Acessibilidade / Reportar erro

Análise comparativa entre os índices tomográficos em pacientes com ceratocone inicial

Comparative analysis of tomographic indices in patients at early stage of keratoconus

RESUMO

Objetivo:

Avaliar sensibilidade do volume corneano, asfericidade e índice D para o diagnóstico precoce de ceratocone.

Métodos:

Estudo transversal analítico, realizado entre dezembro de 2018 e outubro de 2020, no qual foram analisados os prontuários de 39 pacientes (78 olhos) diagnosticados com ceratocone por um único subespecialista em córnea, por meio dos critérios de Belin/Ambrosio Enhanced Ectasia. Os dados coletados foram: asfericidade anterior, asfericidade posterior, índice D e suas frações (Da, Db, Dt, Dp e Df). Os dados foram digitados e manipulados em Excel, para posterior tratamento utilizando o programa Statistical Package for Social Science do Windows, versão 21.0. As variáveis categóricas foram apresentadas como valor absoluto e percentual. Variáveis contínuas foram apresentadas como média ± desvio-padrão e mediana (intervalo de confiança de 95%).

Resultados:

Foram analisados 78 olhos, com idade média de 28,2±5,8 anos e porcentagem entre o sexo feminino e masculino de 59,0% e 41,0%, respectivamente. O índice D apresentou estreita relação com sua fração Db nos casos iniciais de ceratocone, enquanto a fração Dt apresentou tal relação de forma reduzida.

Conclusão:

A correlação entre o índice D e sua fração Db sugere alterações precoces na elevação corneana posterior, colaborando para o diagnóstico de ceratocone subclínico.

Descritores:
Topografia da córnea; Córnea; Doenças da córnea; Ceratocone; Lesões da córnea; Transplante de córnea

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br