Acessibilidade / Reportar erro

Mortalidade por carcinoma hepatocelular associado às hepatites virais B e C no estado de São Paulo, Brasil

RESUMO:

Objetivos:

Este estudo tem como objetivo descrever e analisar a distribuição temporal e espacial dos óbitos por carcinoma hepatocelular associados às hepatites virais B e C no estado de São Paulo.

Métodos:

Estudo ecológico dos óbitos por carcinoma hepatocelular associados a hepatites virais B e hepatites virais C no estado de São Paulo, de 2009 a 2017, com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade. A tendência temporal foi analisada por regressão linear, com método de Prais-Winsten. Os óbitos foram descritos segundo as características sociodemográficas, por meio de frequências absolutas e relativas, e foram espacialmente distribuídos segundo departamento regional de saúde.

Resultados:

Dos óbitos por carcinoma hepatocelular, 26,3% foram associados a hepatites virais B ou hepatites virais C. Observou-se maior proporção de óbitos por carcinoma hepatocelular associado a hepatites virais C (22,2%) quando comparada àquela associada a hepatites virais B (3,9%). A taxa de mortalidade por carcinoma hepatocelular associado a hepatites virais B apresentou tendência de queda, no entanto a taxa de mortalidade por carcinoma hepatocelular associado a hepatites virais C apresentou tendência estacionária. Predominaram óbitos de pacientes do sexo masculino, de cor branca, de 50–59 anos e com oito a 11 anos de estudo. A análise espacial revelou distribuição heterogênea dos óbitos no estado de São Paulo.

Conclusão:

A tendência de queda nas taxas de mortalidade por carcinoma hepatocelular associado a hepatites virais B revela um importante avanço no controle do agravo. Entretanto, a taxa de mortalidade por carcinoma hepatocelular associado a hepatites virais C vem-se mantendo estável ao longo do período estudado. A distribuição espacial dos óbitos pode contribuir para levantar hipóteses com vistas ao conhecimento mais aprofundado desses agravos nas regiões.

Palavras-chave:
Mortalidade; Carcinoma hepatocelular; Hepatite B. Hepatite C. Análise espacial; Série temporal

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br