Pérolas de Sabedoria nas Noites de Sexta-Feira

Friday Night Pearls of Wisdom

Perles de Sagesse dans les Nuits du Vendredi

Thomas Leabhart Sobre o autor

RESUMO

Este texto testemunha a pedagogia de Etienne Decroux e, em especial, as aulas dadas no início da década de 1970 no porão azul de sua casa na periferia de Paris. Apresentam-se as peculiaridades dos ensinamentos de mímica com ênfase nas lições de improvisação teatral dadas às sextas-feiras à noite. Discutem-se as incongruências e a potência do pensamento e do legado de Decroux para o teatro contemporâneo, sobretudo para a pedagogia do ator.

Palavras-chave:
Etienne Decroux; Improvisação Teatral; Pedagogia do Ator; Mimo Corpóreo; Ator

ABSTRACT

This text testifies to the pedagogy of Etienne Decroux and, in particular, to his lessons in the early 1970s in the blue basement of his house on the outskirts of Paris. The author presents peculiarities of the teaching of mime with emphasis on Decroux's theatrical improvisation lessons taught every Friday night, and discusses the ambiguities and the power of Decroux's thought and contributions to contemporary theatre, especially to acting pedagogy.

Keywords:
Etienne Decroux; Theatrical Improvisation; Acting Pedagogy; Corporeal Mime; Actor.

RÉSUMÉ

Ce texte offre un témoignage de la pédagogie d'Etienne Decroux et, en particulier, des cours donnés au début des années 1970 dans la cave bleue de sa maison à la périphérie de Paris. Il présente les particularités de l'enseignement du mime, en mettant l'accent sur les leçons d'improvisation théâtrale données les vendredis soirs. Il aborde les incongruités et la puissance de la pensée et de l'héritage de Decroux pour le théâtre contemporain, notamment en ce qui concerne la pédagogie de l'acteur.

Mots-clés:
Etienne Decroux; Improvisation Théâtrale; Pédagogie de l'Acteur; Mime Corporel; Acteur.

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Referências

  • LEABHART, Thomas. Friday Night Pearls of Wisdom. Mime Journal, Words on Decroux 2, Clarmont, Pomona College, p. 82-113, 1995.
  • LEABHART, Thomas. A Máscara como Ferramenta Xamanística no Treinamento Teatral de Jacques Copeau. Revista da FUNDARTE, Montenegro, n. 4, p. 04-15, jul./dez. 2002.

  • 1
    Publicado originalmente em inglês em Mime Journal. Clarmont, EUA, Pomona College, 1995, p. 82-113.
  • 2
    Leonard Pitt contou-me que ele recorda a primeira dessas aulas de sexta-feira à noite, aproximadamente em 1963.
  • 3
    As traduções seguintes são dessas gravações.
  • 4
    Entrevista com Madame M. H. Dasté em 16 de novembro de 1980, páginas 1541 e 1542 da tese de doutorado de Richard Canis.
  • 5
    Decroux falou isso sobre Delsarte na sua aula de 8 de fevereiro de 1974, e, na próxima respiração e de modo perfeitamente decroviano, disse que talvez estivesse julgando Delsarte de modo injusto, e que ele talvez tivesse algo a dizer.
  • 6
    Veja meu artigo "The Mask as Shamanic Tool in the Theatre Training of Jacques Copeau" em Mime Journal. 1995. Incorporated Knowledge. NR.; uma versão em língua portuguesa desse texto foi publicado na Revista da FUNDARTE, Montenegro, n. 4, p. 04-15, jul./dez. 2002.
  • 7
    A tarefa de Mark era a de trazer quatro palavras inglesas que usavam o a aberto para cada encontro pós-classe. Essas palavras serviam como ajuda para Decroux, que suspeitava que as estações de rádio e os canais de televisão franceses estivessem mudando a pronúncia das palavras francesas para os menos elegantes e decadentes as fechados.
  • Texto Convidado

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2012
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