Acessibilidade / Reportar erro

Treinamento baseado em simulação para exame físico pélvico e de mamas: Efeito na ansiedade e autoconfiança dos estudantes de medicina

Resumo

Objetivo:

Avaliar os fatores relacionados à ansiedade e ao efeito do treinamento baseado em simulação (TBS) na ansiedade, autoconfiança e satisfação do estudante em relação ao aprendizado do exame pélvico e de mamas.

Métodos:

Estudo longitudinal com alunos do quarto ano de medicina da Universidade José do Rosário Vellano, utilizando questionário autorrespondido com 12 itens em escala tipo Likert sobre a ansiedade em relação ao exame ginecológico, pré e pós-TBS. Após o treinamento, avaliou-se também o grau de autoconfiança e satisfação com o processo de aprendizado.

Resultados:

Foram incluídos 80 alunos com média etária de 24,1 ± 4,2 anos, dos quais 62,5% eram mulheres. Na avaliação pré-treinamento, a ansiedade dos alunos em relação ao exame pélvico foi maior do que a ansiedade em relação ao exame das mamas (2,4 ± 1,0 versus 1,7 ± 0,8, respectivamente; p < 0,001). O principal motivo de ansiedade em relação tanto ao exame pélvico quanto ao de mamas foi o receio de machucar a paciente. O TBS reduziu significativamente a ansiedade dos alunos (2,0 ± 0,8 versus 1,5 ± 0,5, respectivamente; p < 0,001). A satisfação e autoconfiança dos estudantes foram elevadas (6,8 ± 0,3 e 6,0 ± 0,9, respectivamente), sem diferença entre gêneros.

Conclusão:

O uso de TBS no ensino de exame pélvico e mamário resultou em uma diminuição na ansiedade e elevada autoconfiança em um grupo de estudantes de medicina, de ambos os gêneros, e bons níveis de satisfação em relação ao treinamento.

Palavras-chave:
exame ginecológico; estudantes de medicina; treinamento por simulação; ansiedade; satisfação

Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br