Acessibilidade / Reportar erro

FAMES E ATIVIDADES MICROBIANAS ENVOLVIDAS NA SUPRESSÃO DA PODRIDÃO RADICULAR DA MANDIOCA POR MATÉRIA ORGÂNICA

RESUMO

A incorporação da matéria orgânica é usada no manejo de doenças causadas por patógenos habitantes do solo, mas existe uma lacuna no uso de resíduos de café na supressão de doenças. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de fontes de matéria orgânica contra a podridão radicular da mandioca, causada por Fusarium solani CFF 109. A fertilização com resíduo de café (CR), esterco bovino (CM), húmus de minhoca (EE) e esterco caprino (GM) resultou na supressão da podridão radicular da mandioca. Os tratamentos CR e CM apresentaram alta redução na severidade da doença em mandioca. Houveram mudanças na estrutura da comunidade microbiana do solo pela incorporação de matéria orgânica, principalmente na população de fungos totais e bactérias Gram-negativa. O carbono orgânico total e magnésio são negativamente associados com a severidade da doença. O quociente microbiano, fosfatases alcalina e ácida foram positivamente e o biomarcador a-15:0 foi negativamente associado com a severidade da doença. Este estudo indica que resíduos agroindustriais podem ser reciclados para fornecer matéria orgânica e nutrientes com efeito para o manejo de doenças de plantas por suprimir patógenos habitantes do solo. Esta é a primeira evidência que o resíduo da indústria de café pode ser usado no manejo da podridão radicular da mandioca, causado por F. solani.

Palavras-chave:
Manihot esculenta; Fusarium solani; Resíduo de café; Enzimas extracelulares do solo; Estrutura da comunidade microbiana.

Universidade Federal Rural do Semi-Árido Avenida Francisco Mota, número 572, Bairro Presidente Costa e Silva, Cep: 5962-5900, Telefone: 55 (84) 3317-8297 - Mossoró - RN - Brazil
E-mail: caatinga@ufersa.edu.br