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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 22, Número: 1, Publicado: 2020
  • Investigando a gestão do desempenho ambiental Articles

    Gupta, Vipin; Zhang, Yi

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Embora haja um reconhecimento cada vez maior dos custos da externalidade do baixo desempenho ambiental das empresas, ainda há diferenciais significativos entre as empresas na gestão do desempenho ambiental. Baseamo-nos nas teorias da gestão estratégica para investigar os fatores que contribuem para esses diferenciais. Metodologia: Usando uma amostra da pesquisa de 2015 com pequenas e médias empresas chinesas, investigamos empiricamente a tese alternativa de que o motivo da maximização do lucro constitui a heurística adequada para a gestão de desempenho dos fatores da responsabilidade social corporativa. Resultados: A capacidade verde das empresas é um agregado do comércio verde e dos investimentos que as empresas fazem em iniciativas verdes complementares ao seu modelo de negócio estratégico. O nível de aspiração de lucro das empresas tem influência negativa sobre sua programação verde, ao passo que a liderança transformacional tem influência positiva. Contribuições: Desenvolvemos sete proposições representadas como relações algébricas para interpretar esses fatores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Even though there is a growing recognition of the externality costs of low environmental performance by firms, there continue to be significant inter-firm differentials in environmental performance management. We build on the theories of strategic management to inquire into the factors contributing to these differentials. Design/methodology/approach: Using a 2015 survey sample of Chinese small and medium enterprises, we empirically investigate the alternative thesis that the profit maximization motive constitutes the appropriate heuristic for the performance management of corporate social responsibility factors. Findings: The green capability of a firm is an aggregate of green trading and the investments that the firm has made in green initiatives that are complementary to its strategic business model. The profit aspiration level of firms has a negative influence on their green programing, while transformational leadership has a positive influence. Originality/value: We develop seven propositions represented as algebraic relationships to interpret these factors.
  • Efeito do sistema nacional de negócios sobre a evidenciação social e ambiental: uma comparação entre Brasil e Canadá Articles

    Soares, Romulo Alves; Abreu, Mônica Cavalcanti Sá de; Rebouças, Silvia Maria Dias Pedro; Marino, Pedro de Barros Leal Pinheiro

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Avaliar a influência do sistema nacional de negócios sobre a extensão da evidenciação social e ambiental de empresas em países institucionalmente distantes. Metodologia: São analisadas empresas dos setores de materiais básicos, de operações de petróleo e gás e de utilidade pública com ações negociadas nas bolsas de valores do Brasil (BM&FBovespa) e do Canadá (Toronto Stock Exchange) no período de 2007 e 2015. Foram adotados métodos quantitativos de análise, por meio de estatística descritiva e análise de dados em painel. A modelagem econométrica considerou como variáveis dependentes a evidenciação ambiental e social, variáveis independentes que representam os sistemas político, financeiro, de educação e trabalho, e como variáveis de controle o tamanho da empresa, ROA e endividamento. Resultados: No caso das empresas que operam no Brasil, a extensão da evidenciação ambiental e social relaciona-se positivamente com os sistemas político e de trabalho, e negativamente com o sistema financeiro. No Canadá, a evidenciação é influenciada negativamente pelo sistema financeiro e pelo sistema educação. As variáveis de controle, que representam características do desempenho financeiro, não se apresentaram significantes. Contribuições: O estudo mostra que forças isomórficas operam no campo institucional e afetam a adoção de um comportamento socialmente responsável. Situando o estudo em países institucionalmente distantes, como Brasil e Canadá, o estudo reforça a influência do sistema nacional de negócios sobre a extensão da evidenciação de práticas ambientais e sociais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This paper evaluates the influence of the institutional environment on the extent of social and environmental disclosure of companies from institutionally distant countries. Design/methodology/approach: We analyze basic materials, oil and gas, and public utility companies with shares traded on the Brazilian stock exchange (BM&FBovespa) and Canadian stock exchange (Toronto Stock Exchange) from 2007 to 2015. Quantitative methods are adopted through descriptive statistics and panel data analysis. The econometric modeling considers environmental and social disclosure as dependent variables, independent variables that represent the political, financial, educational and labor systems, and firm size, ROA, and indebtedness as control variables. Findings: In the case of the companies operating in Brazil, the extent of environmental and social disclosure is positively related to the political and labor systems, and negatively related to the financial system. In Canada, disclosure is negatively influenced by the financial system and the education system. The control variables, which represent characteristics of financial performance, were not significant. Originality/value: The study shows that isomorphic forces operate in the institutional field and affect the adoption of socially responsible behavior. By basing the study on institutionally distinct countries, such as Brazil and Canada, it reinforces the influence of the national business system on the extent of disclosure of environmental and social practices.
  • Novos modelos de negócio: além da abordagem dos acionistas Articles

