Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho de variedades das uvas resistentes (PIWI), 'Felicia', 'Calardis Blanc' e 'Helios' produzidas em dois locais do estado de Santa Catarina (BR)

RESUMO

O Míldio (Plasmopora viticola) é um dos grandes problemas para a produção de uvas viníferas (Vitis vinifera) no Brasil, principalmente na região Sul, podendo causar perdas de até 100% da produção. Além do uso de defensivos para o tratamento dessadoença,uma alternativa é a utilização de variedade resistentes (PIWI), que sãoconsideradas uvas viníferas por apresentar alto potencial enológico aliado a resistência adoenças. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho vegetativo, produtivo e a maturação de três variedades PIWI (‘Felicia’, ‘Calardis Blanc’ e ‘Helios’) produzidas em Videira (840m) eÁgua Doce (1250m) nas safras 2020, 2021 e 2022. Os estádios fenológicos avaliados forambrotação(BBCH 7), plena floração (BBCH 65), mudança de cor das bagas (BBCH 81) ematuridade/ colheita (BBCH 89). Para o desempenho produtivo foram avaliados o número de cachos,massa média de cachos, produção por planta, produtividade e índice de Ravaz.Para os parâmetros de maturação tecnológica e fenólica avaliou-se pH, teor de sólidos solúveis,acidez total e polifenóis totais. A brotação ocorreu no final de agosto até a segundasemana de setembro, a floração ocorreu na segunda quinzena de outubro, a mudança de cor ocorreu ao longo do mês de dezembro, e a maturidade/colheita ocorreu a partir da segunda quinzena de janeiro até o início de fevereiro. A brotação mais precoce aconteceu com a‘Felicia’ no vinhedo a 1250m e a mais tardia para a ‘Calardis Blanc’, independente daaltitude do vinhedo,praticamente não houve diferença na data de floração entre as variedades e aaltitude dos vinhedos, a mudança de cor e a maturidade/colheita foram mais precoces no vinhedo a 840m. As variedades produzidas em 840 m tiveram um ciclo mais curto edemonstraram ser mais produtivas quando comparadas às produzidas em 1250m. As variedadesestudadas apresentaram boa adaptação fenológica, elevada produtividade e índices dematuração adequados para a produção de vinhos brancos tranquilos e espumantes em ambasas altitudes. A partir dos resultados obtidos ‘Felicia’ e ‘Calardis Blanc’ demonstraram ser as variedades mais promissoras para o cultivo em ambas as faixas de altitude.

Termos para indexação
fenologia; índices produtivos; maturação tecnológica

Sociedade Brasileira de Fruticultura Via de acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n , 14884-900 Jaboticabal SP Brazil, Tel.: +55 16 3209-7188/3209-7609 - Jaboticabal - SP - Brazil
E-mail: rbf@fcav.unesp.br