Ultrassonografia orbitária e de anexos

Arlindo José Freire Portes Sobre o autor

EDITORIAL

Ultrassonografia orbitária e de anexos

Arlindo José Freire Portes

Mestre e Doutor em Oftalmologia pela UFRJ; Professor Titular de Oftalmologia da Universidade Estácio de Sá - RJ; Editor-Chefe da Revista Brasileira de Oftalmologia

O exame de ultrassonografia é um dos mais realizados pelos oftalmologistas. A ecografia é o exame de eleição para analisar o segmento anterior ou posterior do globo ocular quando há opacidade de meios intraoculares. Trata-se de método de imagem com resolução maior para observação dos olhos do que a ressonância magnética nuclear ou a tomografia axial computadorizada.

Por outro lado, o exame de ultrassonografia da órbita ou anexos é pouco realizado pelos oftalmologistas. O mesmo aparelho que avalia o segmento posterior dos olhos pode ser utilizado para observar a órbita e anexos, porém vários especialistas em olhos não o fazem.

Uma das barreiras ao conhecimento sobre o exame da ultrassonografia orbitária é a escassez de cursos ou de publicações, sejam artigos ou livros, que abordem o tema em profundidade. No livro "Ultrassonography of The Eye and Orbit"(1), a técnica do exame orbitário e de anexos, bem como o diagnóstico diferencial das doenças em questão são abordados em aproximadamente 200 páginas. Portanto, quase a metade do livro (um dos mais completos sobre ultrassonografia oftalmológica) é direcionada a ecografia orbitária e de anexos. Entre as múltiplas alterações que podem ser observadas ao ultrassom estão: tumores de glândula lacrimal(1), avaliação de fase de doença de Graves(1), análise diferencial de cistos (2), detecção de lesões traumáticas(1), padrões de tumores orbitários como o linfoma (3-4), características de doenças inflamatórias como a dacriocistite(5) etc.

A órbita é área de estudo comum a outras especialidades médicas e outros exames de imagem podem ser utilizados para avaliá-la. Qual é o melhor método de imagem para estudar a órbita? Não há um método com superioridade absoluta, por isso existem vários. A literatura médica esclarece que cada exame produz seus resultados por meios diferentes e tem suas indicações e contraindicações particulares. Os resultados dos exames de imagem não se anulam, mas podem se somar para ratificar ou não o diagnóstico clínico. Não há necessidade para um determinado caso clínico de se usar os três, mas em casos mais complicados, a utilização de todos eles poderia ser desejável. No quadro 1, observamos características diferenciais dos três exames (6).


Conforme observamos no quadro acima, a realização mais frequente da ultrassonografia da órbita e anexos pode reduzir custos no sistema de saúde, valorizar mais o oftalmologista e evitar os efeitos adversos dos raios-x ou complicações associadas à exposição ao campo magnético. Portanto, penso que iniciativas para aumentar o ensino, a prática e publicações envolvendo este tipo de exame são importantes.

  • 1. Byrne SF, Green RL. Ultrasound of the eye and orbit. 2nded. St Louis: Mosby; 2002.
  • 2. Ghanem RC, Monteiro ML. Cisto hemático intraconal espontâneo de órbita. Relato de caso. ArqBras Oftalmol. 2002;65(4):479-82.
  • 3. Couto Jr AS, Barbosa RS, Portes AL, Portes AJ, Benchimol ML. Lnfoma orbitário- relato de casos e apresentação atípica. RevBras Oftalmol. 2000; 59(10):759-63.
  • 4. Docampo J, Santoro D, Bruno C, Morales C. Fibromatosis orbitaria solitária. Reporte de caso. RevArgent Radiol. 2010; 74(1):43-6.
  • 5. Lorena SHT, Silva JAF. Dacriocistite aguda: relato de 2 casos. RevBras Oftalmol. 2011; 70(1):37-40.
  • 6. Watanabe M, Morais CA, Couto Jr AB. Considerações sobre eficiência administrativa relacionada aos exames de ultra-sonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética nas afecções orbitárias. RevBras Oftalmol. 2007; 66(6):376-82.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Jun 2012
  • Data do Fascículo
    Abr 2012
Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br