    Alcaniz, Leire; Aguado, Ricardo; Retolaza, Jose Luis

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O primeiro objetivo deste artigo é explicar e comparar novos modelos de negócio que estão sendo aplicados com sucesso em todo o mundo atualmente. O segundo objetivo é realizar uma análise empírica para observar a percepção dos especialistas sobre esses modelos, as diferenças entre eles e sua orientação para a teoria tradicional de empresas ou para a abordagem das partes interessadas em alguns dos elementos característicos da estrutura organizacional das empresas. Metodologia: Em uma primeira etapa, realizamos uma análise da literatura que compara a teoria dominante de empresas (modelo neoclássico) com a teoria das partes interessadas. Em segundo lugar, apresentamos seis modelos de negócio adicionais e os comparamos com as abordagens neoclássica e das partes interessadas. Em uma segunda parte do artigo, usamos uma metodologia Delphi difusa para coletar informações qualitativas de um grupo de especialistas sobre esses seis modelos de negócio adicionais. Resultados: A abordagem das partes interessadas é uma ferramenta explicativa útil para abordar como as empresas podem gerar um impacto positivo mais amplo no nível social. A identificação das partes interessadas que interagem na empresa permite que os gestores levem em consideração suas necessidades específicas, que geralmente não se limitam à maximização do lucro. Contribuições: Modelos de negócio emergentes podem se beneficiar da abordagem das partes interessadas para integrar essas necessidades, devido a uma estrutura organizacional focada nos interesses das partes interessadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The first objective of this paper is to explain and compare new business models that are currently being successfully applied worldwide. The second objective is to carry out an empirical analysis to observe the perception of experts regarding these models, the differences between them, and their orientation toward the traditional theory of the firm or the stakeholder approach in some of the characteristic elements of the organizational structure of the firm. Design/methodology/approach: In a first step we conduct a literature review that compares the dominant theory of the firm (neoclassical model) with the stakeholder theory. Secondly, we present six additional business models and compare them with both the neoclassical and stakeholder approaches. In a second part of the paper we use a fuzzy Delphi methodology in order to collect qualitative information from a group of experts about those six additional business models. Findings: The stakeholder approach is a valuable explanatory tool to address how firms can generate a broader positive impact at the social level. Identifying the stakeholders that interact within the firm allows the firm’s managers to take into account their specific needs, which are usually not limited to profit maximization. Originality/value: Emerging business models can benefit from the stakeholder approach to integrate those needs due to an organizational structure focused on stakeholders’ interests.
  • Influência da governança corporativa na mitigação de relatórios financeiros fraudulentos Articles

