Acessibilidade / Reportar erro

Dificuldade de realizar atividades de vida diária e histórico de quedas em idosos: uma análise da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013

RESUMO:

Objetivo:

O objetivo do estudo foi verificar a associação entre os tipos de dependência para as atividades básicas e instrumentais de vida diária e a ocorrência de quedas de idosos.

Metodologia:

Estudo transversal, de base populacional, com a utilização dos dados de 23.815 idosos, extraídos da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013. A PNS, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério da Saúde, apresenta dados coletados em 81.767 domicílios, em mais de 1.600 municípios. A associação entre a variável independente (incapacidades nas AVD) e a dependente (histórico de quedas) foi realizada por meio de análises brutas e múltipla, e de regressão.

Resultados:

Houve maior associação entre usar banheiro e fazer transferências (ABVD) e quedas, e entre fazer compras e cuidar das finanças (AIVD) e quedas. Ainda, a associação entre as ABVD e quedas foi maior para até quatro atividades, e as AIVD para até três atividades.

Conclusão:

Assim, os resultados obtidos na PNS reforçam o planejamento de estratégias preventivas, considerando a dependência funcional.

Palavras-chave:
Acidentes por quedas; Idoso; Estudos Transversais; Serviços de saúde

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br