Acessibilidade / Reportar erro

Tratamento de paralisia de reto lateral pela transposição do reto superior para o reto lateral

RESUMO

Objetivo:

Avaliar resultados da técnica cirúrgica descrita por Crouch na correção de esotropia por paralisia do reto lateral (RL).

Métodos:

Estudo realizado com seis pacientes diagnosticados com paralisia de IV par craniano, com mais de três meses, e com contratura associada do musculo reto medial. As causas da paralisia variaram em traumática, congênita e neuropática. Os pacientes foram submetidos à correção cirúrgica, realizada com técnica que consiste na desinserção do músculo reto superior (RS) e sua sutura acima da inserção do músculo RL, completada com ponto de Foster (sutura unindo, a 8mm da inserção muscular, o corpo do RS e RL). Os pacientes foram seguidos por seis meses.

Resultados:

Cinco pacientes apresentaram, no pré-operatório, desvio entre 30 e 50 dioptrias prismáticas (DP), e um paciente apresentava desvio maior que 100DP, sendo, portanto o paciente que necessitou de reintervenção cirúrgica, por desvio residual. Os outros cinco pacientes apresentaram ortotropia no pós-operatório, com melhor da acuidade visual e sem desvios verticais.

Conclusão:

A cirurgia proposta por Crouch demostrou-se uma boa alternativa às técnicas convencionais, como cirurgia de Carlson-Jampolsky, sendo um procedimento tecnicamente mais simples e com bons resultados.

Descritores:
Paralisia de VI par craniano; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos/métodos; Técnica de Crouch; Paralisia de reto lateral; Cirurgia de Carlson-Jampolsky

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br