(Atualizado: 31/01/2022)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

A Revista Brasileira de Linguística Aplicada, uma publicação sem fins lucrativos, é um periódico trimestral, com avaliação por pares, que tem a missão de incentivar a pesquisa na área de Linguística Aplicada. Criada em 2001, a revista recebe artigos originais, de mestres e doutores, que tratam dos muitos fenômenos relacionados a problemas de linguagem da vida real relacionados à língua em uso em contextos diversos ou à aprendizagem. O periódico também publica resenhas, entrevistas e dois números temáticos por ano. A publicação, com apoio financeiro do CNPq e da FAPEMIG, é de responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, área de concentração em Linguística Aplicada e é distribuída, gratuitamente, aos sócios da ALAB.

O título abreviado do periódico é Rev. bras. linguist. apl., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 

A Revista Brasileira de Linguística Aplicada está indexada em:

  • MLA (Modern Language Association of America)
  • Linguistics Abstracts
  • Linguistics and Language Behavior Abstracts
  • CAPES/QUALIS A1
  • EBSCO
  • DOAJ (Directory of Open Access Journals)
  • OCLC WorldCat
  • Latindex
  • Scopus
  • SIS
  • Redalyc
 

 

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.

A revista on-line é o acesso aberto e gratuíto.

 

 

Patrocinadores

 
  • Faculdade de Letras / Universidade Federal de Minas Gerais

 

 


fim /app/opac/webapp/../../data/pages/rbla/paboutj.htm inicio /app/opac/webapp/../../data/pages/rbla/pedboard.htm

Corpo Editorial

 

Editores

 
  • Editora Chefe:
    Andrea Machado de Almeida Mattos - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Belo Horizonte - MG / Brasil
  • Editor(a) Assistente:
    Míriam Lúcia dos Santos Jorge - Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Belo Horizonte – MG / Brasil
    Junia de Carvalho Fidelis Braga - Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Belo Horizonte – MG / Brasil
 

 

