Diálogos sobre a Narração - É a nostalgia da fogueira, tenho certeza

Dialogues on Narration - It's the nostalgia of the bonfire, I'm sure

Dialogues sur la Narration - C'est la nostalgie du feu, j'en suis sûr

Nara Waldemar Keiserman Sobre o autor

RESUMO

Reflexões sobre o teatro narrativo que tem na literatura de ficção sua base textual. Abordam-se aspectos como a passagem do livro para a cena, o uso de objetos, a espacialidade, a relação com o espectador, a composição gestual e o trabalho do ator, tendo como referência principal as experiências de encenação realizadas pela autora. O artigo mantém o formato dialógico, de acordo com sua matriz: entrevista realizada por Lígia Borges Matias como parte de sua pesquisa de Mestrado, em 2010, e que ocupa, assim, o papel de coautora do artigo.

Palavras-chave:
Teatro Narrativo; Ator Narrador; Relação com Espectador; Teatralização; Gestualidade.

ABSTRACT

Thoughts on narrative theater, with texts based on literary fiction. This text brings into focus aspects such as the creation of scenes based on books, the use of objects, spatiality, the relationship with the audience, the composition of gestures and acting. The author's stage experiences are the main reference for this paper. The keeps a dialogue format, according to its source: an interview which was part of the Master's degree research conducted by Ligia Borges Matias, the co-author of this article.

Keywords:
Narrative Theater; Actor Narrator; Relationship with the Audience; Theatricality; Gesture.

RÉSUMÉ

Il s'agit d'une réflexion sur le théâtre narratif qui trouve dans la fiction littéraire son fondement textuel. Il traite des aspects tels que le passage du livre à la scène, l'utilisation d'objets, la spatialité, la relation avec le spectateur, la composition et le travail gestuel de l'acteur, ayant comme principale référence les expériences de mise en scène réalisées par l'auteure du présent article. Celui-ci conserve la forme dialogique présente à la source: l'interview réalisée par Ligia Borges Matias dans le cadre de sa recherche de Master en 2010. Cette dernière joue ainsi le rôle de co-auteure de l'article.

Mots-clés:
Théâtre Narratif; Acteur Narrateur; Rapport au Spectateur; Théâtralité; Geste.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • ABREU, Caio Fernando. Morangos Mofados. São Paulo: Companhia das Letras, 1982.
  • ABREU, Caio Fernando. Sapatinhos Vermelhos. In: ABREU, Caio Fernando. Os Dragões não Conhecem o Paraíso. São Paulo: Companhia das Letras , 1988. P. 69-80
  • Alphonsus, João. Galinha Cega. In: Moriconi, Ítalo (Org.). Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000. P. 85-90
  • Andersen, Hans Christian. Os Sapatos Vermelhos. In: Andersen, Hans Christian. Contos de Andersen. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
  • CARRIÈRE, Jean-Claude. O Círculo dos Mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004.
  • DO RIO, João. Melhores Contos de João do Rio. Seleção de Maria Helena Parente Cunha. São Paulo: Global, 2001.
  • FIGUEIREDO, Luciano (Org.). Ligia Clark - Hélio Oiticica: cartas 1964 -74Rio de Janeiro: UFRJ, 1998.
  • GALEANO, Eduardo. O Teatro do Bem e do Mal. Porto Alegre: L&PM, 2007.
  • GARCIA, Silvana. Teatro da Militância: a intenção do popular no engajamento político. São Paulo: Perspectiva, 2004.
  • Lopes Neto, João Simões. Salamanca do Jarau. In: Lopes Neto, João Simões. Lendas do Sul. Porto Alegre: Globo, 1980. P. 33-74.
  • MANN, Klaus. Mefisto: romance de uma carreira. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.
  • MATIAS, Ligia Borges de. Investigações acerca do Uso da Narrativa no Teatro Contemporâneo. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2010.
  • MÜLLER, Heiner. História de Amor. In: MÜLLER, Heiner. Medeamaterial e Outros Textos. São Paulo: Paz e Terra, 1993. P. 77-84.
  • PICON-VALLIN, Béatrice. A Arte do Teatro: entre tradição e vanguarda: Meyerhold e a cena contemporânea. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto/ Letra e Imagem, 2006.
  • PISCATOR, Erwin. Teatro Político. {S.l.}: Civilização Brasileira: 1968.
  • Sudermann, Hermann. O Guardador de Patos. In: Antologia. Os Mais Belos Contos Burlescos, Irônicos e Sarcásticos. Rio de Janeiro: Vecchi, 1947. P. 61-69.
  • VILELA, Nereida Fontes; SANTOS, João Celso dos. Leitura Corporal: a linguagem da emoção inscrita no corpo. Belo Horizonte: Núcleo de Terapia Corporal, 2010.
  • V CONGRESSO Anais ... V CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 2008, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2008.

