Acessibilidade / Reportar erro

Práticas pedagógicas na educação infantil: o currículo como instrumento de governo dos pequenos* * Este artigo é resultado da dissertação de mestrado Educação infantil, práticas pedagógicas e relações estabelecidas: uma análise foucaultiana, de Eliane Dominico, defendida em 2018, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Pedagogical practice on children’s education: the curriculum as a tool to guide children

Prácticas pedagógicas en la educación infantil: el currículo como instrumento de gobierno de los pequeños

Resumo:

O texto discute as práticas pedagógicas na educação infantil, problematiza o currículo a partir de sua efetivação e pondera em que medida os encaminhamentos metodológicos conduzem à participação significativa das crianças. Toma como referencial os estudos de Barbosa, Foucault, Oliveira e Ostetto, qu e ajudam a identificar os tensionamentos e as ambiguidades relacionados às práticas desenvolvidas com as crianças em dois centros municipais de educação infantil, localizados em uma cidade de médio porte no interior do Paraná, no Sul do Brasil. Para a coleta de dados, foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas com oito professoras e duas gestoras. Foi possível reconhecer que as práticas docentes tendem a privilegiar atividades de controle e direção das crianças, com pouco espaço para o exercício e a construção da autonomia infantil, configurando-se em estratégias de governo dessa população.

Palavras-chave:
currículo; educação infantil; prática pedagógica

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br