Comissão editorial

 
  • Acir Mário Karwoski (UFTM) - Uberaba - Minas Gerais / Brasil
  • Adail Sebastião Rodrigues Jr. (UFOP) - Ouro Preto - Minas Gerais / Brasil
  • Adair Bonini (UFSC) - Florianópolis - Santa Catarina / Brasil
  • Adair Vieira Gonçalves (UFGD) - Dourados, Mato Grosso do Sul / Brasil
  • Adriana Carvalho Capuchinho - (UFT) - Palmas - Tocantins / Brasil
  • Adriane Sartori (Universidade Federal de Minas Gerais) - Belo Horizonte – Minas Gerais (Brasil)
  • Aline Aver Vanin (UFCSPA) - Porto Alegre - Rio Grande do Sul / Brasil
  • Amparo Clavijo (Universidad Distrital Francisco José de Caldas) - Bogotá / Colômbia
  • Ana Claudia Balieiro Lodi (USP) - São Paulo - São Paulo / Brasil
  • Ana Lúcia Silva Souza (UFBA) - Salvador - Bahia / Brasil
  • Ana Maria Ferreira Barcelos (UFV) - Viçosa - Minas Gerais / Brasil
  • Ana Cecília Cossi Bizon (UNICAMP) – Campinas – São Paulo / Brasil
  • Ana Cristina Macário Lopes - Universidade de Coimbra – Coimbra / Portugal
  • Ana Cristina Pelosi (UFC) - Fortaleza - Ceará / Brasil
  • Ana Karina de Oliveira Nascimento (UFS) – São Cristóvão – Sergipe / Brasil
  • Ana Paula Duboc (USP) - São Paulo - São Paulo / Brasil
  • Anelise Scotti Scherer (UFMG) – Belo Horizonte – Minas Gerais / Brasil
  • Angela Derlise Sturbe (UFFS) - Chapecó - Santa Catarina / Brasil
  • Ângela Kleiman (UNICAMP) - Campinas - São Paulo / Brasil
  • Anna Maria Gramatico Carmagnani (USP) – São Paulo – São Paulo / Brasil
  • Antônia Dilamar Araújo (UECE) - Fortaleza - Ceará / Brasil
  • António Moreno, Universidade de Aveiro – Aveiro / Portugal
  • Ariel Novodvorski (UFU) – Uberlândia – Minas Gerais / Brasil
  • Audria Leal, Universidade Nova de Lisboa – Lisboa / Portugal
  • Augusto Soares da Silva (Universidade Católica Portuguesa) - Braga / Portugal
  • Beatriz Maria Eckert-Hoff (UDF) - Brasília - Distrito Federal / Brasil
  • Brian Morgan (Glendon College/ York University) - Toronto - Ontario / Canadá
  • Carla Lynn Reichmann (UFPB) - João Pessoa, Paraíba / Brasil
  • Carla Tavares (UFU) – Uberlândia – Minas Gerais / Brasil
  • Carla Viana Coscarelli (UFMG) - Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil
  • Carmem Caetano (UnB) - Brasília - Distrito Federal / Brasil
  • Carmen Lúcia Barreto Matzenauer (UCPEL) - Pelotas - Rio Grande do Sul / Brasil
  • Célia Maria Magalhães (UFMG) – Belo Horizonte – Minas Gerais / Brasil
  • Charles Bazerman (University of California) - Santa Barbara - Califórnia - Estados Unidos
  • Christine Siqueira Nicolaides (UFRJ) - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro / Brasil
  • Christian W. Chun (University of Hong Kong) - Pok Fu Lam / Hong Kong
  • Cielo Griselda Festino (UNIP) – São Paulo – São Paulo / Brasil
  • Claire Kramsch (University of California) - Berkeley - Califórnia / Estados Unidos
  • Clarissa Menezes Jordão (UFPR) - Curitiba - Paraná /Brasil
  • Claudia Zavaglia (UNESP) - São José do Rio Preto - São Paulo / Brasil
  • Cristiane Fuzer (UFSM) - Santa Maria - Rio Grande do Sul / Brasil
  • Cristiano Barros (UFMG) – Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil
  • Daniel Ferraz (UFES) – Vitória – Espírito Santo / Brasil
  • Darcilia Marindir Pinto Simões (UERJ) - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro / Brasil
  • David Block (University of London) - Londres / Inglaterra
  • Deise Prina Dutra (UFMG)- Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil
  • Desirée Motta-Roth (UFSM) - São Marcos - Rio Grande do Sul / Brasil
  • Dylia Lysardo-Dias (Universidade Federal de São João Del-Rei) – São João Del-Rei – Minas Gerais / Brasil
  • Dina Maria Martins Ferreira (UECE) - Fortaleza - Ceará / Brasil
  • Djane Antonucci Correa (UEPG) - Ponta Grossa - Paraná / Brasil
  • Diógenes Cândido de Lima (UESB) - Vitória da Conquista - Bahia / Brasil
  • Diva Cardoso de Camargo (UNESP) - São José do Rio Preto - São Paulo / Brasil
  • Dolores Porto (Universidad de Alcalá) - Madri / Espanha
