Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da osmolaridade lacrimal e da função lacrimal em pacientes com síndrome dos ovários policísticos

RESUMO

Objetivo:

A síndrome do ovário policístico (SOP) é uma doença endócrina caracterizada por anovulação crônica e hiperandrogenismo. As alterações hormonais podem afetar a função cardíaca. Este estudo avalia a função lacrimal e o impacto do hiperandrogenismo sobre ela em pacientes com SOP.

Métodos:

Cinquenta pacientes com SOP e trinta voluntárias de controle foram examinadas para tempo de ruptura lacrimal, Schirmer-I e osmolaridade lacrimal. Além disso, os níveis séricos de testosterona total, FSH, LH e HAM foram determinados em amostras de sangue venoso na fase folicular precoce.As pacientes com SOP foram divididas em dois grupos por nível de testosterona plasmática total: Grupo A com nível normal (≤0.513 ng/ml; n = 27), Grupo B com nível superior de hormônio (> 0,513 ng/ml; n = 23). Grupo de controle saudável indicado como Grupo C (n = 30).

Resultados:

Os níveis de LH e testosterona total foram maiores no grupo com SOP do que no grupo controle (p = 0,012; p = 0,025). Os valores médios de tempo de ruptura lacrimal e Schirmer-I foram diferentes entre os grupos, e especialmente os Grupos A e C estavam próximos um do outro, diferente do B (p > 0,05). Os resultados de osmolaridade lacrimal foram maiores no Grupo B, em comparação com A e C (p = 0,049; p = 0,033). Não houve diferença significativa detectada em valor médio de osmolaridade lacrimal nos Grupos A e C (p = 0,107). Os níveis de HAM foram maiores no Grupo B, em comparação com A e C (p = 0,002; p = 0,001). Os níveis de AMH no Grupo A foram superiores aos de C (p = 0,002). Uma correlação positiva entre os níveis de testosterona total e AMH foi detectada em todas as pacientes com SOP (n = 50; Pearson's r = 0,579; p < 0,001).

Conclusão:

a função lacrimal pode ser afetada em pacientes com SOP com hiperandrogenismo. A osmolaridade lacrimal é o método de avaliação mais sensível e objetivo para alterações da superfície ocular em SOP.

Descritores:
Síndrome dos ovários policísticos; Lágrimas/fisiologia; Concentração osmolar; Hiperandrogenismo; Hormônio anti-mülleriano

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br