Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados à multimorbidade em idosos: uma revisão integrativa da literatura

Resumo

Objetivo:

Objetivou-se identificar os fatores associados à multimorbidade em idosos por meio de uma revisão integrativa da literatura.

Método:

Foram utilizadas as bases de dados “Cochrane Library”, “MEDLINE”, “Web of Science”, “Scopus” e “LILACS”. Também foram utilizados a biblioteca virtual “Scielo” e o buscador eletrônico “Google Acadêmico”. Empregaram--se os seguintes termos para as buscas: “multimorbidity”; “multi-morbidity”; “comorbidity”; “multiple diseases”; “elderly”; “major adults”, “older people”, “older persons”, “aged”, “associated factors”, “correlated factors”, “socioeconomic factors” e “demographic factors”. Os critérios de inclusão consistiram em: estudos transversais ou longitudinais que tinham como objeto de estudo a população idosa com multimorbidade. Foram excluídos os estudos em que a multimorbidade não foi a variável dependente.

Resultados:

Um total de sete artigos foi incluído nesta revisão. Observou-se uma prevalência variando de 30,7% a 57,0% de multimorbidade em idosos. Os fatores associados foram o ato de fumar, consumo de álcool, morar em áreas rurais, baixa escolaridade, sexo feminino, idosos mais envelhecidos e não morar com crianças. Para a maioria dos artigos, uma renda familiar baixa também se mostrou associada à multimorbidade.

Conclusão:

Os resultados sugerem que a multimorbidade em idosos é uma condição comum e que ela tem sido influenciada por fatores socioeconômicos, demográficos, estilo de vida e estrutura familiar.

Palavras-chaves:
Idoso; Multimorbidade; Doença Crônica

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com