  • Dulce Cassol Tagliani (FURG) - Rio Grande - Rio Grande do Sul / Brasil
  • Dylia Lysardo-Dias (UFSJ) – São João Del Rei - Minas Gerais / Brasil
  • Ebal Sant'Anna Bolacio Filho (UFF) – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro / Brasil
  • Elaine Borges (UEPG) - Ponta Grossa - Paraná / Brasil
  • Eliane Righi de Andrade (PUC-CAMPINAS) - Campinas - São Paulo / Brasil
  • Elidéa Lúcia Almeida Bernardino (UFMG) - Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil
  • Elizabeth Marcuschi (UFPE) - Recife - Pernambuco / Brasil
  • Ernesto Sérgio Bertoldo (UFU) - Uberlândia - Minas Gerais / Brasil
  • Érika Amâncio Caetano Soares (UFMG) - Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil
  • Eva M. Fernández (Queens College) - Nova Iorque / Estados Unidos
  • Fabiana Cristina Komesu (UNESP) - São José do Rio Preto - São Paulo / Brasil
  • Fernando da Silva Pardo (IFSP) – São Paulo – São Paulo / Brasil
  • Florencia Miranda, Universidad Nacional de Rosario – Rosario / Argentina
  • Garold Murray (Okayama University) - Okayama / Japão
  • Glenda Cristina Valim de Melo (UNIRIO) - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro / Brasil
  • Guilherme Veiga Rios (UnB) - Brasília - Distrito Federal / Brasil
  • Giacomo Patrocinio Figueredo (UFOP) – Ouro Preto – Minas Gerais / Brasil
  • Giovanni Parodi S. (Pontificia Universidad Catolica de Valparaiso) - Valparaiso / Chile
  • Guilherme Fromm (UFU) - Uberândia - Minas Gerais / Brasil
  • Guilherme Veiga Rios (INEP) – Brasília – Distrito Federal / Brasil
  • Harold Andrés Castañeda-Peña (Universidade Distrital Francisco Jose de Caldas) – Bogotá / Colômbia
  • Heliana Ribeiro de Mello (UFMG) - Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil
  • Heloísa Pedroso de Moraes Feltes (UCS) - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul / Brasil
  • Henrique Rodrigues Leroy (UNILA) – Foz do Iguaçu – Paraná / Brasil
  • Inês Cardoso (York University) – Toronto / Canadá
  • Ingrid Finger (UFRGS) - Porto Alegre - Rio Grande do Sul / Brasil
  • Isabel Maria Loureiro de Roboredo Seara, Universidade Aberta – Lisboa / Portugal
  • Isabel Margarida Ribeiro de Oliveira Duarte (Universidade do Porto) – Porto / Portugal
  • Ivani Rodrigues Silva (UNICAMP) - Campinas - São Paulo / Brasil
  • Janaína Weissheimer (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte / Brasil
  • Joana Plaza Pinto (UFG) - Goiânia - Goiás / Brasil
  • Joel Windle (UFOP) - Ouro Preto - Minas Gerais Brasil / (Monash University) - Monash - Austrália
  • José Ribamar Lopes Batista Júnior (UFPI) - Picos - Piauí / Brasil
  • Josenia Antunes Vieira (UnB) - Brasília - Distrito Federal / Brasil
  • Juliana Zeggio Martinez (UFPR) – Curitiba – Paraná / Brasil
  • Júlio César Araújo (UFC) - Fortaleza - Ceará / Brasil
  • Junia Claudia Santana de Mattos Zaidan (UFES) – Vitória – Espírito Santo / Brasil
  • Kleber Aparecido da Silva (UnB) - Brasília - Distrito Federal / Brasil
  • Kerry Taylor-Leech (Griffith University) - Queensland / Austrália
  • Kyria Finardi (UFES) - Vitória - Espírito Santo / Brasil
  • Laura Hidalgo Downing (Universidad Autônoma de Madrid) - Madri/Espanha
  • Leandra Inês Seganfredo Santos (UNEMAT) - Sinop - Mato Grosso / Brasil
  • Leandro Rodrigues Alves Diniz (UFMG) - Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil
  • Lêda Braga Tomitch (UFSC) - Florianópolis - Santa Catarina / Brasil
  • Leina Claudia Viana Jucá (UFOP) – Ouro Preto – Minas Gerais / Brasil
  • Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos (UEC) - Fortaleza - Ceará / Brasil
  • Leticia Fraga (UEPG)- Ponta Grossa - Paraná / Brasil
  • Liliana Cabral Bastos (PUC-Rio) - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro / Brasil
  • Luciana de Oliveira Silva (UFMG) - Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil
  • Luciana Latarini Ginezi  (USP) – São Paulo – São Paulo / Brasil
