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Educação, hereditariedade e eugenia: o projeto educacional de Octavio Domingues (1926-1932)

Education, heredity, and eugenics: the educational project of Octavio Domingues (1926-1932)

Educación, herencia y eugenesia: el proyecto educativo de Octavio Domingues (1926-1932)

Resumo:

Octavio Domingues (1897-1972), professor, geneticista e diretor do periódico Boletim de Eugenia, é um intelectual ainda pouco estudado no campo da Educação, embora tenha publicado dezenas de artigos e livros sobre o tema. A partir de uma pesquisa documental em diálogo com a bibliografia especializada, o presente artigo analisa as publicações de Domingues na Revista de Agricultura, de 1926 a 1930, bem como no Boletim de Eugenia, de 1930 a 1932, explicitando a relação entre educação, hereditariedade e eugenia desenvolvida nesses periódicos. Conclui-se que Domingues considerou a educação como o meio mais profícuo para a formação da consciência eugênica, estruturando um projeto educacional elitista e autoritário, a despeito dos argumentos pró-miscigenação e ‘humanistas’ presentes em sua obra.

Palavras-chave:
eugenia; educação eugênica; Octavio Domingues; história da educação

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