Acessibilidade / Reportar erro

TREINO MUSCULOESQUELÉTICO E CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS DE ATLETAS

RESUMO

Introdução:

O estudo das características dos músculos dos membros inferiores durante o salto de profundidade é de extrema importância, mas é também importante para se conhecer as necessidades práticas do treino de força.

Objetivo:

Explorar o treino de exercícios musculoesqueléticos e as características dos membros inferiores de atletas.

Métodos:

Análise e discussão dos resultados de testes cinemáticos e dinâmicos, além do EMG de 8 músculos de membros inferiores quando atletas saltam de diferentes alturas de queda e em diferentes estados de movimento.

Resultados:

É apenas quando se usam diferentes alturas de queda em certa proporção que a eficiência do treino pode ser melhorada e o efeito do treino de saltos de profundidade pode alcançar o objetivo prático do treinamento esportivo.

Conclusões:

do ponto de vista da fisiologia do exercício, a geração, o armazenamento e a reutilização da energia da fadiga elástica do musculo e a regulação reflexa do sistema nervoso central são os motivos principais para a habilidade contrativa econômica e eficiente do grupo de músculos extensores dos membros inferiores durante saltos de profundidade. Do ponto de vista das propriedades mecânicas, a contratilidade centrifuga dos músculos dos membros inferiores é o fator principal determinando a habilidade do impulso explosivo dos músculos de membros inferiores de um atleta. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Atletas; Extremidade Inferior; Esportes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br