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Inclusão e acessibilidade na escola: conhecendo a deficiência visual nas aulas de Língua Portuguesa

Inclusion and accessibility at school: understanding visual impairment in Portuguese Language classes

Inclusión y accesibilidad en la escuela: conociendo la discapacidad visual en las clases de portugués

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência pedagógica no contexto de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa de uma turma de 6º ano do ensino fundamental, no âmbito de uma escola pública de educação básica, inserida em uma universidade pública federal de Pernambuco, e envolve a temática da inclusão e da acessibilidade vinculada ao estudo do gênero do discurso entrevista. Seu quadro teórico abarca os pressupostos de Mantoan (2003MANTOAN, M. T. E.Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.) e Sassaki (2002SASSAKI, R. K.Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 4 ed. Rio de Janeiro: WVA, 2002.) a respeito do horizonte da educação inclusiva e a perscom lerpectiva do estudo sociointeracional da linguagem com base em Voloschínov (2017VOLÓCHINOV, V.Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017), Bakhtin (2003BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In.: BAKHTIN, M.Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.) e Marcuschi (2008). MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.Buscamos desenvolver um olhar qualitativo sobre a experiência pedagógica realizada entre agosto e dezembro de 2018, cujo registro foi por observação participante em diários de campo, por 16 horas-aulas. A vivência está inserida no contexto do projeto de ensino/estágio da escola, visando apoiar a formação inicial docente no contexto da universidade, contemplando, em específico, o curso de licenciatura em Letras. Os resultados apontam que, por meio do projeto de ensino-aprendizagem desenvolvido, além de reconhecerem o funcionamento social e as características textuais da entrevista, ao entrevistarem uma pessoa com deficiência visual, os estudantes compreenderam que a acessibilidade é um direito que precisa ser garantido à pessoa com deficiência, a fim de que esta possa viver com maior autonomia, participar com mais efetividade da vida social e exercer seus direitos como cidadã.

Palavras-chave:
deficiência visual; educação inclusiva; entrevista; ensino de Língua Portuguesa

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