    Martins, Orleans Silva; Ventura Júnior, Raul

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo teve o objetivo de analisar a influência da estrutura de governança corporativa na mitigação da Possibilidade de Relatórios Financeiros Fraudulentos (PRFF) das empresas no Brasil. Metodologia: Os dados de 314 empresas abertas foram utilizados para estimação da previsibilidade de falência e da possibilidade da manipulação de resultados, para posterior identificação da PRFF. Resultados: Verificou-se que em 5,5% das observações houve indicativo de Possibilidade de Relatório Financeiro Fraudulento, além de a probabilidade de falência ter sido identificada em 16,91% das observações e a probabilidade de manipulação de resultados ter sido identificada em 17,73% delas. A estrutura de governança corporativa das empresas apresentou influência na mitigação da , seja de forma direta ou indireta por meio da redução das probabilidades de falência ou de manipulação de resultados. Notou-se que as práticas de governança relacionadas ao Conselho de Administração foram mais eficientes contra a probabilidade de falência, ao passo que as práticas relacionadas à auditoria estiveram relacionadas à redução da manipulação de resultados. Contribuições: Entre as contribuições deste estudo, estão a identificação das probabilidades de fraudes nos relatórios, de falência e de manipulação de resultados para as empresas no Brasil, assim como a verificação de que a governança corporativa foi eficaz na mitigação desses problemas, seja de forma direta ou indireta, informação que é útil a investidores e reguladores desse mercado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study analyzes the influence of the corporate governance structure in terms of mitigating the likelihood of fraudulent financial reporting (FFR) by firms in Brazil. Design/methodology/approach: For this, we analyze the data of 314 publicly traded companies to estimate the likelihood of bankruptcy and the possibility of earnings manipulation, for subsequent identification of . Findings: Our results show that in 5.5% of cases there is an indication that FFR is likely, bankruptcy is predicted in 16.9% of cases, and the likelihood of earnings manipulation is identified in 17.7%. The corporate governance structure of the firms influences FFR mitigation, either directly or indirectly by reducing the chances of bankruptcy or earnings manipulation. We note that board-related governance practices are more effective against predicted bankruptcy, and audit-related practices are more related to reducing earnings manipulation. Originality/value: The main contributions of this study lie in it identifying the probabilities of reporting fraud, bankruptcy, and earnings manipulation for companies in Brazil, as well as it verifying that corporate governance has been effective in mitigating these problems, either directly or indirectly. Thus, this information is useful for investors and regulators in this market.
  • Os funcionários são bem avaliados em suas ações de RSC? A percepção dos gestores em um país emergente Articles

    Bolaños, Edmundo Lizarzaburu; Brio, Jesus del

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo testa a influência do envolvimento dos funcionários nas atividades de RSC na percepção do gestor sobre a confiança nos negócios. Metodologia: Utilizou-se uma metodologia quantitativa para contrastar as hipóteses apresentadas neste artigo. A pesquisa empírica começou em março de 2016. Em abril de 2016, o questionário foi enviado por e-mail aos 1.745 gestores dos diversos bancos com uma mensagem explicando a relevância da pesquisa. O processo de coleta de dados terminou em julho de 2016. Resultados: O modelo causal comprovou que a influência da percepção do envolvimento dos funcionários nas ações de RSC dos bancos peruanos melhora a percepção de confiança nos negócios pelos gestores. A relação encontrada não foi estatisticamente significativa ao nível de p < 0,05. Portanto, a avaliação do envolvimento dos funcionários na RSC em bancos peruanos não influencia significativamente a confiança nos negócios. Contribuições: A principal contribuição deste artigo é o fato de ele analisar empiricamente como a confiança nos negócios é percebida pelos gestores e como ela é influenciada pela percepção do envolvimento dos funcionários nas ações de RSC em um contexto pouco investigado, um país emergente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This paper tests the influence of employees’ involvement in CSR activities on managers’ perceptions regarding business confidence. Design/methodology/approach: A quantitative methodology was used to contrast the hypotheses presented in this paper. The empirical research began in March 2016. In April 2016, a questionnaire was sent by email to the 1,745 managers of the multiple banks with a message explaining the relevance of the research. The data gathering process finished in July 2016. Findings: The causal model proved the influence of the perception of employees’ involvement in the CSR actions of Peruvian banks in terms of improving the perception of business confidence by managers. The relationship found was not statistically significant at a level of p<0.05. Therefore, the assessment of the involvement of workers in CSR in Peruvian banks does not significantly influence business confidence. Originality/value: The main contribution of this paper is that it empirically analyzes how business confidence is perceived by managers and how it is influenced by perceptions of employees’ involvement in CSR actions in a context barely investigated: an emerging country.
  • Inovação social nos empreendimentos sociais brasileiros: uma proposta de escala para sua classificação Articles

