A Presença do Corpo em Cena nos Estudos da Performance e na Etnocenologia

Body Presence on the Scene in Performance Studies and Ethnoscenology

La Présence du Corps sur Scéne dans les Études de Performance et Ethnoscénologie

Armindo Jorge de Carvalho Bião Sobre o autor

RESUMO

Breve reflexão sobre as denominações de duas perspectivas transdisciplinares contemporâneas aparentadas, de contexto universitário, que buscam articular teoria e prática, arte e ciência, criação e crítica, contextos específicos e diversidade cultural, os Estudos da Performance e a Etnocenologia, com destaque para o enunciado explícito de seu foco de interesse, respectivamente, a performance e a presença do corpo em cena e uma declaração de opções preferenciais.

Palavras-chave:
Performance; Presença; Corpo; Cena; Etnocenologia

ABSRACT

Brief analysis on the titles of two related cross-disciplinary contemporary perspectives, in the university context, which seek to articulate theory and practice, art and science, creation and criticism, cultural diversity and specific contexts, Ethnoscenology and Performance Studies, with emphasis on the explicit statement of their focus of interest, respectively, performance and body presence on the scene, and a declaration of preferred options.

Keywords:
Performance; Presence; Body; Scene; Ethnoscenology

RÉSUMÉ

Brève discussion sur les intitulés de deux points de vue transdisciplinaires contemporains apparentés, du contexte universitaire, qui cherchent à articuler la théorie et la pratique, l'art et la science, la création et la critique, la diversité culturelle et des contextes spécifiques, les études de performance et l'ethnoscénologie, avec un accent sur leur centre d'intérêt explicite, respectivement, la performance et la présence du corps sur scène, et une déclaration des options préférées.

Mots-clés:
Performance; Présence; Corps; Scène; Ethnoscénologie

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • BIÃO, Armindo. Um Trajeto, muitos Projetos. In: BIÃO, Armindo (Org.). Artes do Corpo e do Espetáculo: questões de Etnocenologia. Salvador: P & A, 2007a. P. 21-42.
  • BIÃO, Armindo. Um Léxico para a Etnocenologia. In: BIÃO, Armindo (Org.). In: V COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ETNOCENOLOGIA, 2007, Salvador. Anais... Salvador: Fast Design, 2007b, P. 43-49.
  • BIÃO, Armindo. Aspectos Epistemológicos e Metodológicos da Etnocenologia: por uma Cenologia Geral. In: 1CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 1999, São Paulo. Anais... Salvador: ABRACE, 2000. P. 364-367.
  • BIÃO, Armindo. Estética Performática e Cotidiano. In: TEIXEIRA, João Gabriel L. C. (Org.). Performance, Performáticos e Cotidiano. Brasília: UNB, 1996. P. 12-20.
  • COHEN, Renato. Performance. In: GUINSBURG, Jacó et al. (Org.). Dicionário do Teatro Brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva, 2006. P. 240-243.
  • DANTAS, Beatriz Góis. Vovó Nagô e Papai Branco: usos e abusos da África no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
  • ECO, Umberto. Apostille au "nom de La Rose". Paris: Grasset, 1985.
  • MAFFESOLI, Michel. La Connaissance Ordinaire: précis de sociologie compréhensive. Paris: Méridiens-Klincsieck, 1985.
  • PRADIER, Jean-Marie. Os Estudos Teatrais ou o Deserto Científico. Tradução de Antonia Pereira. Repertório Teatro e Dança, Salvador, PPGAC/UFBA, n. 4, p. 38-55, 2000.
  • PRADIER, Jean-Marie. Manifesto da Etnocenologia (Trecho). Tradução de Adalberto Palma. In: TEIXEIRA, João Gabriel L. C. (Org.). Performáticos, Performance e Sociedade. Brasília: UnB, 1996. P. 21-22.
  • PRADIER, Jean-Marie. Etnoscénologie, Manifeste. Théâtre-Public, Paris, Théâtre Public, n. 123, p. 46-48, maio/jun. 1995.
  • REY, Alain (Org.). Dictionnaire Historique de la Langue Française. Paris: Dicionnaires Le Robert, 1998.
  • SCHECHNER, Richard. O que é Performance. O Percevejo, Rio de Janeiro, UNIRIO, n. 12, p. 25-50, 2003.
  • SCHECHNER, Richard. Performance Studies, an introduction. Londres: Routledge, 2002.
  • SCHECHNER, Richard. Essays on Performance Theory 1970-1976. New York: Drama Book Specialists, 1977.
  • TURNER, Victor. The Anthropology of Performance. Cambridge Mass: PAJ, 1986.
  • TURNER, Victor. The Anthropology of Experience. Champaign IL: University of Illinois Press, 1986.
  • VELOSO, Caetano. A Tua Presença Morena. In: BETHÂNIA, Maria. A Tua Presença. Rio de Janeiro, Polygram, 1971. 1 LP. Faixa 7.

  • 1
    Umberto Eco chega a lhe atribuir a dureza de um conceito, referente a um tipo de ação artística interdisciplinar que caracterizaria, eventualmente, a pós-modernidade (1985, p. 73).
  • 2
    No âmbito das artes teatrais, a ideia de performance tem também sido associada, ao menos no Brasil, ao eventual abandono da criação de personagens para a apresentação em cena dos próprios atores como centro do espetáculo, aproximando-se assim o teatro do gênero humorístico stand up comedy ou teatral stand up drama (o neologismo é nosso).
  • 3
    A Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, que já abrigava um Grupo de Trabalho dedicado aos Estudos da Performance, só em 2007 passou a ter um Grupo de Trabalho de Etnocenologia, de onde surgiu o sítio virtual <www.Etnocenologia.org>.
  • 4
    Performance est dérivé de to perform "réaliser, accomplir", issu en moyen anglais de l'ancien français parformer (v. 1200), dérivé de former avec une valeur voisine de parfaire, par l'intermédiaire de l'anglo-normand par- ou perfourmer (anglo-latin performare). Le verbe français serait lui-même l'altération d'un ancien parfournir, composé de par et fournir (latin médiéval perfurnire).
  • 5
    No contexto da Etnocenologia, esses meios audiovisuais, quando cogitados, se restringem, sobretudo, a seu caráter documental de registro e não, necessariamente, de meio de expressão.
  • 6
    Por exemplo: pode-se passar do uso e justificativa dessa palavra (Bião, 1996, p. 16) à tentativa de distinguir a Etnocenologia dos Estudos da Performance, indicando suas similaridades e diferenças (Bião, 2007a, p. 23-24), inclusive propondo um léxico para a Etnocenologia (Bião, 2007b, p. 40).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2011

Histórico

  • Recebido
    Ago 2011
  • Aceito
    Out 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com
Accessibility / Report Error