"Contar histórias sempre foi a arte de contá-las de novo"

"Telling stories has always been the art of telling them again"

"Conter des histoires a toujours été l'art de les reconter"

Ana Cecília de Carvalho Reckziegel Gisela Costa Habeyche Sobre os autores

RESUMO

O presente artigo discute alguns aspectos do processo improvisacional da criação do espetáculo Cinco tempos para a morte e os relaciona à experiência de presença descoberta nesse trabalho, a partir do pensamento de Richard Schechner, Henri Bergson e Walter Benjamin. Para tanto são pinçadas duas cenas performadas pelas próprias autoras na montagem mencionada, que consistem na narração de dois acontecimentos vividos pelas atrizes, colocando-as na situação de realizar um depoimento diante da plateia, sem a intermediação de um personagem.

Palavras-chave:
Processo de Criação; Improvisação; Experiência; Usina do Trabalho do Ator; Cinco Tempos para a Morte

ABSTRACT

This article discusses a few points of the improvisational process during the creation of the play Cinco tempos para a morte relating them to experiences of presence found during the process, based on the writings of Richard Schechner, Henri Bergson and Walter Benjamin. In order to do so, we chose two scenes performed by the authors of the play themselves in which they talk about two events from their own lives, putting them in the position to offer the audience real testimonies without the intermediation of a character.

Keywords:
Creative Process; Improvisation; Experience; Usina do Trabalho do Ator; Cinco Tempos para a Morte

RÉSUMÉ

Cet article analyse certains aspects du processus improvisationnel de la création du spectacle Cinco tempos para a morte tout en les associant à l'expérience de la présence observée dans ce travail, à la lueur de la pensée de Richard Schechner, Henri Bergson et Walter Benjamin. Pour ce faire, deux scènes jouées par les auteures elles-mêmes dans le montage cité ci-dessus ont été choisies. Elles consistent à raconter deux faits vécus par les actrices, leur permettant de réaliser un témoignage face au public, sans l'intervention d'un personnage.

Mots-clés:
Processus de Création; Improvisation; Expérience; Usina do Trabalho do Ator; Cinco Tempos para a Morte

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    14 Mar 2012
  • Aceito
    15 Ago 2012
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