Acessibilidade / Reportar erro

Estado nutricional de vitamina A e fatores associados em lactentes atendidos em Unidades Básicas de Saúde de Goiânia, Goiás, Brasil

OBJETIVO:

Este estudo teve por objetivo avaliar o estado nutricional de vitamina A e fatores associados em crianças atendidas em Unidades Básicas de Saúde de Goiânia, Goiás.

MÉTODOS:

Trata-se de estudo transversal com amostra composta por 228 crianças de 12 a 16 meses de idade. O estado nutricional de vitamina A foi avaliado pela concentração sérica de retinol, determinada por cromatografia líquida de alta resolução. Modelos de regressão linear múltiplos com seleção hierárquica de variáveis independentes foram utilizados para avaliar a correlação com a concentração sérica de retinol como variável dependente.

RESULTADOS:

A deficiência de vitamina A (retinol < 0,7 μmol/L) foi observada em 14,0% das crianças. A escolaridade materna e a concentração de hemoglobina apresentaram correlação positiva com a concentração sérica de retinol, enquanto a proteína C-reativa apresentou correlação negativa (R2 = 0,1648).

CONCLUSÃO:

A deficiência de vitamina A em crianças de um ano atendidas em Unidades Básicas de Saúde de Goiânia configura-se como um problema de saúde pública moderado. Medidas de incentivo à maior escolaridade materna, controle de morbidades e prevenção de carências de outros micronutrientes são importantes para prevenção e controle da deficiência de vitamina A nessa população.

Vitamina A; Micronutrientes; Lactente; Saúde da criança; Estado nutricional; Atenção primária à saúde


Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br