    D`Amario, Edison Quirino; Comini, Graziella Maria

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O empreendedorismo social e a inovação social têm recebido atenção especial de formuladores de políticas, acadêmicos e profissionais desde o ano 2000. Como essa área de conhecimento ainda é incipiente na literatura atual, este estudo tem o objetivo de desenvolver e validar uma escala para entender como as organizações sociais empreendedoras identificam as inovações sociais geradas por seus empreendimentos. Metodologia: Para validá-lo, aplicamos a pesquisa em 264 empresas sociais nas 27 unidades federativas do Brasil. As técnicas estatísticas utilizadas, além da análise descritiva de frequências e medidas de tendência central e variabilidade, foram a análise fatorial exploratória e confirmatória. Resultados: Os resultados apontam para uma escala validada composta por 23 itens que classificam e identificam inovações sociais de tipos de produtos, organizacionais e de marketing, de profundidade incremental, disruptiva e institucional. Contribui ções: A contribuição desse entendimento é o fato de que ele pode estimular empreendedores sociais ou novos empreendedores a alocar melhor seus recursos ou sua atenção em certos tipos de inovações sociais, a fim de obter melhores resultados para seus empreendimentos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Social entrepreneurship and social innovation have attracted particular attention from policy makers, academics, and practitioners since the year 2000. As this area of knowledge is still incipient in the present literature, this study aims to develop and validate a scale to understand how social entrepreneurs identify social innovations generated by their entrepreneurships. Design/methodology/approach: In order to validate the scale, we applied it to 264 social enterprises in the 27 confederative units of Brazil. The statistical techniques used, besides the descriptive analysis of frequencies and central tendency and variability measures, were exploratory and confirmatory factor analysis. Findings: The results point to a validated scale consisting of 23 items that classify and identify social innovations of the product, organizational, and marketing types, and of incremental, disruptive, and institutional depths. Originality/value: The contribution to the understanding lies in the fact that the scale may stimulate social entrepreneurs or new entrants to better allocate their resources or their attention to certain types of social innovations in order to achieve better results for their entrepreneurships.
  • Millennial Consumer Preferences in Social Commerce Web Design Articles

    Anaya-Sánchez, Rafael; Castro-Bonaño, Juan Marcos; González-Badía, Eloy

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: En un contexto en el que el social commerce ha cambiado la manera en la que los consumidores buscan información y comparten experiencias, el objetivo de esta investigación radica en entender cómo tres factores del diseño web (usabilidad, funcionalidad y sociabilidad) influyen en la evaluación cognitiva y afectiva del consumidor, y como éstas determinarán su intención de compra. Metodología: Mediante una muestra de 230 millennials usuarios habituales de social commerce y a través de la técnica de PLS, este trabajo adapta al contexto social a la literatura existente sobre calidad del sitio web, así como a las teorías del aprendizaje social y las intenciones de compra del consumidor. Resultados: Se contrastan las 9 hipótesis del estudio en las que se vinculan variables del diseño web y de la socialización en entornos de e-commerce con componentes de la teoría del aprendizaje social. Contribuciones: Este artículo mejora la comprensión acerca de la influencia en entornos de la web social del diseño sobre las evaluaciones del consumidor, y de éstas sobre las intenciones de compra, destacando la importancia del diseño sobre las evaluaciones afectivas. Además, suministran información relevante sobre cómo diseñar las webs para mejorar las actitudes y comportamientos de compra de los consumidores, permitiendo enfocar la manera de mejorar la experiencia a través del diseño web, en contextos de continuos cambios en dispositivos y preferencias del consumidor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Considering the context in which social commerce has changed the way consumers search for information and share experiences, the objective of this study is to understand how three factors of web design (usability, functionality, and sociability) influence consumers’ cognitive and affective assessments and affect their intention to buy. Design/methodology/approach: Using the PLS technique on a sample of 230 millennials who are regular social commerce users, this study is adapted to the social context of the existing literature on website quality, as well as theories of social learning and consumer intention to buy. Findings: We used the results to compare the study’s 9 hypotheses, thereby linking variables of web design and socialization in e-commerce environments with components of social learning theory. Originality/value: This article expands the understanding of the influence of design in social network website environments on consumer assessments and, consequently, their intention to buy, highlighting the importance of design for affective assessments. It also provides relevant information to professionals on how to design their websites to improve consumer purchase attitudes and behaviors, allowing them to focus on how to improve the user experience through web design within the context of continuously changing devices and consumer preferences.
  • Dinâmica do marketing de relacionamento online: qualidade do relacionamento e lealdade dos clientes em bancos iranianos Articles

