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Transtornos mentais comuns em estudantes da área de saúde

OBJETIVOS: O estudo objetivou determinar a prevalência de Transtornos mentais comuns (TMC) na população de estudantes dos cursos de graduação em Educação Física, Enfermagem, Odontologia e Medicina, da Universidade de Pernambuco, e analisar a sua associação com algumas características do processo ensino-aprendizagem. MÉTODOS: Um estudo transversal foi conduzido, no 2º semestre de 2001, com todos os estudantes dos 2º e 6º períodos de cada um dos cursos envolvidos. Um total de 443 alunos respondeu ao Self Reporting Questionnaire-SRQ-20 e a um questionário sobre as características do processo ensino-aprendizagem. RESULTADOS: A prevalência total dos transtornos mentais comuns foi de 34,1%, sendo significativamente maior entre os que se sentiam sobrecarregados (OR = 2,67 IC95% 1,6-4,5) e os que afirmaram a presença de situações especiais durante a infância e adolescência (OR = 2,55 IC95% 1,5-4,4). CONCLUSÃO: Estes resultados são importantes para subsidiar ações voltadas para a prevenção e o cuidado com a saúde mental dos estudantes, assim como para colaborar com reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem nos cursos universitários.

Transtornos mentais; Estudantes de ciências da saúde; Saúde mental; Ensino; Aprendizagem


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