Acessibilidade / Reportar erro

OS EFEITOS TERAPÊUTICOS DO ESPORTE NA RIGIDEZ ARTERIAL

RESUMO

Introdução:

Doenças cardiovasculares tem se tornado uma condição importante afetando a saúde humana. O aumento da rigidez arterial é uma etapa determinante na ocorrência e no desenvolvimento de muitas doenças cardiovasculares.

Objetivo:

Observar o efeito de diferentes programas de exercício intenso na rigidez arterial de jovens saudáveis praticando a mesma quantidade de exercício.

Métodos:

Selecionamos 16 rapazes saudáveis para conduzir um ensaio em branco, testes com exercícios e exercícios intermitentes. Os indivíduos foram divididos em amostras em branco, plano xxx e plano de corrida. A rigidez arterial foi medida repetidas vezes imediatamente após o exercício e 40 minutos após.

Resultados:

nos três experimentos de intervenção, o índice vascular cardíaco-tornozelo diminuiu consideravelmente imediatamente após o exercício. Após 60 minutos de descanso, o índice vascular cardíaco-tornozelo se recuperou.

Conclusão:

Exercícios físicos podem reduzir a rigidez arterial de forma considerável. Modificar a intensidade do treino nos esportes com a mesma frequência cardíaca alvo não afeta a rigidez arterial. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Arteriosclerose; Esportes; Rigidez vascular

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br