Acessibilidade / Reportar erro

‘Homens que ensinaram a América ler’: a educação de adultos no Brasil e México (1947-1956)1 1 A expressão utilizada neste título faz referência a uma matéria do jornal The Unesco Courier (1958) intitulada ‘Fighters for literacy’, que descreveu a atuação de intelectuais empenhados em combater o analfabetismo adulto em diversos países.

‘Hombres que enseñaron a América a leer’: educación para adultos en Brasil y México (1947-1956)

Resumo:

Este texto tem por objetivo analisar a relação estabelecida entre Jaime Torres Bodet e Manuel Bergström Lourenço Filho, nas campanhas de alfabetização de adultos no México e Brasil, que culminaram com a realização do VI Seminário Interamericano de Alfabetização e Educação de Adultos, no Brasil em 1949. Trata-se, portanto, de uma investigação acerca da circulação de ideias que nortearam a educação de adultos no Brasil e México, em tempos em que o México se colocava como referência exitosa para toda a América Latina, sobretudo, pelas experiências levadas a cabo pela Unesco, OEA e Crefal. Em relação às opções teórico-metodológicas, trata-se de um trabalho embasado na História Conectada, tomando como fontes: jornais, revistas e fotografias. Por fim, pode-se concluir que a relação entre esses homens se constituiu no movimento campanhista de erradicação do analfabetismo adulto, levado a cabo em seus respectivos países pela Unesco, que resultou na realização de congressos e, consequentemente, em uma vasta produção intelectual e didática sobre o tema.

Palavras-chave:
educação de adultos; Jaime Torres e Lourenço Filho; campanhas de alfabetização de adultos; Unesco; Crefal

Sociedade Brasileira de História da Educação Universidade Estadual de Maringá - Av. Colombo, 5790 - Zona 07 - Bloco 40, CEP: 87020-900, Maringá, PR, Brasil, Telefone: (44) 3011-4103 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: rbhe.sbhe@gmail.com