Acessibilidade / Reportar erro

A geografia do feminicídio em Sergipe, Brasil: matriarcado, desenvolvimento humano e distribuição de renda

RESUMO:

Objetivo:

Esta pesquisa analisou a distribuição espacial conjunta e explorou possíveis associações entre aspectos epidemiológicos e taxas de feminicídio, nos municípios do Estado de Sergipe, no nordeste brasileiro.

Métodos:

Um estudo ecológico exploratório investigou a autocorrelação espacial global de aspectos epidemiológicos com taxas de feminicídio em municípios do Estado de Sergipe, Brasil (n = 75), no período de 2013 a 2017, utilizando a estatística de Moran “global” e “local” e uma regressão espacial múltipla. As variáveis incluíram a condição socioeconômica, a situação demográfica, os serviços e estado de saúde e as taxas de feminicídio. Os softwares utilizados foram Stata 11.0, SPSS 18.0 e GeoDa 0.95-i.

Resultados:

A distribuição espacial das taxas de feminicídio não foi aleatória e apresentou elevada autocorrelação espacial e predomínio de agrupamentos espaciais significativos de municípios com as maiores taxas de mortalidade por feminicídio na região central do Estado de Sergipe. Na regressão múltipla, o percentual de mulheres chefes de família e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal associaram-se positivamente às taxas de feminicídio nos municípios sergipanos no período estudado (p < 0,05). Situação oposta ocorreu entre o Índice GINI e as taxas de feminicídio.

Conclusão:

Este é o primeiro estudo que analisou os fatores associados aos clusters espaciais das taxas de feminicídio em um espaço geográfico com predomínio da cultura patriarcal. Houve aumento do feminicídio em localidades em que há menor desigualdade social, maior desenvolvimento humano e maior autoridade exercida pelas mulheres no ambiente familiar.

Palavras-chave:
Homicídio; Violência de gênero; Mortalidade; Epidemiologia; Estudos ecológicos; Análise espacial

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br