  • Luciane Sturm (Universidade de Passo Fundo) – Passo Fundo – Rio Grande do Sul / Brasil
  • Luciano Novaes Vidon (UFES) - Vitória - Espírito Santo / Brasill
  • Lucienne Claudete Espindola (UFPB) - João Pessoa - Paraíba / Brasil
  • Luiz Fernando Gomes (UNISO) - Sorocaba - São Paulo / Brasil
  • Luiz Francisco Dias (UFMG) - Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil
  • Luiz Paulo da Moita Lopes (UFRJ) - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro / Brasil
  • Luísa Álvares Pereira, Universidade de Aveiro – Aveiro / Portugal
  • Maity Siqueira (UFRGS) - Porto Alegre - Rio Grande do Sul / Brasil
  • Manuela Romano (Universidad Autónoma de Madrid) - Madri / Espanha
  • Marcelo El Khouri Buzato (UNICAMP) - Campinas - São Paulo / Brasil
  • Maralice Neves (UFMG) - Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil
  • Marcos Antonio Costa (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte / Brasil
  • Mara Sophia Zanotto (PUC-SP) - São Paulo - São Paulo / Brasil
  • Maria Aldina Bessa Ferreira Rodrigues Marques, Universidade do Minho – Braga / Portugal
  • Maria Alzira Leite (UninCor) - Três Corações - Minas Gerais / Brasil
  • Maria Auxiliadora Bezerra (UFCG) - Campina Grande - Paraíba / Brasil
  • Maria Bernadete Fernandes Oliveira (UFRN)- Natal - Rio Grande do Norte / Brasil
  • Maria Cecília Camargo Magalhães (PUC-SP) - São Paulo - São Paulo / Brasil
  • Maria Clotilde Almeida (Universidade de Lisboa) - Lisboa / Portugal
  • Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira (UFG) - Goiânia - Goiás / Brasil
  • Maria Cristina Pereira (PUC-SP) - São Paulo - São Paulo / Brasil
  • Maria da Conceição Sgadari Passegi (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte / Brasil
  • Maria das Graças Dias Pereira (PUC-Rio) - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro / Brasil
  • Maria do Carmo Leite de Oliveira - (PUC-Rio) - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro / Brasil
  • Maria Helena Vieira Abrahão (UNESP)- São José do Rio Preto - São Paulo / Brasil
  • Maria José Rodrigues F. Coracini (UNICAMP) - Campinas - São Paulo / Brasil
  • Maria Luísa Ortiz Alvarez (UnB)- Brasília - Distrito Federal / Brasil
  • Marianne Cavalcanti (UFPB) - Recife - Pernambuco / Brasil
  • Marilda do Couto Cavalcanti (UNICAMP) - Campinas - São Paulo / Brasil
  • Marília dos Santos Lima (UFRGS) - Porto Alegre - Rio Grande do Sul / Brasil
  • Marluza Terezinha da Rosa (UFSM) - Santa Maria - Rio Grande do Sul / Brasil
  • Maximina Maria Freire (PUCSP) - São Paulo - São Paulo / Brasil
  • Nara Hiroko Takaki – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Universitário – Mato Grosso do Sul (Brasil)
  • Núbio Delanne Ferraz Mafra (UEL) - Londrina - Paraná / Brasil
  • Nukácia Meyre Silva Araújo (UEC) - Fortaleza - Ceará / Brasil
  • Orlando Vian Junior (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte
  • Paulo Henrique Aguiar Mendes (UFOP) - Ouro Preto - Minas Gerais / Brasil
  • Paula Tatianne Carréra Szundy (UFRJ) - Rio de Janeiro / Brasil
  • Paulo Cortes Gago (UFRJ) - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro / Brasil
  • Paulo Nunes da Silva, Universidade Aberta – Lisboa / Portugal
  • Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite (UFSJ) – São João del-Rei – Minas Gerais / Brasil
  • Pedro de Moraes Garcez (UFRGS) - Porto Alegre - Rio Grande do Sul / Brasil
  • Petrilson Alan Pinheiro da Silva (UFMS) Aquidauna - Mato Grosso / Brasil
  • Phil Benson (Hong Kong Institute of Education) - Tai Po / Hong Kong
  • Rafael Vetromille-Castro (Universidade Federal de Pelotas) - Pelotas - Rio Grande do Sul / Brasil
  • Raquel Salek Fiad (UNICAMP) - Campinas - São Paulo / Brasil
  • Raul Alberto Moura Vélez (Universidad Pontificia Bolivariana)– Medelín / Colômbia
  • Regina Celi Mendes Pereira (UFPB) - João Pessoa, Paraíba / Brasil
  • Regina Cláudia Pinheiro (UECE) - Fortaleza - Ceará / Brasil
