Acessibilidade / Reportar erro

Análise de séries temporais das tentativas de suicídio atendidas por bombeiros de 2017 a 2021 em São Paulo, Brasil

RESUMO

Objetivo:

Analisar as tendências temporais das tentativas de suicídio atendidas pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) de 2017 a 2021, entre os sexos.

Métodos:

Estudo ecológico de 11.435 tentativas de suicídio atendidas pelo CBPMESP de janeiro de 2017 a dezembro de 2021. Três modelos autorregressivos integrados e de médias móveis sazonais multiplicativos com variáveis explicativas (SARIMAX) foram ajustados considerando-se a população total, apenas homens e apenas mulheres.

Resultados:

As ocorrências totais de tentativas de suicídio foram estacionárias no período pré-pandemia, mas tiveram um padrão de crescimento aumentado após o início da pandemia. Essa tendência foi maior entre os homens, seguindo o seguinte padrão: (a) menor ocorrência de tentativas de suicídio entre homens no início da pandemia quando comparado ao período pré-pandemia; e (b) aumento significativo das ocorrências após o início da vacinação contra COVID-19 no Estado de São Paulo, seguido de queda, mas com tendência de aumento na pandemia de longo prazo.

Conclusão:

Nossos resultados indicam aumento nas tentativas de suicídio em longo prazo durante a COVID-19. O início da vacinação não foi considerado significativo na diminuição dos atendimentos do CBPMESP. Esses resultados corroboram a necessidade de uma estratégia nacional multissetorial de prevenção ao suicídio para mitigar os efeitos da pandemia na saúde mental no Estado de São Paulo.

Palavras-chave:
Tentativa de suicídio; Emergência; Sexo; COVID-19

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br