Acessibilidade / Reportar erro

Cuidado de si em um grupo de convivência de idosas

Resumo

Objetivo:

Conhecer o significado que um grupo de mulheres idosas atribuiu ao compartilhamento dialogado de vivências com seus pares, relacionando os achados com o cuidado de si de Michel Foucault.

Método:

Pesquisa exploratória, descritiva, de cunho qualitativo, realizada com 28 idosas matriculadas na Oficina “Dialogando Emoções”, de um grupo de convivência vinculado a Universidade do interior do Sul do Brasil, por meio de entrevista e discussão sobre temas de suas vivências. O que emergiu das falas das participantes sofreu análise temática de conteúdo.

Resultados:

A extração de unidades de significância permitiu a elaboração de duas categorias temáticas que se entrelaçam: Vivências e fortalecimentos de envelhecer no grupo: a voz das idosas e O cuidado de si: olhando o eu e o outro.

Conclusão:

Constatou-se que houve valorização das relações grupais e essa experiência gerou o empoderamento das participantes diante dos desafios da vida, proporcionando novas possibilidades de superação de experiências subjetivas limitadoras. A interação com um espaço de escuta e de livre expressão contribuiu para o reencontro consigo mesmo, viabilizando novas formas de se fazer sujeito em um momento tardio da existência pessoal, o que em termos práticos, repercutiu em equilíbrio emocional e maior consciência de si, proporcionando alívio, motivação e determinação para enfrentar os desafios da longevidade.

Palavras-chave:
Envelhecimento; Subjetividade; Grupos de Convivência; Cuidado de Si; Foucault

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com