Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvendo o letramento crítico em um módulo de prática de ensino do PARFOR

Resumo:

Este artigo objetiva descrever uma experiência de educação a distância que aconteceu em um módulo de prática de ensino do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) na Universidade Federal de Uberlândia. Com o objetivo de promover uma discussão sobre raça e etnicidade no Brasil, os materiais e atividades desse módulo foram elaborados em uma perspectiva de letramento crítico (KNOBEL AND LANKSHEAR, 2011; COPE AND KALANTZIS, 2012). O artigo começa com uma discussão de questões relevantes sobre aprendizado e letramento na educação a distância atualmente, e em seguida faz uma breve descrição desse módulo de prática de ensino. Após uma análise de duas tarefas desse módulo, concluímos com uma reflexão sobre algumas das dificuldades em relação à implementação do curso, e sugerindo formas em que elas podem ser superadas.

Palavras-chave:
letramento crítico; educação a distância; prática de ensino.

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com