Acessibilidade / Reportar erro

Editorial: chegamos ao ISI! Mas quando realmente teremos nosso o primeiro Fator de Impacto e Índice de Imediatez?

EDITORIAL

Chegamos ao ISI! Mas quando realmente teremos nosso o primeiro Fator de Impacto e Índice de Imediatez?

Caros Leitores,

É com grande satisfação que anunciamos a indexação em 2008 da Revista Brasileira de Farmacognosia (RBFAR) ao Institute for Scientific Information (ISI) órgão da empresa Thompson Scientific, que publica anualmente o Journal Citation Report (JCR) responsável pela divulgação do Fator de Impacto (FI) e Índice de Imediatez das revistas científicas. Este órgão representa um selo de qualidade das revistas científicas. Mas quando realmente a RBFAR terá seu primeiro fator de impacto e índice de imediatez ? É preciso que se entenda como esses índices são calculados. Por exemplo, o índice de imediatez mede a freqüência com que o artigo de um periódico é citado no mesmo ano de sua publicação, em outras palavras, o índice de imediatez determina a rapidez com que um artigo é lido e citado. O índice de ímediatez é calculado dividindo-se o total de citações num determinado ano para artigos publicados no mesmo ano pelo total de artigos publicados. Já o fator de impacto de uma revista é definido matematicamente como o número de vezes que os artigos das revistas são citados durante um período específico (o numerador), dividido pelo número total de artigos publicados por esta revista no mesmo período (denominador), num período convencional de dois anos.

Como o índice de imediatez mede a freqüência com que o artigo de um periódico é citado no mesmo ano de sua publicação, então, em 2009 quando o ISI publicar o índice de imediatez 2008, aparecerá um valor para RBFAR. Quanto ao Fator de Impacto, teremos que aguardar ainda dois anos. Como a RBFAR foi indexado ao ISI em 2008, então é preciso esperar até 2011, quando será publicado o FI de 2010, com as informações de citações que a revista recebeu em 2008 + 2009. Portanto, em 2009 e 2010 aparecerá no Journal of Citation Report o nome da Rev. Bras. Farmacogn. = Braz. J. Pharmacogn., sem o fator de impacto (o local fica limpo, sem nenhum valor), quando for em 2011 aí sim é que teremos FI. Portanto, a partir de 2011 a RBFAR terá Fator de Impacto e Índice de Imediatez, simultaneamente.

Assim, queremos agradecer aos pesquisadores nacionais e internacionais que têm confiado seus ótimos artigos à nossa revista. Com o apoio destes e daqueles que citarem os artigos publicados na Revista Brasileira de Farmacognosia, estamos altamente otimistas para conhecer a partir de 2009 esses indicadores bibliométricos. Gostaríamos de agradecer também, em particular, os pareceristas, que fazem um trabalho silencioso, mas fundamental. Todos nós devemos celebrar esta conquista juntos!

Os Editores

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Ago 2008
  • Data do Fascículo
    Jun 2008
Sociedade Brasileira de Farmacognosia Universidade Federal do Paraná, Laboratório de Farmacognosia, Rua Pref. Lothario Meissner, 632 - Jd. Botânico, 80210-170, Curitiba, PR, Brasil, Tel/FAX (41) 3360-4062 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista@sbfgnosia.org.br