Acessibilidade / Reportar erro

Saúde mental da mulher: questões e controvérsias atuais

APRESENTAÇÃO

Saúde mental da mulher: questões e controvérsias atuais

Muito se aprendeu sobre os transtornos psiquiátricos específicos da mulher desde que os discípulos de Hipócrates descreveram, em um tratado intitulado A doença das virgens, uma série de alterações comportamentais, incluindo delírios, alucinações e pensamentos suicidas, supostamente atribuídos ao "sangue menstrual retido". Muitos séculos mais tarde, Maudsley apontou para a possibilidade de os problemas ovarianos estarem associados a alterações comportamentais em mulheres em processo de envelhecimento, com sua definição de melancolia do climatério.

No entanto, há muito ainda por aprender ou compreender totalmente. No século 21, os estudos epidemiológicos mostram que a depressão é uma das três principais causas da sobrecarga por doença entre as mulheres, levando a um significativo impacto em sua qualidade de vida e funcionamento social. No entanto, há uma escassez de dados consistentes sobre as diferenças de gênero com relação aos resultados terapêuticos ou sobre a associação entre os hormônios sexuais e os transtornos psiquiátricos.

É estimulante para nós que, ao apoiarem este suplemento, os editores da Revista Brasileira de Psiquiatria reconheceram a necessidade de uma crescente conscientização sobre as questões de saúde mental da mulher. Escolhemos o tema Saúde mental da mulher: questões e controvérsias atuais e tivemos a sorte de reunir uma excelente equipe de clínicos e pesquisadores para colaborar conosco. Neste suplemento, os leitores encontrarão revisões atualizadas sobre as diferenças de gênero na ansiedade (por Kinrys & Wygant), violência doméstica, trauma e dependência (por Zilberman & Blume), depressão pós-parto (por Zinga et al) e trauma relacionado ao ciclo reprodutivo (por Born et al). Por fim, Rennó et al relatam alguns desafios e perspectivas atuais na pesquisa sobre a saúde mental da mulher no Brasil.

Esperamos que este suplemento sirva como "alimento para o pensamento" de clínicos e profissionais de saúde e que inspire mais colegas a dedicarem seu tempo de clínica e pesquisa para esta área importante, porém pouco estudada.

Claudio N Soares

Editor do Suplemento

Departamento de Psiquiatria e Neurociências dos

Comportamentos, McMaster University, Ontário, Canadá

Leslie Born, Meir Steiner

Co-Editores

Women's Health Concerns Clinic, St. Joseph's Hospital,

Hamilton, Ontário, Canadá

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Dez 2005
  • Data do Fascículo
    Out 2005
Associação Brasileira de Psiquiatria Rua Pedro de Toledo, 967 - casa 1, 04039-032 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5081-6799, Fax: +55 11 3384-6799, Fax: +55 11 5579-6210 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: editorial@abp.org.br