Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos éticos no uso de registros médicos eletrônicos: analisando o que mais importa

Resumo

Objetivo:

Investigar as perspectivas dos pacientes em relação à introdução do prontuário eletrônico em uso em um hospital oftalmológico e seu impacto na relação médico / paciente.

Métodos:

O estudo transversal analisou o impacto do prontuário eletrônico na relação médico-paciente com base na opinião dos pacientes após a implementação do prontuário eletrônico em comparação com o uso de registros tradicionais em papel. O mesmo médico atendeu a todos os pacientes e completou questionários com pacientes que analisaram empatia, pontualidade, eficiência, clareza da informação, cordialidade do médico, respeito, confiabilidade, benefícios para o paciente da tecnologia, confidencialidade e cuidado humanizado. Os critérios de inclusão incluíam idade de 18 anos ou mais, cognição adequada, tratamento prévio na mesma instituição pelo mesmo médico, usando registros médicos em papel e, posteriormente, o prontuário eletrônico e consentimento livre e esclarecido por escrito do paciente. Os critérios de exclusão incluíram, idade abaixo de 18 anos, tempo inadequado para responder ao questionário, primeira consulta do paciente, respostas duvidosas à entrevista e primeira visita antes de 6 meses após a implementação do prontuário eletrônico. Os dados foram analisados descritivamente por frequências relativas e absolutas. Um estudo piloto prévio de 20 pacientes forneceu intervalos de confiança de 95% para as porcentagens de concordância para as respostas do questionário de prontuário eletrônico obtido e constatou que 160 pacientes eram adequados para realizar o estudo.

Resultados:

Os pacientes relataram que o prontuário eletrônico teve impacto positivo na relação médico-paciente em todas as áreas consideradas. Mais de 94% dos pacientes responderam afirmativamente quando questionados sobre sua confiança na confidencialidade de seus dados, 38,3% observaram alterações na preocupação do médico com o serviço e 68% concordaram que a clareza das informações fornecidas pelo médico era maior com o prontuário eletrônico.

Conclusão:

As vantagens do prontuário eletrônico foram o rápido acesso à informação, clareza dos dados, recuperação rápida e organizada da informação e agilidade nos serviços.

Descritores:
Registros eletrônicos de saúde; Registos médicos; Relações médico-paciente; Sistemas de informação; Assistência `a saúde; Oftalmologia; Ética; Bioética

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br