  • Regina Lúcia Péret Dell'Isola (UFMG) - Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil
  • Ricardo Augusto de Souza (UFMG)- Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil
  • Ricardo José Gualda (UFBA) - Salvador - Bahia / Brasil
  • Rita Maria Diniz Zozzoli (UFAL) - Maceió - Alagoas / Brasil
  • Rodrigo Camargo Aragão (UESC) - Salvador - Bahia / Brasil
  • Rogério Casanovas Tilio (UFRJ) - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro / Brasil
  • Ronaldo Corrêa Gomes Júnior (Universidade Federal de Minas Gerais) -  Belo Horizonte – Minas Gerais (Brasil)
  • Ronice Muller de Quadros (UFSC) - Florianópolis - Santa Catarina / Brasil
  • Rosinda de Castro Guerra Ramos (PUC-SP) - São Paulo - São Paulo / Brasil
  • Ruberval Franco Maciel (UEMS) - Campo Grande - Mato Grosso do Sul / Brasil
  • Sandra Maria Silva Cavalcante (PUC-MG) - Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil
  • Sandra Patricia (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal) - Brasília - Distrito Federal / Brasil
  • Sara Regina Scotta Cabral (UFSM) - Santa Maria - Rio Grande do Sul / Brasil
  • Sarah Mercer (University of Graz) - Graz / Áustria
  • Sergio Ifa (Ufal) – Maceió – Alagoas / Brasil
  • Sérgio Raimundo Elias da Silva (UFOP) – Ouro Preto – Minas Gerais / Brasil
  • Shaun Murphy (University of Saskatchewan) - Saskatoon - Saskatchewan / Canadá
  • Silvana Maria Calixto de Lima (UESPI) - Teresina - Piauí / Brasil
  • Simone Hashiguti (UFU) – Uberlândia – Minas Gerais / Brasil
  • Solange Aranha (UNESP) - São José do Rio Preto - São Paulo / Brasil
  • Solange Coelho Vereza (UFF) - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro / Brasil
  • Solange Maria Barros (UFMT) - Cuiabá - Mato Grosso / Brasil
  • Simone Batista da Silva (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) – Seropédica – Rio de Janeiro (Brasil)
  • Stella Tagnin (USP) - São Paulo - São Paulo / Brasil
  • Stefan Gries (University of California) - Santa Barbara - Califórnia / Estados Unidos
  • Stella Maris Bortoni de Fiqueiredo Ricardo (UnB) Brasília - Distrito Federal / Brasil
  • Suzanne Franks (University of Illinois) - Urbana-Champaign - Illinois / Brasil
  • Tarcisio de Arantes Leite (UFSC) - Florianópolis - Santa Catarina / Brasil
  • Telma Nunes Gimenez (UEL) - Londrina - Paraná / Brasil
  • Thaïs Cristófaro Alves da Silva (UFMG) - Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil
  • Theo Harden (UnB) – Brasília – Distrito Federal / Brasil
  • Tim McNamara (The University of Melbourne) - Melbourne / Australia
  • Tony Berber Sardinha (PUC-SP) - São Paulo - São Paulo / Brasil
  • Trude Heift (Simon Fraser University) - Burnaby - C.B / Canadá
  • Tommaso Raso (UFMG) - Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil
  • Ubiratã Kickhöfel Alves (UFRGS) - Porto Alegre - Rio Grande do Sul / Brasil
  • Ulrike Schroder (UFMG) - Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil
  • Ursula Wingate (King's College London) - Londres / Reino Unido
  • Valdeni da Silva Reis (UFMG) – Belo Horizonte – Minas Gerais / Brasil
  • Valdir Silva (UNEMAT) - Cárceres - Mato Grosso / Brasil
  • Valdirene Zorzo-Veloso (UEL) - Londrina - Paraná / Brasil
  • Valesca Brasil Irala (UNIPAMPA) - Bagé - Rio Grande do Sul / Brasil
  • Vanderlei Zacchi (UFS) - Aracaju - Sergipe / Brasil
  • Vanessa Ribas Fialho (UFSM) - Santa Maria - Rio Grande do Sul / Brasil
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL) - Londrina - Paraná / Brasil
  • Vera Lúcia Santiago Araújo (UECE) - Fortaleza - Ceará / Brasil
  • Vilson José Leffa (UCPEL) - Pelotas - Rio Grande do Sul / Brasil
  • Zilda Maria Giosuelli (UNICAMP) - Campinas - São Paulo / Brasil
  • Wagner Rodrigues Silva (UFT) - Araguaína - Tocantins / Brasil
  • Walkyria Magno e Silva (UFPA) - Belém - Pará / Brasil
  • Walkyria MonteMór (USP) - São Paulo - São Paulo / Brasil
  • William Tagata (UFU) – Uberlândia – Minas Gerais / Brasil
 

