Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização de Processos e Desafios de Empresas Industriais Brasileiras na Gestão da Inovação

La caracterización de los procesos y desafíos de las empresas industriales brasileñas en la gestión de la innovación

RESUMO

O objetivo deste artigo é investigar a adoção de práticas de gestão da inovação de produtos e os desafios enfrentados pelas organizações para aumentar seu desempenho inovador. Para tanto, são estudadas as relações entre os elementos organizacionais internos e a influência de fatores contextuais (porte, setor e origem do capital) na caracterização dos sistemas de gestão da inovação e dos obstáculos à inovação enfrentados por cada empresa. A escolha deste tema se justifica pelo fato de que processos de gestão que potencializam a performance inovativa ainda não estão totalmente desvendados e pela carência de trabalhos empíricos que analisem a realidade das práticas propostas no mundo organizacional, em especial no Brasil. Como base conceitual, são apresentadas abordagens modernas para a inovação, que reconhecem que esta não deve ser enxergada como um evento isolado, mas sim como um processo. A realização de pesquisa exploratória qualitativa é efetuada por meio de um estudo de casos múltiplos. Nele, os sistemas de gestão da inovação de quatro empresas com atividade relevante de desenvolvimento de produtos no Brasil são estudados. Além do estudo detalhado dos elementos da gestão da inovação, o artigo traz contribuições ligadas à caracterização dos desafios organizacionais enfrentados pelas organizações para gerir seu processo inovador.

Palavras-chave:
Gestão da inovação; Sistemas de gestão da inovação; Desenvolvimento de produtos

RESUMEN

El objetivo de este trabajo es investigar la adopción de prácticas de gestión y los retos de innovación de productos que enfrentan las organizaciones para aumentar su capacidad de innovación. Por lo tanto, se estudió la relación entre los elementos internos de la organización y la influencia de los factores contextuales (tamaño, sector y fuente de capital) la caracterización de la gestión de la innovación y las barreras a la innovación que enfrenta cada empresa. La elección de este tema se justifica por el hecho de que los procesos de gestión que aprovechan el desempeño innovador aún no están completamente desenredado y la falta de estudios empíricos que analizan la realidad de las prácticas propuestas en el mundo de las organizaciones, especialmente en Brasil. Como base conceptual, se presentan enfoques modernos a la innovación, donde se reconoce que esto no debería ser enjergado como un hecho aislado, sino como un proceso. La conclusión de la investigación exploratoria cualitativa se realiza a través de un estudio de caso múltiple. En él, se estudian los sistemas de gestión de las empresas con actividad innovadora de las cuatro de desarrollo de producto de referencia en Brasil. Además del estudio detallado de los elementos de la gestión de la innovación, el trabajo aporta contribuciones relacionadas con la caracterización de los desafíos organizacionales que enfrentan las organizaciones a gestionar sus procesos de innovación.

Palabras clave:
Gestión de la innovación; Gestión de sistemas de innovación; Desarrollo de producto

ABSTRACT

The goal of this study is to investigate the use of product innovation management practices and the challenges faced by organizations when increasing their innovative performance. To this end, we analyzed the relationships between internal organizational elements, as well as the influence of contextual factors (size, field and source of capital) in the characterization of innovation management systems and of barriers to innovation faced by each company. We chose this topic due to the fact that management processes that leverage innovative performance are not yet fully understood, and because of the lack of empirical studies that analyze the reality of the practices proposed in the organizational world, especially in Brazil. As a conceptual basis, we presented modern approaches to innovation, which recognize that this should not be seen as an isolated event but as a process. Exploratory qualitative research was carried out by means of a multiple case study. In it, we studied the innovation management systems of four companies which present relevant product development activities in Brazil. As well as a detailed study of the elements of innovation management, this article includes contributions referring to the characterization of organizational challenges faced by organizations when managing their innovation process.