    Garepasha, Akram; Aali, Samad; Zendeh, Alireza Bafandeh; Iranzadeh, Soleyman

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste trabalho é mostrar a dinâmica do marketing de relacionamentos no e-banking por meio do exame da associação entre a qualidade do relacionamento e a lealdade do cliente online nos diferentes estágios do ciclo de vida do relacionamento. Metodologia: Para este estudo, foi selecionada uma amostra de 651 clientes de bancos iranianos da Província do Azerbaijão do Leste que utilizaram serviços bancários online, após preenchimento de um questionário. As hipóteses da pesquisa foram testadas utilizando a Modelagem das Equações Estruturais e o software AMOS23. Resultados: Os resultados mostraram que o nível do relacionamento com o cliente determina o efeito da qualidade do relacionamento na lealdade do cliente no e-banking. Especificamente, o efeito do compromisso online sobre a lealdade do cliente decresce ao longo do tempo. Além disso, com o desenvolvimento do relacionamento entre o cliente e o negócio, a influência da confiança online sobre a lealdade aumenta. Contribuições: A principal contribuição deste trabalho é enriquecer a literatura sobre marketing de relacionamento quanto à dinâmica do relacionamento, questionando a efetividade do marketing de relacionamento, especialmente o uso dos mesmos construtos relacionais (satisfação, confiança e compromisso online) para os clientes nos diferentes estágios do ciclo de vida do relacionamento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of this paper is to show the dynamics of relationship marketing in e-banking by examining the association between relationship quality and online customer loyalty at different stages of the relationship lifecycle. Design/methodology/approach: A sample of 651 customers of Iranian banks in East Azerbaijan Province who had used online banking services was selected for the study after completing a questionnaire. The research hypotheses were tested using structural equation modeling and the AMOS23 software. Findings: The results showed that the level of the customer relationship determines the effect of relationship quality on customer loyalty in e-banking. Specifically, the effect of online commitment on customer loyalty decreases over time. In addition, as the relationship develops between the customer and the business, the influence of online trust on loyalty increases. Originality/value: The main contribution of this paper is it enriches the relationship marketing literature with respect to the dynamics of relationships by challenging the effectiveness of relationship marketing, especially the use of the same relational constructs (online satisfaction, trust, and commitment) for customers at different stages of the relationship lifecycle.
  • A performance das empresas familiares: uma perspectiva da influência da família Articles

