Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do implante de etonogestrel sobre a agregação plaquetária de mulheres hígidas

Effect of etonogestrel implant on platelet aggregation in healthy women

RESUMO DE TESE

Efeito do implante de etonogestrel sobre a agregação plaquetária de mulheres hígidas

Effect of etonogestrel implant on platelet aggregation in healthy women

Autora: Carolina Sales Vieira Macedo

Orientador: Prof. Dr. Marcos Felipe Silva de Sá

Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP, Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, em 28 de junho de 2004

OBJETIVO: avaliar o efeito do implante subdérmico de etonogestrel sobre a agregação plaquetária de mulheres hígidas, em seis meses de tratamento.

CASUÍSTICA E MÉTODOS: vinte e quatro mulheres saudáveis e voluntárias foram selecionadas neste estudo longitudinal e prospectivo, para usar um implante contraceptivo subdérmico de etonogestrel (metabólito biologicamente ativo do desogestrel). A agregação plaquetária foi avaliada em todas as mulheres, exceto uma, no período pré-inserção e após um, três e seis meses da inserção do implante. A agregação plaquetária foi induzida com adrenalina 50 µM, colágeno 10 µg/ml, colágeno 5 µg/ml, ADP 35 µM e ADP 17,5 µM. A análise estatística foi feita com o teste de Wilcoxon para comparar a diferença entre cada período de tratamento com os valores pré-tratamento.

RESULTADOS: houve uma redução transitória, estatisticamente significativa, na mediana do percentual máximo de agregação plaquetária de 27%, 14% e 11%, respectivamente, com colágeno 5 µg/ml, adrenalina 50 µM e colágeno 10 µg/ml, observada um mês após a inserção do implante comparado ao valor pré-inserção (p< 0,05). A agregação plaquetária com esses agonistas retornou ao seu valor basal, após seis meses da inserção. Com outros agonistas, como o ADP 35 µM e ADP 17,5 µM, não se observou o mesmo fenômeno.

CONCLUSÃO: os resultados deste estudo mostram, pela primeira vez, que o uso do implante de etonogestrel está associado à redução transitória, mas significativa, da agregação plaquetária, observada em um mês de uso do contraceptivo, a qual retorna a seus valores normais em seis meses da inserção do implante.

Palavras-chave: Contracepção. Agregação plaquetária. Coagulação sangüínea. Progestagênios.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Out 2004
  • Data do Fascículo
    2004
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br