Keywords:
Innovation management; Innovation management systems; Product development

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS

  • ADAMS, R.; BESSANT, J.; PHELPS, R. Innovation management measurement: A review. International Journal of Management Reviews, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 21-47, Mar. 2006.
  • BLINDERNBACH-DRIESSEN, F.; VAN DEN ENDE, J. Innovation management practices compared: the example of project-based firms. Journal of Product Innovation Management, [S.l.], v. 27, n. 5, p. 705-724, Sept. 2010.
  • BULGERMAN, R. A.; MAIDIQUE, M.A.; WHEELRIGHT, S. Strategic management of technology and innovation. Boston: McGraw-Hill, 2001.
  • COOPER, R. G. How companies are reinventing their idea-to-launch methodologies. Research Technology Management, Arlington, v. 52, n. 2, p. 47-57, Mar. 2009.
  • COOPER, R.; EDGETT, S.; KLEINSCHMIDT, E. Portfolio management for new product development: results of an industry practices study. R&D Management, Oxford, v. 31, n. 4, p. 361-380, Oct. 2001.
  • COOPER, R.; EDGETT, S.; KLEINSCHMIDT, E. Optimizing the stage-gate process: what best practices companies are doing. Research Technology Management, Arlington, v. 45, n. 5, p. 21-27, Sept. 2002.
  • CORDERO, R. The measurement of innovation performance in the firm: an overview. Research Policy, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 185-192, Apr. 1990.
  • EINSERHARDT, K. M. Building theories from case study research. The Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 14, n. 4, p. 532-550, Oct. 1989.
  • HANSEN, M. T.; BIRKINSHAW, J. The innovation value-chain. Harvard Business Review, Boston, v. 85, n. 6, p. 121-130, Jun. 2007.
  • HARGADON, A.; SUTTON, R.I. Building an innovation factoy. Harvard Business Review, Boston, v. 78, n. 3, p.158-166. May/June 2000.
  • IBGE. Pesquisa de inovação - Pintec 2011. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <Disponível em: http://www.pintec.ibge.gov.br/downloads/pintec2011%20publicacao%20completa.pdf >. Acesso em: 10 abr. 2013.
    » http://www.pintec.ibge.gov.br/downloads/pintec2011%20publicacao%20completa.pdf
  • MARINOVA D., PHILLIMORE J. Models of innovation. In: Shavinina, L.V. (Ed.). The international handbook on innovation. Oxford: Elsevier, 2003. p. 44-53.
  • ORGANINAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. Paris: OECD; Brasília: FINEP, 2006.
  • PHAAL, R.; FARRUKH, C.J.P.; PROBERT, D. R. Technology roadmapping: a planning framework for evolution and revolution. Technological Forecasting & Social Change, Arlington, v. 71, n. 1-2, p. 5-26, Jan./Mar. 2004.
  • POWELL, W.W. Learning from collaboration: knowledge and networks in the biotechnology and pharmaceutical industries. California Management Review, Berkeley, v. 40, n. 3, p. 228-240, Spring 1998.
  • QUADROS, R. Aprendendo a inovar: padrões de gestão da inovação tecnológica em empresas industriais brasileiras. In: Padrões de gestão da inovação tecnológica em empresas brasileiras: a influência do tamanho, setor e nacionalidade do controle. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2008. Relatório de pesquisa apresentado ao CNPq.
  • STEFANOVITZ, J. P.; NAGANO, M. S. Gestão da inovação de produto: proposição de um modelo integrado. Produção, São Paulo, 2013. Disponível em: <Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132013005000062&lng=pt&nrm=iso >. Acesso em: 08 jun. 2014.
    » http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132013005000062&lng=pt&nrm=iso
  • THAMHAIN, H. J. Managing innovative R&D teams. R&D Management, Oxford, v. 33, n. 3, p. 297-311, May 2003.
  • TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
  • WHEELWRIGHT, S.C.; CLARK, K.B. Revolutionizing product development process: quantum leaps in speed, efficiency and quality. New York: The Free Press, 1992.
  • YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman , 2001.
  • 2
    Processo de avaliação: Double Blind Review

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Apr-Jun 2014

Histórico

  • Recebido
    31 Ago 2012
  • Aceito
    02 Jul 2014
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br