Acessibilidade / Reportar erro

Risco de internação hospitalar em trabalhadores rurais idosos no estado do Rio Grande do Sul

Resumo

Objetivo

: Analisar o risco de internação hospitalar de trabalhadores rurais idosos no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Método

: Estudo transversal, de base populacional, realizado com trabalhadores rurais aposentados (N=604), com mais de 60 anos de idade e de ambos os sexos, selecionados por conglomerados. Para avaliar o risco de internação hospitalar foi utilizado o instrumento de Probabilidade de Internação Repetida (PIR) validado e avaliado no Brasil. Esse risco de internação foi calculado por meio da análise de regressão logística, sendo classificado nos seguintes estratos: baixo (<0,300); médio (0,300-0,399); médio-alto (0,400-0,499) e alto (≥0,500).

Resultados

: Os idosos rurais pesquisados apresentaram risco baixo de internação (n=553; 91,6%); predomínio da população masculina nas classificações de médio a alto risco (n=42; 82,3%) e distribuição nas regiões Santa Maria, Sul e Camaquã, principalmente.

Conclusão

: Os resultados desta pesquisa sugerem baixo risco de internação da população, no entanto, indica necessidade de aprimoramento e aprofundamento de pesquisa robusta na identificação de fatores associados a especificidades da saúde dessa população.

Palavras-chave:
Internação Hospitalar; Readmissão do Paciente; Saúde do Idoso; População Rural

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com