Delsarte e Laban: raízes e princípios de uma revolução estética

Delsarte and Laban: the origins and principles of an aesthetic revolution

Delsarte et Laban: les origines et les principes d'une révolution esthétique

Sônia Machado de Azevedo Sobre o autor

RESUMO

O texto estabelece ligação entre alguns princípios de trabalho de François Delsarte e Rudolf Laban concluindo que aquilo que os identifica liga-se estreitamente ao método de pesquisa utilizado, que parte da observação da natureza humana e de seres humanos na vida real e na arte. Mostra também que tais princípios do método proposto por Delsarte encontram-se inseridos na cena contemporânea e fazem parte de diversas pedagogias ligadas a essa mesma cena.

Palavras-chave:
Pedagogia do Ator; Trabalho de Corpo; Dança Moderna

ABSTRACT

This text establishes a link between some principles of the work of François Delsarte and Rudolf Laban, concluding that what identifies them is closely connected with the research method, which is based on the observation of human nature and human beings in real life and in art. It also shows that the principles of the method proposed by Delsarte are part of the contemporary scene and of different forms of pedagogy connected to this very same scene.

Keywords:
Acting Pedagogy; Body Work; Modern Dance

RÉSUMÉ

Le texte établit un lien entre certains principes de travail de François Delsarte et Rudolf Laban, en concluant que ce qui les rejoint est étroitement lié à la méthode de recherche qui se développe à partir de l'observation de la nature humaine et des êtres humains dans la vie réelle et dans l'art. L'étude montre également que les principes de la méthode proposée par Delsarte sont insérés dans la scène contemporaine et font partie de nombreuses pédagogies connectées à cette même scène.

Mots-clés:
Pédagogie de l'Acteur; Le Travail du Corps; Danse Moderne

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Referências

  • AZEVEDO, Sônia Machado de. O Papel do Corpo no Corpo do Ator. São Paulo: Perspectiva, 2002.
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  • GARAUDY, Roger. Dançar a Vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
  • GIRAUDET, Alfred. Mimique, Physionomie et Gestes: methode pratique de systeme de François Del Sarte. Paris: 1892.
  • GUINSBURG, Jacó. Stanislavski e o Teatro de Arte de Moscou. São Paulo: Perspectiva, 1985.
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  • WALTHER, Suzanne K. The Dance of Death - Kurt Jooss and the Weimar Years. New York: Routledge, 2009.
  • WHYMAN, Rose. The Stanislavsky System of Acting - Legacy and Influence in Modern Performance. NewYork: Cambridge University Press, 2011.
  • TERRY, Walter. Dance in America. New York: Harper Brothers, 1956.

  • 1
    Nesse livro, que teve sua primeira edição em 1963, Ted Shawn, chamado o pai da dança moderna, atribui tudo o que sabe a Delsarte e dá como sua principal fonte de pesquisa outro livro, publicado em Paris em 1895: Mimique - Physionomie et Gestes; Methode Pratique d'après Le systeme de F. Del Sarte. Pour servir a l'expression des sentiments, escrito por Alfred Giraudet.
  • 2
    Discípulo de Delsarte. No já citado livro, na nota anterior, o autor faz um relato primoroso e detalhado do sistema do mestre em importante trabalho que resguardou para a posteridade o registro dessa pedagogia.
  • 3
    Cybele Cavalcanti, bailarina, coreógrafa e professora formou-se com Maria Duschenes no método Laban; criou a escola de dança Arte do Movimento e leciona atualmente em seu Estúdio de Dança, em São Paulo. Maria Duchenes, conhecida carinhosamente como D. Maria, húngara de nascimento, trouxe esse método para o Brasil nos anos 1940. Havia sido aluna de Laban, Kurt Jooss e Lisa Ullmann. Devo a Cybele tudo o que aprendi do método Laban.
  • 4
    Rudolf Laban nasceu na Hungria em 1879; durante a primeira guerra mundial fixa-se na Suíça e abre uma escola de Arte do Movimento. Durante a segunda guerra mundial vai para a Inglaterra, onde funda a Modern Educational Dance. Autor de vários livros cria, em 1926 um sistema de notação que chamou de Labanotation.
  • 5
    Domínio do Movimento, livro organizado por Lisa Ullmann, lançado no Brasil em 1978. Lisa foi colaboradora de Laban por mais de 20 anos ajudando-o no desenvolvimento de sua dança educacional e no desenvolvimento do sistema Labanotation.
  • 6
    Être, Vie, Esprit et Âme foram traduzidas por Ted Shawn como Being, Body, Mind and Soul (Shawn, p. 107).
  • 7
    Sobre o trabalho técnico e artístico do coreógrafo consultar The Dance of Death - Kurt Jooss and the Weimar Years, livro que consta nas referências deste artigo.
  • 8
    Jerzy Grotowski, nascido em 1933, foi diretor e fundador do Teatro Laboratório de Wroclaw na Polônia e criador do Teatro Pobre; seu treinamento do ator pela via negativa assim como outros procedimentos tem influência direta do método criado por Delsarte.
  • 9
    Consultar Pierre Tugal e seu livro Initiation a la Danse, Paris, Grenier a Sel, s/d, p.172.
  • 10
    Sigmund Freud, nascido em 1856, formou-se em medicina em 1882 e publica em 1895 seus Estudos sobre Histeria onde descreve a teoria de que as emoções reprimidas podem desaparecer quando expressas; em 1899 publica A Interpretação dos Sonhos.
  • 11
    Constantin Stanislavski nasceu em Moscou em 1863; funda com Vladimir Nemirovitch-Dantchenko o Teatro de Arte de Moscou. Buscando um teatro que se aproximasse da vida investiga, com seus atores, um modo de interpretação que coloque o ator como autor de seu trabalho ao criar seu papel, a partir das circunstâncias dadas pela personagem e pela cena; o conceito anterior de representação é questionado e o que se propõe é um colocar-se com verdade nas situações propostas pelo texto.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    29 Jun 2012
  • Aceito
    19 Set 2012
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