 


fim /app/opac/webapp/../../data/pages/rbla/pedboard.htm inicio /app/opac/webapp/../../data/pages/rbla/pinstruc.htm

Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

Os trabalhos submetidos para publicação são avaliados anonimamente por dois ou três pareceristas depois de uma pré-análise dos editores à luz da missão e das normas de publicação da RBLA.

Apenas os trabalhos aprovados por dois pareceristas são encaminhados para publicação, desde que o autor tenha efetuado as correções e modificações recomendadas.

Não se cobra dos autores pela publicação.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

1. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos autores. Os Editores não assumem nenhuma responsabilidade por opiniões ou afirmações dos autores.

2. A Revista Brasileira de Linguística Aplicada segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e não admite comportamentos antiéticos e nem tolera quaisquer formas de plágio. O periódico segue as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors que prescreve que "Os créditos de autoria devem estar baseados somente em contribuições substanciais para (A) concepção, planejamento, análise ou interpretação dos dados, (B) redação do artigo ou sua revisão intelectual crítica, (C) responsabilidade pela aprovação final para publicação. Todas as condições (A, B e C) devem ser cumpridas."

3. Os autores que encaminharem um manuscrito devem ter conhecimento de que, caso seja aceito para publicação, o copyright do artigo é transferido para a RBLA que, por sua vez utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons.

4. A revista recebe submissões em português, inglês e espanhol que tratem dos muitos fenômenos relacionados a problemas de linguagem da vida real relativos à língua em uso em contextos diversos ou ao ensino e aprendizagem de línguas.

5. O trabalho deve conter título em português e inglês, incluindo dois resumos de até 10 linhas nas duas línguas, seguidos de lista de palavras-chave também em inglês e português. Os textos devem ter no máximo 10.000 palavras (incluindo referências, notas e quadros), fonte Times New Roman, tamanho 12, com seções e subseções numeradas (Os títulos das seções devem vir sem recuo, com numeração arábica (com número não seguido de ponto)).

6. Terão prioridade de publicação os artigos que apresentem resultados de pesquisa e que tragam contribuições novas para a área de Linguística Aplicada.

7. Artigos resultantes de pesquisa de mestrado ou doutorado deverão incluir o nome do orientador em nota de rodapé e não como co-autor. A Comissão Editorial entende que a orientação deve ser explicitada, mas não deve ser confundida com co-autoria. De acordo com a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Art. 15: § 1º Não se considera co-autor quem simplesmente auxiliou o autor na produção da obra literária, artística ou científica, revendo-a, atualizando-a, bem como fiscalizando ou dirigindo sua edição ou apresentação por qualquer meio.

8. As notas devem vir em rodapé. Os agradecimentos não devem constar em nota de rodapé, e sim em uma seção própria ao final do artigo. Em caso de produto de bolsa de pesquisa, o nome da agência financiadora deve constar dos agradecimentos.

9. Em caso de ilustrações previamente publicadas, citar a fonte.

10. As referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT (ver exemplos ao final).

11. O trabalho deve ser enviado anonimamente - sem quaisquer referências que possam identificar o(s) autor(es).

12. Os textos submetidos devem vir acompanhados por um documento suplementar contendo:

  • Nome(s) do(s) autor(es);
  • Instituição à qual pertence(m);
  • Titulação do(s) autor(es);
  • Endereço para correspondência;
  • E-mail;
  • Referências completas de trabalhos próprios que foram citados no corpo do texto.
  • Declaração assinada informando que a contribuição não foi publicada anteriormente, parcial ou integralmente, em meio impresso ou eletrônico, e nem está sob processo de avaliação de outros periódicos.

