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A relação entre PIB per capita e os acidentes de transporte nos municípios brasileiros, em 2005, 2010 e 2015

RESUMO:

Objetivo:

O artigo pretende analisar a relação entre o produto interno bruto (PIB) per capita e três variáveis relacionadas aos acidentes de transporte (AT) nos municípios brasileiros: a mortalidade por AT, as mortes por veículo e o número de veículos por pessoa.

Métodos:

As taxas de mortalidade por AT foram estimadas (2005, 2010 e 2015) por meio do estimador bayesiano empírico (EBE). A taxa de mortalidade por veículo foi também estimada pelo EBE. O número de veículos por pessoa foi baseado na razão entre a frota de automóveis e a população residente. Para os três anos em análise, estimamos um modelo de regressão linear entre o PIB per capita municipal e as três variáveis de interesse.

Resultados:

A distribuição das variáveis mostra que a relação entre o PIB e o número de veículos por pessoa se manteve crescente ao longo dos anos e foi sempre negativa, considerando-se as mortes por veículo. A taxa de mortalidade por AT apresentou distribuição próxima a um U invertido. Os coeficientes do modelo de regressão praticamente não variaram para a relação entre PIB e os veículos por habitante. O sinal para o modelo com a taxa de mortalidade por veículo manteve-se o mesmo (negativo), mas apresentou diminuição. A taxa mortalidade por AT, por sua vez, apresentou inversão do sinal em 2015.

Conclusão:

De modo similar ao observado nos países desenvolvidos, parece ter havido inversão na relação entre mortalidade por AT e PIB nos municípios brasileiros entre 2005 e 2015.

Palavras-chave
Mortalidade; Acidentes de transporte; Produto interno bruto; Cidades

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