  • 1
    Estas peças foram consultadas em versões mimeografadas disponíveis no Banco de Peças da Biblioteca do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, em traduções de Marcella Mortara, a primeira e de Luis de Lima, as demais.
  • 2
    De 1997 a 2011, os bolsistas PIBIC ou IC: Ângela Blazo, José Karini Júnior, Catarina Alfarone, Vivian Duarte, Natasha Corbelino, Helena Borschiver, Rodrigo Faria Dias, Natali Malena Trunckle de Oliveira, Andrea Santiago, Karen Coelho, Iury Salustiano, Mariana Mordente, Caito Guimaraens, Renata Sampaio e Douglas Resende.
  • 3
    Qual foi teu sonho na vida, meu bem? de Wilson Sayão, direção de Demetrio Nicolau, 2004.
  • 4
    Naquele momento, com os bolsistas de Iniciação Científica Carlos Guimaraens Bueno da Silva e Mariana Volfzon Mordente, alunos do curso de Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpretação, da Escola de Teatro da UNIRIO, trabalhávamos sobre um material textual e de gestualidade que resultou no que chamamos de peça-debate Afinal sou apenas um ator: quando o teatro e a política se encontram, baseado em Mefisto, de Klauss Mann, com textos de Piscator, Meierhold e Brecht.
  • 5
    Forró da revolução popular, textos de Peter Weiss, Henri Ghéon e outros, com direção de Demetrio Nicolau, realização da Companhia pop de teatro clássico, em cujas montagens faço Direção de Movimento ou Preparação Corporal.
  • 6
    A cena é do filme Em busca do ouro, de 1925, em que Carlitos manipula com garfos dois pãezinhos, criando uma imagem de pernas e pés que dançam.
  • 7
    Trabalho referido na nota n. 2.
  • 8
    Segundo Nereida Fontes Vilela e João Celso dos Santos, o etérico é "{...} um corpo que olha tanto para o inconsciente quanto para o consciente. {...} No plano sutil, o Corpo Etérico transporta e transmite os impulsos-mensagens, que são códigos que suscitam e impulsionam a inspiração, o desejo e a vontade - forças geradoras do movimento" (Vilela; Santos, 2010, p. 25).
  • 9
    Caminho pedagógico para a formação do ator narrador, orientador Luis Artur Nunes, PPGAC-UNIRIO, 2004.
  • 10
    Ingrid Dormien Koudela - Graduada em Artes Cênicas pela ECA/USP (1971) com Mestrado, Doutorado e Livre Docência pela ECA/USP. Atualmente é pesquisadora com Bolsa de Produtividade de Pesquisa pelo CNPq. Autora de Jogos Teatrais (Perspectiva, 1984); Texto e Jogo (Perspectiva, 1996); Brecht: um jogo de aprendizagem (Perspectiva, 1991); Brecht na Pós-Modernidade (Perspectiva, 2001); Heiner Müller: o espanto no teatro (Perspectiva, 2003); Büchner: na pena e na cena (Perspectiva, 2004) entre outros. Introdutora do sistema de Jogos Teatrais de Viola Spolin no Brasil, é tradutora de Improvisação para o Teatro (Perspectiva, 1983) e O Jogo Teatral no Livro do Diretor (Perspectiva, 2004) entre outros. Fonte: Currículo Lattes certificado pela autora em 20 nov. 2011.
  • 11
    O NCT montou: A vida como ela é, as crônicas de Nelson Rodrigues, 1992 e 2002; Cândido ou o otimismo, o romance de Voltaire, 1993; Tragédias cariocas para rir, contos de vários autores, 1996; Correio sentimental de Nelson Rodrigues, coluna de correio sentimental do autor, com o pseudônimo de Myrna, 1999; O menino de paixões de ópera, crônicas autobiográficas de Nelson Rodrigues, 2000. Todos os espetáculos foram dirigidos por Luis Artur Nunes com os atores fundadores, já citados, e outros.
  • 12
    Sou professora responsável pelas disciplinas de Movimento na Escola de Teatro da UNIRIO, atuando principalmente no 1º e 3º períodos.
  • 13
    Renato Icarhy da Silveira é diretor teatral e professor do Departamento de Direção da Escola de Teatro da UNIRIO, com Mestrado em andamento na mesma instituição; professor de Interpretação na CAL - Casa das Artes de Laranjeiras.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2012

Histórico

  • Recebido
    Abr 2012
  • Aceito
    Nov 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com
Accessibility / Report Error