    Alves, Catarina Afonso; Gama, Ana Paula Matias

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar a relação existente entre o grau de influência da família, medida por meio do poder, da experiência e da cultura (F-PEC) na performance da empresa familiar (EF). A performance é medida em uma perspectiva financeira e não financeira. Metodologia: É um estudo empírico que utiliza o método quantitativo, usando como metodologia de recolha de dados o inquérito por questionário. Utilizou-se o método de amostragem não probabilístico por conveniência. A técnica estatística utilizada foi a análise fatorial exploratória e os modelos de regressão linear múltipla. Resultados: Os resultados sustentam a existência de uma relação negativa entre a experiência (mudança geracional) e a performance econômico-financeira e uma associação positiva entre a cultura de compromisso e a performance, quer econômico-financeira quer nos objetivos não econômicos. Também foi encontrada uma relação positiva entre a cultura de valores e os objetivos não econômicos da EF. Contribuições: Nas contribuições teóricas: a cultura de compromisso vincula o incremento quer da performance econômico-financeira quer dos objetivos de perpetuidade e de conservação do patrimônio familiar; a importância de estudar como a cultura de compromisso se transforma em uma performance superior.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of this study is to analyze the relationship between family influence, measured through power, experience and culture (F-PEC) and family business (FB) performance. Performance is measured from a financial and non-financial perspective. Design/methodology/approach: Empirical study using the quantitative method and data collected through a questionnaire, answered by 169 Portuguese family firms. The survey design was based on prior research of FB performance and the F-PEC questionnaire. The exploratory factor analysis and multiple linear regression models are used. Findings: The results indicate a negative relationship between experience and financial performance, a positive association between a culture of family commitment and performance (financial and non-economic goals), and a positive relationship between a culture of family values and non-economic goals. The results show the importance of agreement between the firm and the family goals. Family influence on FB performance cannot be seen only from a positive (stewardship theory) or a negative (agency theory) perspective. Originality/value: Commitment increases financial performance and the achievement of non-economic goals (perpetuity and family assets). It is important to study how a culture of commitment leads to superior performance.
  • O duplo papel dos covenants contábeis na captação de dívida no Brasil Articles

    Konraht, Jonatan Marlon; Soares, Rodrigo Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O estudo visa identificar a relação entre a utilização de covenants contábeis e o custo de captação de dívida via debêntures por empresas no Brasil. Metodologia: A amostra inclui 269 séries de debêntures, de cujas escrituras foram coletados manualmente os covenants, emitidas por 106 empresas de capital aberto no período de 2010 a 2016. Adotou-se a distinção dos covenants que deveriam ser cumpridos pela própria emissora da dívida ou por outra empresa com obrigação solidária à emissora perante os credores. Posteriormente, foi aplicado um modelo de regressão linear, em que foi testada a relação entre covenants e spread dos títulos. Resultados: Os resultados indicam que covenants a serem cumpridos pela emissora são utilizados como mecanismo complementar ao prêmio pelo risco cobrado pelos credores. Já o uso de covenants a serem cumpridos por solidárias constituem um mecanismo substituto ao risco e reduzem o spread. Tais achados revelam que os covenants contábeis possuem duplo papel na captação de dívida no Brasil, sendo esse papel variável em função da empresa que deve cumpri-los. Contribuições: A pesquisa contribui à literatura ao apresentar que o efeito dos covenants contábeis sobre o custo da dívida varia em função da empresa que deve cumpri-los. Assim, mostra-se que é fundamental controlar a responsabilidade pelo cumprimento dos covenants para se mensurar o efeito provocado por eles sobre o custo da dívida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study aims to identify the relationship between the use of financial covenants and the cost of borrowing via bonds issued by firms in Brazil. Design/methodology/approach: The sample comprised 269 bond series issued by 106 publicly-listed companies from 2010 to 2016. Covenants were sampled manually from the indentures and prospectuses of these issues. A distinction was made between covenants that must be fulfilled by the firm issuing the debt and those that create obligations for another firm that has a secondary liability to the issuer’s creditors. A linear regression model was constructed to test the relationships between these covenants and the spreads paid on the bonds. Findings: The results indicate that covenants that must be observed by the issuer are used as a complementary mechanism to the risk premium charged by creditors. In turn, covenants that bind guarantors constitute a mechanism to substitute the risk premium, reducing the spread. These findings show that financial covenants play a double role in bond issues in Brazil and that the role varies depending on the firm that is responsible for complying with the covenant. Originality/value: This paper contributes to the literature by showing that the effect of financial covenants on the cost of debt varies as a function of which firm must fulfill the covenant. It therefore demonstrates that it is essential to control for the responsibility to fulfill covenants when measuring their effect on the cost of debt.
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