Acessibilidade / Reportar erro

Validade de um questionário para avaliação do apoio social informal para idosos: seção 2

Resumo

Objetivo:

O objetivo do trabalho foi realizar a validação fatorial do questionário para avaliação do apoio social informal (ASI) para idosos.

Método:

Trata-se de pesquisa descritiva, observacional, do tipo quantitativo. Teve execução entre agosto e dezembro de 2016 no município de Natal, Rio Grande do Norte e em outras localidades do Brasil. Os critérios de inclusão foram ter 60 anos ou mais e ter capacidade cognitiva preservada. Procedeu-se com Análise Fatorial Exploratória (AFE). Como critério de exclusão dos itens foi adotado o valor de referência maior ou igual a 0,35 de carga fatorial e maior ou igual a 0,5 de comunalidade por item. Para determinação da quantidade de fatores retidos, foram observados os critérios de valores próprios >1, variância explicada acumulada mínima de 60% e análise paralela de Horn.

Resultados:

Obteve-se uma amostra de 259 idosos, das cinco regiões do Brasil. Após AFE, quatro itens foram excluídos devido a pobreza de suas cargas fatoriais, restando 20 itens em quatro fatores retidos.

Conclusão:

O instrumento apresentou boas propriedades psicométricas, tais como cargas fatoriais aceitáveis e comunalidades excelentes.

Palavras-chaves:
Apoio Social; Saúde do Idoso; Questionário; Estudos de Validação; Análise Fatorial

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com