Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento de metodologia pra estudo do volume e densidade absoluta da placenta humana de termo

Resumo de Tese

Desenvolvimento de Metodologia pra Estudo do Volume e Densidade Absoluta da Placenta Humana de Termo

Autor: Ulisses Del Nero

Orientador: Profa Dra Marilza Cunha Rudge

Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP, em 2/12/98.

Objetivo: Desenvolver metodologia para estimar o volume e densidade absoluta da placenta humana em gestações de termo e sem patologias, usando duas metodologias para o cálculo do volume: o princípio de Arquimedes e o volume do cilindro, com dois valores diferentes para altura de placenta. Relacionar os dados de volume e densidade placentária com peso do recém-nascido (RN), índice placentário e classificação dos RN em relação ao peso e idade gestacional.

Material e Métodos: Foram estudadas 50 placentas provenientes de gestações de termo sem patologias e testadas três metodologias para o cálculo do volume e densidade absoluta placentários. Os cálculos dos volumes basearam-se no princípio de Arquimedes e na suposição de que a placenta seria um cilindro, com estimativas diferentes para o cálculo da área da base do cilindro. As densidades absolutas placentárias foram calculadas, respectivamente, pelo quociente entre o peso ao ar da placenta, devidamente padronizado, e os diferentes volumes estimados.

Resultados e Conclusões: A metodologia mais adequada para estimar volume placentário no termo foi a do princípio de Arquimedes, pela correlação com o peso dos recém-nascidos, o índice placenário e a classificação dos recém-nascidos em relação à idade gestacional. O cálculo da densidade absoluta placentária I correlacionou-se com a renda familiar "per capita", identificando a qualidade de meio materno onde se desenvolveu a placenta. Os resultados obtidos permitem eleger o uso do princípio de Arquimedes como método para determinar o volume e a densidade absoluta da placenta.

Palavras-chave: Placenta. Gravidez normal.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Mar 2007
  • Data do Fascículo
    Maio 1999
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br