Acessibilidade / Reportar erro

PERCEPÇÃO DA OBESIDADE JUVENIL ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

PERCEPTION OF YOUTH OBESITY AMONG PHYSICAL EDUCATION TEACHERS IN BASIC EDUCATION

PERCEPCIÓN DE LA OBESIDAD JUVENIL ENTRE LOS PROFESORES DE EDUCACIÓN FÍSICA EN LA EDUCACIÓN BÁSICA

RESUMO

Introdução:

A obesidade pode ter início em qualquer idade, no entanto, tem ocorrido de modo crescente na população juvenil, o que, segundo casos registrados, é causa de inúmeros problemas de saúde.

Objetivo:

Analisar as percepções de professores de Educação Física atuantes em escolas de educação básica na cidade de Ouro Preto, MG, Brasil, com relação à obesidade juvenil e o papel da escola e da Educação Física como formas de controle.

Métodos:

Trata-se de estudo descritivo exploratório, no qual se utilizou a versão traduzida para o português do instrumento Perceptions of Youth Obesity and Physical Education Questionnaire em um grupo amostral de 15 professores licenciados em Educação Física de ambos os sexos (8 homens e 7 mulheres), atuantes em escolas de educação básica na cidade de Ouro Preto, MG, Brasil.

Resultados:

Os professores têm conhecimento das implicações da obesidade na saúde e qualidade de vida dos jovens, assim como da necessidade de intervenção. A partir da percepção desses professores, observa-se que a escola se configura como um espaço apropriado para abordar esse tema entre os jovens. Na perspectiva da educação para e pelo movimento, o professor de Educação Física pode auxiliar os jovens a promoverem mudanças significativas na forma física, a partir da adoção de um estilo de vida saudável e de orientações básicas de bons hábitos alimentares.

Conclusão:

A insuficiência da carga horária semanal de aulas de Educação Física para lidar com o tema da obesidade de forma sistemática, bem como suas implicações, é consenso entre esses professores.

Descritores:
obesidade pediátrica; educação física e treinamento; docentes.

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br