nous apportons sa taxinomie de l'image, qui passe d'une image-mouvement à une image-temps, et nous considérons aussi le théâtre pour une analyse de la façon dont l'image passe de la représentation stratifiée, moralisante, à une image performative, vibratile. Le travail de certains artistes contemporains nous permet de penser l'image dans son rapport avec le nouveau, avec ce qui ne peut pas être contenu, avec les images produites par l'art de la performance, par un corps qui crée des images successivement.

Mots-clés:
Performance; Image; Corps; Cinéma; Représentation

ABSTRACT

In the scope of a research on the body arts, the text approaches the issue of image representation in face of corporeal forces. With Deleuze's philosophical studies on cinema, we bring his image taxonomy, which passes from a movement-image to a time-image, and we also consider theater to analyze how an image is launched from a stratified and moralizing representation to a performative and resonating image. The work of contemporary artists allows and makes us think an image in its relation with the new, with what is impossible to restrain, with images produced by the art of performance, by a body which creates images successively.

Keywords:
Performance; Image; Body; Cinema; Representation

Texto completo disponível apenas em PDF.

Referências

  • AUSLANDER, Philip. The Performativity of Performance Documentation. Performing Arts Journal, n. 84, p. 1-10, 2006.
  • BERGSON, Henri. Matéria e Memória. Tradução: Paulo Neves da Silva. São Paulo: Martin Fontes, 1990.
  • COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2000.
  • DELEUZE, Gilles. A Imagem-Tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.
  • DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução: Peter Pal Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2000.
  • DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Tradução: Luiz Orlandi, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
  • DELEUZE, Gilles. O que é a Filosofia? Tradução: Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34 , 1993.
  • DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs Vol. 4. Tradução: Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34 , 1997.
  • FOUCAULT. Michel. Arqueologia do Saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
  • GUATTARI, Félix. Caosmose. Tradução: Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34 , 1992.
  • GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. São Paulo: Perspectiva , 2011.
  • GOLDBERG, RoseLee. A Arte da Performance. Do Futurismo ao Presente. Tradução: Percival Panzoldo de Carvalho. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
  • GUÉRON, Rodrigo. Da Imagem ao Clichê, do Clichê à Imagem. Rio de Janeiro: NAU, 2011.
  • NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
  • PELBART, Peter Pal. Da Clausura do Fora ao fora da Clausura. São Paulo: Iluminuras, 2009.
  • ROLNIK, Suely; GUATTARI, Félix. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2005.
  • VIEIRA, Maria Cristina Amorim. O Desafio da Grande Saúde em Nietzsche. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000.
  • WARR, Tracey; SURVEY, Amelia Jones. The Artist's Body. {S.l.}: Phaidon, {s.d.}.
  • ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo: Cosac Naif, 2007.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2014

Histórico

  • Recebido
    18 Dez 2013
  • Aceito
    04 Jun 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com
Accessibility / Report Error