13. Em casos onde o(s) autor(es) cita(m) trabalhos próprios, as identificações deverão ser substituídas por XXX nas referências e no corpo do texto. As referências completas devem ser enviadas no documento suplementar.

14. Os textos devem ser submetidos através da página do Portal de Periódicos da Faculdade de Letras da UFMG, disponível no link: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla

Exemplos de Referências Bibliográficas

Livro
COATES, J. Women talk. Oxford: Blackwell, 1996. 324p. 
KASPER, G.; KELLERMAN, E. Communication strategies: psycholinguistic and sociolinguistic perspectives. Essex: Addison Wesley Longman, 1996. 398p.

Capítulo de livro
FREEMAN, D. Redefining the relationship between research and what teachers know. In: BAILEY, K. M.; NUNAN, D. (Ed.). Voices from the language classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1996. p. 88-115.

 Artigo em periódico
JENSEN, J. B. A investigação de formas de tratamento e a telenovela: a escalada, parte 1. Revista Brasileira de Linguística, Petrópolis, v. 4, n. 2, p. 43-73, 1977.

Anais
DELL'ISOLA, R. L. P. Ensino de Língua Portuguesa: ações meta e epilinguísticas em coleção didática. In: SIMELP: 3, 2012, Macau. Anais... Macau: Universidade de Macau, 2012. p. 568-576.

CARMAGNANI, A. M. G. Individualised instruction; reporting an experience. In: National BRAZ-TESOL Convention, 3, 1994, São Paulo. Proceedings... São Paulo: BRAZ-TESOL, 1994. p. 236-243.

Dissertação e tese
DALACORTE, M. C. F. A participação dos aprendizes na interação em sala de aula de inglês: um estudo de caso. 1999. 221 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Documento eletrônico
As referências são seguidas de Disponível em: <http://.....>. Acesso em:
GRADDOL, David. (Ed.). Applied Linguistics for the 21st Century. AILA Review 14. Catchline/AILA 2001. Disponível em: <http://www.aila.soton.ac.uk/pdfs/Aila14.pdf>. Acesso em: 01 maio 2006.

SOUZA, R. A. O “chat” em língua inglesa: interações na fronteira da oralidade e da escrita. 2000. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/ricsouza/trabalhosfinais.html> Acesso em: 01 maio 2006.
 

 

Declaração sobre ética e práticas inadequadas

 

A Revista Brasileira de Linguística Aplicada segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e não admite comportamentos antiéticos e nem tolera quaisquer formas de plágio. Todos os trabalhos submetidos devem vir acompanhados por uma declaração assinada informando que o artigo é original e não foi publicado ou submetido a nenhum outro periódico ou livro. Os direitos de autoria são limitados àqueles que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da pesquisa, a interpretação dos dados e o desenvolvimento do artigo. Todos os colaboradores que não se ajustarem aos critérios de autoria devem ser mencionados em uma nota de agradecimento. Os autores devem ter autorização dos participantes da pesquisa para divulgar os dados produzidos, mesmo que o anonimato seja garantido. Os artigos resultantes de teses e dissertações devem explicitar essa informação, de modo a evitar autoplágio. Os orientadores não devem ser incluídos como coautores, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Art. 15: § 1º. Os nomes dos orientadores devem constar em uma nota de rodapé na primeira página do artigo. Trabalhos escritos ou orais de outros autores, sejam eles publicados ou não publicados, devem ser citados. Os artigos submetidos a este periódico serão tratados como documentos confidenciais. Os editores coordenam o processo de avaliação cega por pares e enviam os artigos submetidos a pareceristas de diferentes instituições.

 

 

Envio de manuscritos

 

Os textos devem ser submetidos através da página do Portal de Periódicos da Faculdade de Letras da UFMG, disponível no link: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla

 

 


fim /app/opac/webapp/../../data/pages/rbla/pinstruc.htm
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com