Acessibilidade / Reportar erro

Padrões de uso do tempo em cuidadores familiares de idosos com demências

Resumo

Objetivos:

Descrever padrões de uso do tempo por cuidadores familiares de idosos com demências e investigar relações entre esses padrões e características dos cuidadores, dos receptores de cuidados e do contexto do cuidado.

Método:

Cinquenta cuidadores participaram de uma entrevista sobre o tempo gasto em atividades obrigatórias do cuidado e da vida pessoal, discricionárias e de recuperação, ao longo de quatro períodos de seis horas de uma jornada de 24 horas; um questionário de atividades sociais, escalas de funcionalidade física e cognitiva dos idosos e inventário de sobrecarga em cuidadores familiares.

Resultados:

88,0% dos cuidadores eram mulheres; média de idade 57,9 (±11,2) anos; 45,92% do tempo dos cuidadores eram gastos em cuidados ao idoso; 36,92% em atividades discricionárias; 31,17% em atividades de recuperação e 25,67% em atividades obrigatórias da vida do cuidador. Quanto maior a dependência dos idosos, maior o tempo requerido para o cuidado, menor o tempo para si e maior a sobrecarga do cuidador.

Conclusão:

O nível de dependência dos idosos com demências relaciona-se com aumento do tempo despendido na provisão dos apoios e compete com a realização de outras atividades pelo cuidador. Habilidades de reorganização da agenda de cuidados e oferta de apoios formais podem reduzir a sobrecarga do cuidado sobre o bem-estar dos cuidadores.

Palavras-chave:
Tempo; Cuidadores; Dependência; Atividades Cotidianas; Assistência de Longa Duração; Doença de Alzheimer

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com